No PMBoK 4.0, indique qual dos processos abaixo faz parte do Grupo de Processos de Execução.
Assinale a opção correta.
Assinale a opção que indica conjunto de informações não obrigatórias no Rol de Responsáveis.
A atual forma do Estado Brasileiro, que, como se sabe, resultou de processo de segregação, uma vez que durante o império era adotado o regime unitário com apenas um poder político, pode ser denominada:
Abaixo estão relacionadas diversas atribuições do controle
externo. Após a leitura, classifi que–as segundo o seguinte
código:
O – opinativa ou consultiva.
F – fiscalizadora.
S – sancionadora.
C – corretiva.
( ) realizar, por iniciativa própria, da Câmara dos
Deputados, do Senado Federal, de Comissão Técnica
ou de Inquérito, inspeções e auditorias de natureza
contábil, financeira, orçamentária, operacional e
patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes
Legislativo, Executivo e Judiciário, e demais entidades
referidas no inciso II do art. 71 da Constituição Federal.
( ) apreciar as contas prestadas anualmente pelo
Presidente da República, mediante parecer prévio que
deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de
seu recebimento.
( ) assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as
providências necessárias ao exato cumprimento da
lei, se verifi cada ilegalidade.
( ) declarar, na ocorrência de fraude comprovada
à licitação, a inidoneidade do licitante fraudador
para participar, por até cinco anos, de licitação na
administração pública federal.
( ) acompanhar a evolução patrimonial dos agentes
públicos mencionados pela Lei n. 8.730/93, por meio
do recebimento das declarações do imposto de renda
de pessoa física.
Nos termos do Decreto n. 6.944/2009, são fi nalidades do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG, exceto:
A respeito dos sistemas estruturantes do poder executivo federal, assinale a atividade que não está organizada sob a forma de sistema.
Complete o quadro relacionando as duas colunas. A seguir, assinale a opção correta.
Kurt Lewin defi niu o processo de mudança em três
fases: Descongelamento, Mudança e Recongelamento.
Identifi que as fases e as características das ações do
administrador como agente de mudanças, relacionando
os dois grupos de informações abaixo. A seguir, assinale
a opção correta.
Grupo I
1- Descongelamento do padrão atual de comportamento.
2- Mudança.
3- Recongelamento.
Grupo II
( ) Minimizar resistências a mudanças.
( ) Identifi car novos e mais efi cazes meios de comportamentos.
( ) Agir no sentido de colocar as mudanças em ação.
( ) Ajudar as pessoas a perceberem que os comportamentos
atuais são ineficazes.
( ) Proporcionar todos os recursos de apoio necessários
às pessoas.
( ) Criar aceitação e continuidade dos novos comportamentos.
Leia o texto que se segue e responda as questões abaixo.
Entre os pesquisadores do tema Liderança, surgiram Blake
e Mouton que desenvolveram uma ideia de grade gerencial.
“De acordo com esse modelo explicativo de liderança, o líder
pode dar muita ou pouca ênfase para a tarefa (eixo X) e,
muita ou pouca ênfase para as pessoas (eixo Y). A grade,
desse modo baseia–se na visão bidimensional da liderança,
atribuindo valores aos dois estilos. A combinação dos dois
estilos cria cinco possibilidades principais (conforme figura
abaixo).”
Possibilidade 1;1) Administração precária: a permanência
como membro da organização requer um mínimo de
esforço para fazer o serviço.
Possibilidade 1;9) Administração do tipo: "Clube de campo":
uma cuidadosa atenção às necessidades de relacionamento
das pessoas produz uma atmosfera amigável e em ritmo de
trabalho confortável.
Possibilidade 5;5) Administração do tipo “funcionário": o
desempenho adequado da organização é alcançado por
meio do equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a
manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório.
Possibilidade 9;1) Autoridade e obediência: a efi ciência das
operações é produto de um sistema de trabalho no qual a
interferência do elemento humano é mínima.
