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Questões de Concurso – Aprova Concursos
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A avaliação tem sido um tema constante nos debates

sobre educação, em especial sobre sucesso e fracasso

escolar. Nesse sentido, as mudanças na legislação brasileira

sobre educação vêm refletindo esses debates, como

demonstra a determinação sobre avaliação estabelecida

na Lei de Diretrizes e Bases, Lei Federal n 9.394, de 20

de dezembro de 1996

Essa Lei preconiza ter a avaliação do rendimento escolar

Em uma aula de Educação Física, o professor é um ex-atleta e enfatiza a prática, considerando que não é necessário dominar os conhecimentos teóricos.
A concepção utilizada nessa aula caracteriza-se como

A atividade física acompanha a espécie humana desde os tempos mais remotos. Atualmente, com as novas tecnologias, somos capazes de passar dias, semanas e meses sem realizar grandes esforços físicos. Em nenhum outro momento da história da humanidade, a atividade física esteve tão relacionada à saúde.
Nessa perspectiva, considere as afirmativas abaixo sobre o papel da atividade física na Educação Física escolar.
I - As aulas de Educação Física devem oportunizar a todos os alunos o prazer e o conhecimento, de tal modo que todos tenham vontade de continuar a praticar atividade física.
II - As aulas de Educação Física devem contribuir para a diminuição do sedentarismo e da ocorrência da obesidade.
III - As aulas de Educação Física são capazes de promover mudanças signifi cativas no estilo de vida do aluno.
Está correto o que se afirma em

Em relação ao trabalho na Educação Física, a partir de uma concepção construtivista, considere as afirmativas abaixo. I - O objetivo é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo.
II - A defi nição dos objetivos e conteúdos deve ser feita em conjunto com os alunos.
III - Na avaliação dos alunos, deve-se privilegiar a técnica.
Está correto o que se afirma em

As fases de aquisição dos fundamentos do futsal caracterizam-se pelo emprego de métodos e estratégias especiais de ensino para as diferentes faixas etárias.
Na faixa de 6 a 9 anos de idade, deve-se trabalhar de forma

Piaget, considerando a evolução das estruturas mentais, propõe a seguinte classificação dos jogos:

Em relação à atividade física e saúde, a função cardiorrespiratória obtém ganhos através da prática das atividades aeróbicas, exercícios que incluem grandes atividades musculares dinâmicas, como caminhada, corrida, natação, ciclismo e remo. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), a faixa ideal de intensidade dessas atividades associadas a ganhos no VO2 máx. é de, aproximadamente,

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,

Lei Federal n 9394, de 20 de dezembro de 1996,

com o objetivo de adequar o trabalho do magistério ao

novo cenário da educação escolar, determina como uma

competência própria dos docentes

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei

Federal n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, determina

que o ensino seja ministrado com base nos seguintes

princípios, À EXCEÇÃO DE

Solange, mãe de uma menina de 6 (seis) anos, portadora

de necessidades especiais, necessita matricular sua filha

em uma escola de rede pública.

Segundo o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da

Educação Nacional, Lei Federal n 9.394, de 20 de dezembro

de 1996, assegura-se a essa menina

O fenômeno educativo requer, efetivamente, uma abordagem pluridisciplinar. O que se defende aqui é a peculiaridade

da pedagogia de responsabilizar-se pela reflexão problematizadora e unificadora dos problemas educativos, para

além dos aportes parcializados das demais ciências da educação. Portanto, a multiplicidade dos enfoques e análises

que caracteriza o fenômeno educativo não torna desnecessária a pedagogia, como querem alguns intelectuais; ao

contrário, precisamente em razão disso, ela institui-se como campo próprio de investigação para possibilitar um tratamento

globalizante e intencionalmente dirigido dos problemas educativos.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? SP: Cortez, 1998, p. 54

Nesse texto, a pedagogia é reconhecidamente importante porque

La perífrasis verbal deber + infinitivo se suele clasificar en las gramáticas como modal. Con relación a la respuesta de Tonucci a la primera pregunta de la entrevistadora (línea 47), considera las siguientes afirmaciones:
I – El entrevistado al usar esa estructura sintáctica imputa a la escuela la obligación y la necesidad de cambiar sus prácticas educativas.
II – Todas las perífrasis deber + infi nitivo presentes en la primera respuesta aportan exactamente el mismo sentido.
III – La perífrasis encontrada en el fragmento “Los maestros deben valorar el conocimiento[…]” (líneas 57-59) expresa el deseo del hablante a propósito de un hecho que debería haber sido realizado pero todavía no lo fue.
Es correcto lo que se afirma en

El verbo dicendi propuso (línea 26) usado por la periodista de La Nación NO tiene como función

Considera la cita abajo. Quizás sea éste uno de los factores que hacen que la enseñanza de la lengua y de su gramática sea, con tanta frecuencia, un fracaso y quizás se deban a esto las expresiones de disgusto, de enfado, de aburrimiento, que notamos en las personas cuando se les pronuncia la palabra gramática: algo que asocian inmediatamente a ese conjunto de reglas vacías de contenido y arbitrarias que los profesores les hacemos memorizar. Brasil. MEC/SEB. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Mec, 2006, p. 144
La cita está de acuerdo con el Texto I, una vez que

Es sabido que el uso de los libros didácticos no es consensual entre los profesores del área de LE, una vez que presentan no solo ventajas como también desventajas.
Tomando como base lo que defienden los documentos de la educación brasileña, una ventaja de los didácticos es

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