A avaliação tem sido um tema constante nos debates
sobre educação, em especial sobre sucesso e fracasso
escolar. Nesse sentido, as mudanças na legislação brasileira
sobre educação vêm refletindo esses debates, como
demonstra a determinação sobre avaliação estabelecida
na Lei de Diretrizes e Bases, Lei Federal n 9.394, de 20
de dezembro de 1996
Essa Lei preconiza ter a avaliação do rendimento escolar
Em uma aula de Educação Física, o professor é um
ex-atleta e enfatiza a prática, considerando que não é
necessário dominar os conhecimentos teóricos.
A concepção utilizada nessa aula caracteriza-se como
A atividade física acompanha a espécie humana desde
os tempos mais remotos. Atualmente, com as novas
tecnologias, somos capazes de passar dias, semanas e
meses sem realizar grandes esforços físicos. Em nenhum
outro momento da história da humanidade, a atividade
física esteve tão relacionada à saúde.
Nessa perspectiva, considere as afirmativas abaixo sobre
o papel da atividade física na Educação Física escolar.
I - As aulas de Educação Física devem oportunizar a
todos os alunos o prazer e o conhecimento, de tal
modo que todos tenham vontade de continuar a praticar
atividade física.
II - As aulas de Educação Física devem contribuir para a
diminuição do sedentarismo e da ocorrência da obesidade.
III - As aulas de Educação Física são capazes de promover
mudanças signifi cativas no estilo de vida do aluno.
Está correto o que se afirma em
Em relação ao trabalho na Educação Física, a partir de
uma concepção construtivista, considere as afirmativas
abaixo.
I - O objetivo é a construção do conhecimento a partir
da interação do sujeito com o mundo.
II - A defi nição dos objetivos e conteúdos deve ser feita
em conjunto com os alunos.
III - Na avaliação dos alunos, deve-se privilegiar a
técnica.
Está correto o que se afirma em
As fases de aquisição dos fundamentos do futsal caracterizam-se
pelo emprego de métodos e estratégias especiais
de ensino para as diferentes faixas etárias.
Na faixa de 6 a 9 anos de idade, deve-se trabalhar de
forma
Piaget, considerando a evolução das estruturas mentais, propõe a seguinte classificação dos jogos:
Em relação à atividade física e saúde, a função cardiorrespiratória obtém ganhos através da prática das atividades aeróbicas, exercícios que incluem grandes atividades musculares dinâmicas, como caminhada, corrida, natação, ciclismo e remo. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), a faixa ideal de intensidade dessas atividades associadas a ganhos no VO2 máx. é de, aproximadamente,
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
Lei Federal n 9394, de 20 de dezembro de 1996,
com o objetivo de adequar o trabalho do magistério ao
novo cenário da educação escolar, determina como uma
competência própria dos docentes
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei
Federal n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, determina
que o ensino seja ministrado com base nos seguintes
princípios, À EXCEÇÃO DE
Solange, mãe de uma menina de 6 (seis) anos, portadora
de necessidades especiais, necessita matricular sua filha
em uma escola de rede pública.
Segundo o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, Lei Federal n 9.394, de 20 de dezembro
de 1996, assegura-se a essa menina
O fenômeno educativo requer, efetivamente, uma abordagem pluridisciplinar. O que se defende aqui é a peculiaridade
da pedagogia de responsabilizar-se pela reflexão problematizadora e unificadora dos problemas educativos, para
além dos aportes parcializados das demais ciências da educação. Portanto, a multiplicidade dos enfoques e análises
que caracteriza o fenômeno educativo não torna desnecessária a pedagogia, como querem alguns intelectuais; ao
contrário, precisamente em razão disso, ela institui-se como campo próprio de investigação para possibilitar um tratamento
globalizante e intencionalmente dirigido dos problemas educativos.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? SP: Cortez, 1998, p. 54
Nesse texto, a pedagogia é reconhecidamente importante porque
La perífrasis verbal deber + infinitivo se suele clasificar
en las gramáticas como modal.
Con relación a la respuesta de Tonucci a la primera
pregunta de la entrevistadora (línea 47), considera
las siguientes afirmaciones:
I – El entrevistado al usar esa estructura sintáctica
imputa a la escuela la obligación y la necesidad de
cambiar sus prácticas educativas.
II – Todas las perífrasis deber + infi nitivo presentes en
la primera respuesta aportan exactamente el mismo
sentido.
III – La perífrasis encontrada en el fragmento “Los
maestros deben valorar el conocimiento[…]” (líneas
57-59) expresa el deseo del hablante a propósito
de un hecho que debería haber sido realizado pero
todavía no lo fue.
Es correcto lo que se afirma en
El verbo dicendi propuso (línea 26) usado por la periodista de La Nación NO tiene como función
Considera la cita abajo.
Quizás sea éste uno de los factores que hacen que la enseñanza de la lengua y de su gramática sea, con tanta
frecuencia, un fracaso y quizás se deban a esto las expresiones de disgusto, de enfado, de aburrimiento, que notamos
en las personas cuando se les pronuncia la palabra gramática: algo que asocian inmediatamente a ese conjunto de
reglas vacías de contenido y arbitrarias que los profesores les hacemos memorizar.
Brasil. MEC/SEB. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Mec, 2006, p. 144
La cita está de acuerdo con el Texto I, una vez que
Es sabido que el uso de los libros didácticos no es
consensual entre los profesores del área de LE, una vez
que presentan no solo ventajas como también desventajas.
Tomando como base lo que defienden los documentos de
la educación brasileña, una ventaja de los didácticos es