Acerca do tratamento dado pelo Código de Conduta Ética do Sistema Financeiro Banestes (SFB) ao regime de presentes e outros benefícios recebidos pelos seus profissionais, analise as afirmativas a seguir.
I. É dever do profissional do SFB recusar presentes, favores, promessas, valor em espécie, benefícios, serviços e materiais, de quem quer que seja, para si ou para terceiros, que possam representar benefício pessoal.
II. É permitido ao profissional do SFB aceitar franquia na participação em eventos institucionais e refeições com objetivo estritamente comercial e relevante para os negócios do SFB, desde que não sejam frequentes e, se possível, de promoção recíproca entre as partes.
III. Caso o profissional do SFB receba presentes que excedam ao valor de R$ 100,00, deve informar, por escrito, e entregá-los mediante recibo ao Conselho de Conduta Ética, para oportuna destinação a instituições filantrópicas, a critério dos servidores lotados no mesmo órgão administrativo do donatário.
Está correto o que se afirma em:
Analise as três situações a seguir.
I. Clara, para ocultar a utilização de bens provenientes de infração penal de receptação, os converte em ativos lícitos.
II. Joana, para dissimular a utilização de bens provenientes de crime anterior praticado por terceiro, os adquire e, posteriormente, troca aqueles bens.
III. Paloma oculta a origem de direitos provenientes indiretamente de infração penal de peculato.
De acordo com as previsões do Art. 1º da Lei nº 9.613/98, é correto afirmar que configura(m) crime de “lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores, a(s) conduta(s) de:
Os serviços possuem quatro características principais: a imaterialidade ou intangibilidade, a inseparabilidade, a perecibilidade e a variabilidade dos produtos financeiros com as suas respectivas premissas, que afetam a elaboração de programas de marketing pelos bancos.
A opção que se mostra incompatível com a característica específica dos serviços mencionados é:
A figura abaixo mostra um triângulo isósceles, um quadrado e um triângulo equilátero. Sabe-se que os ângulos assinalados com a letra α medem 25°.
O ângulo assinalado com a letra θ mede:
Um conjunto tem 8 elementos, outro conjunto tem 9 elementos e a união deles tem 12 elementos.
O número de elementos da interseção desses conjuntos é:
Três pessoas com idades de 30, 40 e 50 anos estão sentadas em três poltronas, uma ao lado da outra, como na figura. Uma poltrona é preta, outra é azul e outra é marrom.
Sabe-se que:
• A pessoa mais velha não está na poltrona preta.
• A pessoa da poltrona do meio é mais jovem que a da poltrona da direita.
• A poltrona marrom está à direita da ocupada pela pessoa mais velha.
É correto concluir que:
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é dividido em segmentos especializados e um dos ramos de maior importância é o Mercado de Crédito, responsável por:
Uma empresa de manutenção de gás natural está realizando obras em via pública para acesso, contenção de vazamento e substituição dos dutos em frente a uma agência bancária, em área de grande fluxo de trânsito e pedestres. Um TST mapeou os seguintes riscos na execução das tarefas: (1) Ruído; (2) Poeira; (3) Metano; (4) Postura inadequada; (5) Umidade; (6) Probabilidade de explosão.
A classificação correta, na ordem apresentada, dos riscos identificados pelo TST é:
Todos os itens abaixo são períodos compostos por duas orações, separadas por um sinal de pontuação; o item em que a inclusão de um conectivo entre essas duas orações foi feita de forma adequada ao sentido original é:
“Em um ato de pressão pela manutenção do auxílio-moradia pelo STF, juízes prometem cruzar os braços em 15 de março, ainda que a Constituição proíba a greve da classe". (Veja, 7/3/2018)
O texto da revista Veja indica uma posição contrária ao movimento e o argumento básico para a crítica é:
A frase abaixo em que os dois termos unidos pela conjunção E são equivalentes, fazendo com que o segundo termo possa ser retirado da frase é:
Todas as frases abaixo mostram uma comparação metafórica; a frase em que essa metáfora tem explicação é:
No Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro de 2017, o sol se pôs às 19h39min e, no dia seguinte, nasceu às 6h07min.
A noite de Natal de 2017 teve a duração de:
A secretária disse ao advogado:
“Fechei a janela e não mexi nos papéis".
Algum tempo depois, o advogado descobriu que o que disse a secretária não era verdade.
É correto concluir que a secretária: