A taxa efetiva anual de uma aplicação que rende juros compostos, a uma taxa nominal de 10% ao ano, com capitalização semestral, é igual a:
Em relação às esquadrias, é incorreto afi rmar:
Quanto aos revestimentos com argamassas, assinale a opção incorreta.
Sobre os vidros usados na construção civil, assinale a opção incorreta.
Uma das partes constituintes de uma instalação predial de esgoto sanitário é aquela destinada a possibilitar o escoamento de ar da atmosfera para o interior das instalações de esgoto e vice–versa. Para atender às exigências mínimas e recomendações relativas ao projeto, é correto afi rmar que:
No âmbito da NR 18, é correto afi rmar que, nas áreas de vivência em canteiros de obra, onde se tenha trabalhadores alojados,
Quanto aos trabalhos em altura e segurança no canteiro de obra, assinale a opção incorreta.
Entre as estratégias para se obter a racionalização na construção, identifi ca–se a coordenação modular. Assinale a opção correta para a medida do módulo básico defi nido pela NBR 15.873:2010.
Em um cofre, há 35 notas de R$20,00, 48 notas de R$50,00, 23 notas de R$100,00 e 128 moedas de R$0,50. Portanto, neste cofre, há
Sobre os sentidos, conceito e conteúdo de Constituição, analise as assertivas abaixo.
I. A Constituição, segundo a conceituação sociológica de Ferdinand Lassale, só seria legítima se representasse o efetivo poder social e refletisse as forças sociais que constituem o poder. Para esse autor, a Constituição seria a somatória dos fatos reais do poder dentro de uma sociedade.
II. Carl Schmitt é responsável pelo sentido jurídico de Constituição, segundo o qual, esta é uma norma fundamental hipotética.
III. Há doutrinas que diferenciam os conceitos de Constituição e de Carta. Nesse sentido, Constituição é lei fundamental promulgada, democrática ou popular, que teve origem em uma Assembleia Nacional Constituinte, enquanto Carta é nome reservado àquela Constituição outorgada, imposta de maneira unilateral pelo agente revolucionário mediante ato arbitrário e ilegítimo.
IV. Uma Constituição rígida, ao contrário de uma Constituição flexível, não poderá ser alterada.
É correto o que se afirma em
Sobre o Processo Administrativo Federal, analise as assertivas abaixo.
I. Supre a motivação dos atos administrativos a declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas que, neste caso, serão parte integrante do ato.
II. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte de sua competência a outros órgãos ou titulares, desde que estes lhe sejam hierarquicamente subordinados.
III. Em caso de risco iminente, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras, sem a prévia manifestação do interessado.
IV. É constitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo.
É correto o que se afirma em
Leia o texto abaixo para responder à questão 94.
O currículo pode ser definido como: “experiências
escolares que se desdobram em torno do conhecimento,
permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências
e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente
acumulados e contribuindo para construir as identidades dos
estudantes”.
Moreira e Silva, 1994. In: PARECER CNE/CEB nº 7/2010.
A fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas. Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos” e correspondem
A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político–pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, pois o currículo constitui base importante para o trabalho pedagógico. Um currículo, de acordo com o proposto pelo Parecer CNE/CEB nº 7/2010, que se pretende democrático, deve visar
Há mais de 10 anos que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) atribuíram à escola, entre outras funções, a de ensinar os alunos a se relacionarem de maneira seletiva e crítica com o universo das informações a que têm acesso no seu cotidiano. Informações essas que emergem das mais variadas fontes e, hoje, de modo espacial, das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). Buscando potencializar a inserção dessas tecnologias no currículo, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 13 de julho de 2010, apontam que as disciplinas que compõem o currículo devem ser organicamente planejadas e geridas de tal modo “que as tecnologias de informação e comunicação perpassem, transversalmente, a proposta curricular, (...) imprimindo direção aos projetos políticopedagógicos” (BRASIL, 2010). Essas propostas pedagógicas e políticas buscam
Pensar em escola e educação hoje, no Brasil, é pensar
em qualidade de ensino e de serviços prestados à
sociedade em constante transformação. A qualidade dos
serviços oferecidos por meio da educação depende da
qualidade das relações humanas. O desafio que se coloca
ao Projeto Político–Pedagógico da escola é o de propiciar
uma boa qualidade para todos. O Projeto PolíticoPedagógico,
na perspectiva da gestão participativa, pode
contribuir para a qualidade dos serviços oferecidos na
escola e, para isto, é necessário