O método do caminho crítico refere-se a um conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos como a construção de um meio naval. A essência desse método consiste na(o)
No cálculo de peso do deslocamento leve, ainda é utilizado o conceito do System Work Breakdown Structure (SWBS) que, aplicado ao navio, constitui o Ship Work Breakdown Structure, com a mesma sigla (SWBS). Esse conceito consiste em quebrar o sistema navio em seus subsistemas, que incorporam seis grandes grupos: estrutura, propulsão, geração e distribuição de energia, comando e monitoramento, auxiliares e accessórios do casco (outfitting). A esse respeito, afirma-se que o peso do grupo
Considere o Regime Aduaneiro Especial de Exportação e de Importação de Bens Destinados às Atividades de Pesquisa e de Lavra das Jazidas de Petróleo e de Gás Natural (Repetro). A respeito desse Regime, é INCORRETO afirmar que
O planejamento logístico envolve decisões de nível estratégico, tático e operacional, cujos resultados interagem e culminam na prestação de serviço ao cliente. São decisões inerentes ao planejamento logístico, EXCETO a que engloba
O gerente de armazenagem de uma grande empresa conseguiu reunir informações sobre quatro itens de seu vasto estoque, todos de demanda independente, conforme a tabela abaixo.

Com base na tabela e nas melhores práticas de Gestão de Estoques, conclui-se que a
O gerente de uma holding realizou uma análise de suas unidades estratégicas de negócios. A distribuidora do grupo apresenta uma elevada participação em um mercado que tem alta taxa de crescimento, enquanto a fábrica de embalagens apresenta baixa participação em um mercado com crescimento lento. Utilizando-se a análise de portfólio desenvolvida pelo Boston Consulting Group (Matriz BCG), classificam-se a refinaria e a fábrica de embalagens, respectivamente, como
As decisões dos órgãos singulares ou coletivos de jurisdição administrativa, a que a lei atribua eficácia normativa, são consideradas como normas complementares das leis dos tratados e das convenções internacionais e dos decretos. Em relação à sua vigência, salvo disposição em contrário, essas decisões entram em vigor
O resultado é frequentemente usado como medida de desempenho ou como base para outras avaliações, tais como: o retorno do investimento ou resultado por ação. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do resultado são as receitas e as despesas. O processo que determina que as despesas são reconhecidas na demonstração do resultado, com base na associação direta entre elas e os correspondentes itens de receita, é denominado
As ferramentas da qualidade se tornaram populares por sua contribuição para sistematizar a busca pelas causas raízes dos problemas de qualidade enfrentados pelas empresas. A utilização de cada ferramenta tem um objetivo específico, e as ferramentas podem ser aplicadas em conjunto ou isoladamente. São ferramentas de qualidade e suas respectivas aplicações as definidas abaixo, EXCETO
Uma empresa está realizando o planejamento agregado para uma família de produtos, com horizonte de 6 meses. Sabe-se que o estoque inicial de produtos acabados é de 400 unidades, e que há uma limitação no depósito que impede o estoque final de ser superior a 800 unidades. A demanda mensal estimada é dada de acordo com a tabela abaixo.

A empresa tem capacidade mensal de produzir 1.000 unidades, e toda a demanda deve ser atendida. Sobre as estratégias de capacidade usadas no planejamento agregado, analise as hipóteses a seguir.
I - Caso seja adotada uma política de capacidade constante igual à capacidade máxima, teremos um plano viável.
II - Caso seja adotada uma política de capacidade constante igual a 700 unidades, teremos um plano viável com estoque final igual a 400 unidades.
III - Caso seja adotada uma política de capacidade constante inferior a 700 unidades, jamais teremos um plano viável.
É(São) correta(s) a(s) hipótese(s)
Uma partícula material percorre em movimento uniforme uma trajetória plana e horizontal, conforme figura abaixo. Os eixos coordenados x e y representam um referencial inercial a partir do qual se observa o movimento. As retas t e n são, respectivamente, a tangente e a normal à trajetória no ponto P.
Entre as figuras abaixo, aquela que representa os vetores velocidade
aceleração da partícula
e resultante das forças
sobre a partícula no instante em que ela passa por esse ponto é
Para elevar um bloco de massa m de uma altura h em relação ao solo, um operário poderá realizar esse serviço de três maneiras diferentes, conforme ilustrado abaixo:
I a partir do solo, fazer o bloco subir verticalmente por meio de uma roldana fixa.
II por meio de um plano com inclinação de 60o
III a partir do solo, fazer o bloco subir verticalmente por meio de um mecanismo com roldana móvel.
Considere em todas as situações que os fios são ideais, os atritos desprezíveis e que o bloco subirá em movimento uniforme. Sendo
o trabalho realizado pelo operário, e
o módulo da força exercida sobre a corda, respectivamente, nas situações ilustradas em I, II e III, a relação correta entre essas grandezas é
O Princípio de Arquimedes, conceito fundamental no estudo da hidrostática, pode ser enunciado da seguinte forma: “ Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido recebe desse fluido um empuxo igual e contrário ao peso da porção do fluido deslocado e aplicado no centro de gravidade do mesmo “ . Com base nesse princípio, se um cubo de gelo flutua sobre água gelada num copo, estando a temperatura dessa água próxima a 0oC, o gelo derrete sem que haja mudança apreciável de temperatura. Nesse contexto, analise as afirmações a seguir.
I - Se o cubo de gelo for uniforme, o nível da água no copo não se altera.
II - Se o cubo de gelo estiver com um volume de ar aprisionado, o nível de água no copo desce.
III - Se o cubo de gelo possuir uma pequena massa de ferro em seu interior, o nível de água no copo sobe.
Está correto o que se afirma em
A categoria de juventude foi construída ao longo da era
moderna e está diretamente relacionada à educação nas
sociedades contemporâneas. Embora não haja uma conceituação
universalmente reconhecida sobre o que é juventude,
algumas características gerais são aceitas por
especialistas de diferentes áreas de conhecimento, e as
políticas educacionais promovidas durante o século XX
buscaram contemplá-las.
Nesse sentido, tem-se que
A abordagem de temas abrangentes e contemporâneos
tem sido uma preocupação dos educadores e objeto de
normatização legal no Brasil, em especial quanto às possibilidades
do desenvolvimento dos conteúdos programá-
ticos da base nacional comum do Ensino Fundamental.
Tais conteúdos devem ser permeados por temas que