Conforme a Norma Regulamentadora Número 18 (NR 18) do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança, são obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com:
O sociólogo Pedro Demo critica severamente os cursos de formação de Pedagogia. Dentre outras observações, diz que a Pedagogia fala de inovação e de necessidade de transformação, mas não sabe aplicá-la a si mesma. Para o autor, a pior consequência dessa situação é que, enquanto a Pedagogia fala de transformação mas nunca a faz, o mercado não fala, faz; tornando a educação:
“O educador, numa postura atual, compreende que não é ele que deposita o conhecimento na cabeça dos alunos. Por outro lado, sabe também que não é deixando o educando sozinho que o conhecimento brotará de forma espontânea.” (Celso Vasconcellos) Quem constrói o conhecimento é o sujeito, mas:
Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar: a a alfabetização e o letramento. b o desenvolvimento das diversas formas de expressão, incluindo o aprendizado da Língua Portuguesa, da Literatura, da Música e demais Artes, da Educação Física, assim como o aprendizado da Matemática, de Ciências, de História e de Geografia. c a continuidade da aprendizagem, tendo em conta a complexidade do processo de alfabetização e os prejuízos que a repetência pode causar no Ensino Fundamental como um todo e, particularmente, na passagem do primeiro para o segundo ano de escolaridade e deste para o terceiro. (Parecer CNE/CEB 11/2010) Para tanto, é necessário considerar os três anos iniciais do Ensino Fundamental voltados para ampliar as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas, imprescindíveis para o prosseguimento dos estudos, a todos os alunos. E, ainda, devem ser considerados como:
“A maior parte da aprendizagem ocorre casualmente e, mesmo, a maior parte da aprendizagem intencional não é resultado de uma instrução programada. As crianças normais aprendem a sua primeira língua casualmente, ainda que mais rapidamente quando seus pais se interessam. A maioria das pessoas que aprende bem outra língua, conseguem-no por causa de circuntâncias especiais e não de aprendizagem sequencial. Vão passar algum tempo com seus avós, viajam ou se enamoram de um estrangeiro. A influência na leitura é também, quase sempre, resultado de atividades extracurriculares. A maioria das pessoas que lê muito e com prazer, crê que aprendeu isso na escola; conscientizadas, facilmente abandonam essa ilusão. (...)” Essa crítica radical à instituição escolar é feita por:
Anton Makarenko (1888-1939) é considerado
um dos maiores pedagogos soviéticos e um dos
expoentes da história da educação socialista. Criou,
talvez, a mais elaborada e completa proposta
educacional, comprometida com a construção da
sociedade socialista.
Ainda hoje, os princípios pedagógicos de
Makarenko são debatidos. Para o autor, não
poderia haver educação senão:
Leia o seguinte fragmento do Art. 14 da
Portaria FME N˚ 085/2011,
Estes itens fazem parte dos:
Na Portaria FME 087/2011, em seu Art. 17, está enunciado que: compete ao Pedagogo, ao Orientador Educacional e/ou ao Supervisor Educacional:
Esporotricose é uma infecção causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que provoca graves lesões na pele. Durante a última década ocorreu um significativo aumento dos casos clínicos de esporotricose no Brasil, particularmente no Estado do Rio de Janeiro, onde vem se manifestando uma epidemia em seres humanos correlacionada com a transmissão por gatos. Todos os fungos, parasitas ou não, apresentam como característica:
“Ice Fishing é a pescaria em lagos
congelados. Os pescadores perfuram a parte do
lago que está congelada para abrir um buraco
suficiente para caber as varas de pescar."
(Modificado de http://www.conexaocanada.com.br/
esportes_na_neve.php)
Em regiões com invernos rigorosos a superfície de
lagos congela, mas a água no fundo permanece no
estado líquido. Esse fato é providencial,
preservando a vida aquática no fundo dos lagos de
tais regiões.
As duas propriedades específicas da matéria
relacionadas a este fato são:
Observe a figura.
A figura mostra o ciclo de vida de um vegetal que
tem como característica:
Um estudo realizado na reserva Yanomami (RR), coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Socioambiental (ISA), mostra que em algumas aldeias indígenas 92% das pessoas examinadas estão contaminadas por mercúrio. Nesse estudo, a análise das concentrações de metilmercúrio em peixes carnívoros e peixes onívoros, que constituem uma das principais fontes de exposição humana ao metilmercúrio, sobretudo em populações ribeirinhas, mostrou que a média da concentração de mercúrio nos peixes carnívoros foi de 0,14 µg.g-1, enquanto nos peixes onívoros essa média foi de 0,10 µg.g-1. O resultado para a concentração de metilmercúrio nos peixes é coerente, pois:
O objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano. Ainda que esse seja um objetivo comum a muitas áreas que compõem o corpo de conhecimento da Educação Física e do Esporte, a Biomecânica procede a sua análise a partir de um prisma particular: o das leis da Física. Mais do que simplesmente aplicar as leis da Física, a Biomecânica leva ainda em consideração as características do aparelho locomotor. Analise a seguinte situação: um velocista não sairá do bloco de partida a não ser que suas pernas exerçam força sobre ele, com a posição do atleta durante o comando de “prontos”, visando alcançar uma situação de equilíbrio instável, para que ele possa sair do bloco o mais rápido possível. Nesta situação, é aplicada a Lei de:
Gallahue e Ozmun (2005) definem desenvolvimento motor como toda mudança contínua do comportamento motor durante o ciclo de vida. Acredita-se que o indivíduo possui seu desenvolvimento motor pelas habilidades conquistadas independente da velocidade, mas a mesma tem que avançar de forma continua, sem pular etapas. O desenvolvimento motor da criança deve ser testado de forma compatível com a sua idade, com o tempo acrescentando desafios para estimular novos movimentos, mas tudo de acordo com a sua idade, sem que ultrapasse sua capacidade de superar. Dentre as fases do desenvolvimento motor, a Fase de Movimentos Fundamentais se apresenta a partir da idade cronológica compreendida no seguinte período:
A utilização de roupa esportiva apropriada é fundamental. O “tecido tecnológico” ou “tecido inteligente”, presente nas roupas esportivas atuais, auxilia na transferência do suor produzido para suas camadas externas, facilitando o resfriamento do corpo e proporcionando mais conforto térmico. Durante o exercício, o calor é dissipado para roupas, calçados ou materiais em contato com o corpo e é diretamente transferido do corpo (mais quente) ao objeto (mais frio) por meio da: