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Questões de Concurso – Aprova Concursos
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No PMBoK 4.0, indique qual dos processos abaixo faz parte do Grupo de Processos de Execução.

Assinale a opção correta.

Assinale a opção que indica conjunto de informações não obrigatórias no Rol de Responsáveis.

A atual forma do Estado Brasileiro, que, como se sabe, resultou de processo de segregação, uma vez que durante o império era adotado o regime unitário com apenas um poder político, pode ser denominada:

Abaixo estão relacionadas diversas atribuições do controle

externo. Após a leitura, classifi que–as segundo o seguinte

código:



O – opinativa ou consultiva.

F – fiscalizadora.

S – sancionadora.

C – corretiva.



( ) realizar, por iniciativa própria, da Câmara dos

Deputados, do Senado Federal, de Comissão Técnica

ou de Inquérito, inspeções e auditorias de natureza

contábil, financeira, orçamentária, operacional e

patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes

Legislativo, Executivo e Judiciário, e demais entidades

referidas no inciso II do art. 71 da Constituição Federal.

( ) apreciar as contas prestadas anualmente pelo

Presidente da República, mediante parecer prévio que

deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de

seu recebimento.

( ) assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as

providências necessárias ao exato cumprimento da

lei, se verifi cada ilegalidade.

( ) declarar, na ocorrência de fraude comprovada

à licitação, a inidoneidade do licitante fraudador

para participar, por até cinco anos, de licitação na

administração pública federal.

( ) acompanhar a evolução patrimonial dos agentes

públicos mencionados pela Lei n. 8.730/93, por meio

do recebimento das declarações do imposto de renda

de pessoa física.

Nos termos do Decreto n. 6.944/2009, são fi nalidades do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG, exceto:

A respeito dos sistemas estruturantes do poder executivo federal, assinale a atividade que não está organizada sob a forma de sistema.

Complete o quadro relacionando as duas colunas. A seguir, assinale a opção correta.

Kurt Lewin defi niu o processo de mudança em três fases: Descongelamento, Mudança e Recongelamento. Identifi que as fases e as características das ações do administrador como agente de mudanças, relacionando os dois grupos de informações abaixo. A seguir, assinale a opção correta.

Grupo I
1- Descongelamento do padrão atual de comportamento.
2- Mudança.
3- Recongelamento.

Grupo II
( ) Minimizar resistências a mudanças.
( ) Identifi car novos e mais efi cazes meios de comportamentos.
( ) Agir no sentido de colocar as mudanças em ação.
( ) Ajudar as pessoas a perceberem que os comportamentos atuais são ineficazes.
( ) Proporcionar todos os recursos de apoio necessários às pessoas.
( ) Criar aceitação e continuidade dos novos comportamentos.

Leia o texto que se segue e responda as questões abaixo.
Entre os pesquisadores do tema Liderança, surgiram Blake e Mouton que desenvolveram uma ideia de grade gerencial. “De acordo com esse modelo explicativo de liderança, o líder pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa (eixo X) e, muita ou pouca ênfase para as pessoas (eixo Y). A grade, desse modo baseia–se na visão bidimensional da liderança, atribuindo valores aos dois estilos. A combinação dos dois estilos cria cinco possibilidades principais (conforme figura abaixo).”

Possibilidade 1;1) Administração precária: a permanência como membro da organização requer um mínimo de esforço para fazer o serviço.
Possibilidade 1;9) Administração do tipo: "Clube de campo": uma cuidadosa atenção às necessidades de relacionamento das pessoas produz uma atmosfera amigável e em ritmo de trabalho confortável.
Possibilidade 5;5) Administração do tipo “funcionário": o desempenho adequado da organização é alcançado por meio do equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório. Possibilidade 9;1) Autoridade e obediência: a efi ciência das operações é produto de um sistema de trabalho no qual a interferência do elemento humano é mínima.
Possibilidade 9;9) Administração do tipo “gerência de equipes”: o trabalho é realizado por pessoas comprometidas; a interdependência que resulta do sentido de “mesmo barco” produz um ambiente de relacionamento de confiança e respeito.
Imagine que você deve selecionar um perfi l de liderança, utilizando a grade de liderança de Blake e Mouton, para ocupar o cargo de chefi a em um grupo de supervisores das máquinas que compõem uma linha de produção que tem como característica principal o funcionamento automatizado. Qual das possibilidades principais de perfi s descritos pelos pesquisadores se refere a: um Líder voltado para as tarefas e um Líder negligente, respectivamente?

A companhia empresária Hélvia & Pélvia Limitada costuma

precaver–se de prejuízos no recebimento de seus créditos,

provisionando as perdas prováveis. Em 2012, com créditos

a receber no montante de R$ 400.000,00, ela mandou

fazer provisão de R$ 12.000,00, mas, durante o exercício,

contabilizou perdas de apenas R$ 7.000,00. Agora, no fi m

do exercício de 2013, a empresa pretende fazer provisão

nos mesmos moldes anteriores. Por isto, como tem no

balanço R$ 300.000,00 a receber, vai contabilizar em

2013 uma despesa com devedores duvidosos no valor de

A Teoria Materialista das Contas é aquela que classifi ca

todos os títulos contábeis como sendo

Em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profi ssionais da Educação – Fundeb, analise as proposições a seguir, classificando–as como V (Verdadeira) ou F (Falsa).

( ) Os recursos do Fundeb destinam–se ao financiamento de ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública e privada, independentemente da modalidade em que o ensino é oferecido.
( ) Os Municípios devem utilizar recursos do Fundeb na educação infantil e no ensino fundamental e os Estados no ensino fundamental e médio.
( ) Os recursos do Fundeb são distribuídos de forma automática sem necessidade de autorização ou convênios para esse fim.
( ) A movimentação dos recursos fi nanceiros creditados na conta bancária específi ca do Fundo deverá ser realizada pelo(a) Secretário(a) de Educação.
( ) O valor por aluno/ano é calculado com base na estimativa de receita do Fundeb no Estado, no número de alunos da educação básica das redes públicas de ensino estaduais e municipais, de acordo com o Censo Escolar.

Assinale a sequência correta.

A respeito do assunto Currículo e Diversidade, trabalhado pelo MEC, classifi que os itens em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a opção correta.

( ) Certos saberes que não encontram um lugar defi nido nos currículos oficiais podem ser compreendidos como uma ausência ativa e, muitas vezes, intencionalmente produzida.
( ) Há, na educação brasileira, uma monocultura do saber, que privilegia o saber científi co (transposto didaticamente como conteúdo escolar) como único e legítimo.
( ) Os movimentos sociais, conquanto sujeitos políticos, podem ser vistos como produtores de saber. Este tem sido considerado enquanto tal pelo campo educacional.
( ) A inserção da diversidade nos currículos implica compreender as causas políticas, econômicas e sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo, sexismo, homofobia e xenofobia.
( ) Há diversos conhecimentos produzidos pela humanidade que ainda estão ausentes nos currículos e na formação dos professores.

Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder. Sendo assim, mesmo os aspectos tipicamente observáveis, que aprendemos a ver como diferentes desde o nosso nascimento, só passaram a ser percebidos dessa forma, porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto da cultura, assim os nomeamos e identificamos.
Em relação ao conceito de diversidade e sua relação com o currículo, assinale a opção incorreta.