Sobre a Administração de Recursos Humanos, assinale a alternativa correta.
Sobre a gestão de pessoas, observe o texto abaixo e complete as lacunas na sequência correta.
A área de gestão de pessoas tem também a responsabilidade de exercer ______________ de ______________, __________________, _____________ e _______________, criando e mantendo um ambiente profissional _____________ na organização.
A respeito da gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item
Os termos gestão horizontal e gestão vertical se referem ao tipo de estrutura organizacional que a empresa adota. A integração horizontal pressupõe uma atuação coordenada de um subsistema importante para a gestão de pessoas, que consiste, exclusivamente, no recrutamento e na seleção.
Quanto à rotatividade de pessoal e ao absenteísmo nas organizações, julgue o item
As organizações passaram a observar competências específicas, concentrando‐se em executar as que consideram como excelentes e em delegar a terceiros outras atividades.
Na teoria de administração, quando se fala em gestão de pessoas costuma-se recorrer à figura dos “subsistemas" que compõem essa área. Dentre as atividades que pertencem ao subsistema “manutenção", encontra(m)-se
Julgue o item
Entre as políticas de relações trabalhistas, a participativa caracteriza‐se pelas negociações conduzidas e resolvidas diretamente entre a cúpula da organização, os sindicatos e o governo, coadjuvados pelos trabalhadores e supervisores
Acerca da gestão de pessoas, julgue o item
A gestão de pessoas tem como um dos seus objetivos aumentar a autoatualização e a satisfação das pessoas no trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta um conceito de administração de pessoas nas organizações.
A respeito da gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item
Na Administração Pública, a relação de emprego costuma ser marcada pela estabilidade e, consequentemente, pela rigidez na demissão, as ações e os projetos sofrem grande impacto das normas, qualquer forma de atuação está restrita ao determinado por elas, e prevalece uma rigidez nos procedimentos, além da grande dificuldade em se mensurar o desempenho, devido à influência política.
Julgue o item. A maior parte das atividades de uma equipe requer variedade de habilidades e conhecimentos. Em vista disso, é razoável supor que equipes heterogêneas têm maior probabilidade de contar com diversidade de habilidades e de informações, além de serem mais eficazes.
A respeito da gestão de pessoas no Setor Público, julgue o item
A Lei n.º 8.002 reformulou os regimes jurídicos dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais e transformou‐os em um só. Assim, a noção de administração de pessoal começou a ser substituída pela de administração de recursos humanos.
Um administrador recém-formado acaba de ser aprovado em um concurso, para atuar no nível operacional de uma instituição pública de grande porte. Ele acredita que, nesse início de carreira, será mais exigido em sua capacidade de usar ferramentas e conhecimentos específicos de administração, tais como elaboração de orçamentos e avaliação de projetos na área em que for designado. Em Administração, esse tipo de capacidade é conhecida como habilidades:
Em relação à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.
No âmbito da gestão de pessoas, os funcionários de uma organização são vistos como talentos fornecedores de competências fundamentais para o sucesso da organização em questão.