Possibilidade 9;9) Administração do tipo “gerência de
equipes”: o trabalho é realizado por pessoas comprometidas;
a interdependência que resulta do sentido de “mesmo barco”
produz um ambiente de relacionamento de confiança e
respeito.
Imagine que você deve selecionar um perfi l de liderança,
utilizando a grade de liderança de Blake e Mouton, para
ocupar o cargo de chefi a em um grupo de supervisores das
máquinas que compõem uma linha de produção que tem
como característica principal o funcionamento automatizado.
Qual das possibilidades principais de perfi s descritos pelos
pesquisadores se refere a: um Líder voltado para as tarefas e
um Líder negligente, respectivamente?
A companhia empresária Hélvia & Pélvia Limitada costuma
precaver–se de prejuízos no recebimento de seus créditos,
provisionando as perdas prováveis. Em 2012, com créditos
a receber no montante de R$ 400.000,00, ela mandou
fazer provisão de R$ 12.000,00, mas, durante o exercício,
contabilizou perdas de apenas R$ 7.000,00. Agora, no fi m
do exercício de 2013, a empresa pretende fazer provisão
nos mesmos moldes anteriores. Por isto, como tem no
balanço R$ 300.000,00 a receber, vai contabilizar em
2013 uma despesa com devedores duvidosos no valor de
A Teoria Materialista das Contas é aquela que classifi ca
todos os títulos contábeis como sendo
Em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento
da Educação Básica e de Valorização dos Profi ssionais
da Educação – Fundeb, analise as proposições a seguir,
classificando–as como V (Verdadeira) ou F (Falsa).
( ) Os recursos do Fundeb destinam–se ao financiamento
de ações de manutenção e desenvolvimento da
educação básica pública e privada, independentemente
da modalidade em que o ensino é oferecido.
( ) Os Municípios devem utilizar recursos do Fundeb
na educação infantil e no ensino fundamental e os
Estados no ensino fundamental e médio.
( ) Os recursos do Fundeb são distribuídos de forma
automática sem necessidade de autorização ou
convênios para esse fim.
( ) A movimentação dos recursos fi nanceiros creditados
na conta bancária específi ca do Fundo deverá ser
realizada pelo(a) Secretário(a) de Educação.
( ) O valor por aluno/ano é calculado com base na
estimativa de receita do Fundeb no Estado, no número
de alunos da educação básica das redes públicas
de ensino estaduais e municipais, de acordo com o
Censo Escolar.
Assinale a sequência correta.
A respeito do assunto Currículo e Diversidade, trabalhado
pelo MEC, classifi que os itens em Verdadeiro (V) ou Falso
(F) e assinale a opção correta.
( ) Certos saberes que não encontram um lugar defi nido
nos currículos oficiais podem ser compreendidos como
uma ausência ativa e, muitas vezes, intencionalmente
produzida.
( ) Há, na educação brasileira, uma monocultura do
saber, que privilegia o saber científi co (transposto
didaticamente como conteúdo escolar) como único e
legítimo.
( ) Os movimentos sociais, conquanto sujeitos políticos,
podem ser vistos como produtores de saber. Este
tem sido considerado enquanto tal pelo campo
educacional.
( ) A inserção da diversidade nos currículos implica
compreender as causas políticas, econômicas e
sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo,
sexismo, homofobia e xenofobia.
( ) Há diversos conhecimentos produzidos pela
humanidade que ainda estão ausentes nos currículos
e na formação dos professores.
Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser
entendida como a construção histórica, cultural e social das
diferenças. As diferenças são também construídas pelos
sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural,
nos processos de adaptação do homem e da mulher ao
meio social e no contexto das relações de poder. Sendo
assim, mesmo os aspectos tipicamente observáveis,
que aprendemos a ver como diferentes desde o nosso
nascimento, só passaram a ser percebidos dessa forma,
porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto
da cultura, assim os nomeamos e identificamos.
Em relação ao conceito de diversidade e sua relação com
o currículo, assinale a opção incorreta.