A respeito da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.
A gestão de pessoas na atualidade está embasada na evidência
de que o desempenho das pessoas e das organizações melhora
em consequência das relações complementares entre os
processos, as práticas e as políticas de gestão de pessoas.
A respeito da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.
A gestão de pessoas pode ser conceituada como uma estratégia
de levar as pessoas a contribuírem para o aumento da
competitividade e a capacidade de aprendizagem nas
organizações.
Acerca da conceituação e das funções dos setores de recursos humanos (RH) de organizações, julgue os itens subsequentes.
A noção de administração de recursos humanos remete à
operação das funções tradicionais de seleção, treinamento,
avaliação e remuneração por setores especializados; já a gestão
de pessoas, por sua vez, implica o compartilhamento dessas
funções com os demais gestores.
Julgue os itens seguintes, relativos a relações humanas, desempenho profissional e desenvolvimento de equipes de trabalho.
O suporte técnico e comportamental provido pelas chefias e
colegas de trabalho, o significado atribuído pelos empregados
às suas atividades e suas capacidades laborais ilustram
aspectos que interferem no desempenho de indivíduos e de
equipes de trabalho.
Com referência ao papel estratégico e ao crescimento da área
de recursos humanos (RH) nas organizações, julgue os itens que
se seguem.
O RH só será considerado parceiro estratégico se estiver localizado no staff da organização; permitindo-lhe isso acompanhar ativamente o processo organizacional de planejamento e propor ações voltadas ao sucesso do empreendimento.
Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.
Excesso de mensagens, linguagem inadequada utilizada pelo emissor, desatenção e falta de preparo do receptor são exemplos de ruídos e interferências na comunicação, que podem comprometer a interpretação adequada de uma mensagem pelo seu receptor.
A respeito da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.
Quanto menor for a quantidade de pessoas qualificadas na
organização, maior será a responsabilidade da gestão de
pessoas de priorizar o estímulo às relações de confiança e às
alianças com os empregados para, posteriormente, investir no
desenvolvimento de competências desses profissionais.
A respeito da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.
Ao identificar que a empresa conta com muitas pessoas
qualificadas e menor valor do capital humano disponível na
organização, a gestão de pessoas deve priorizar maior retenção
das pessoas por meio de melhores benefícios e salário.
Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir
Em termos processuais, o elemento central entre seleção de
pessoas, avaliação de desempenho e treinamento e
desenvolvimento é a tomada de decisão em gestão de pessoas
acerca de competências e demais requisitos necessários para
que a organização obtenha excelência em termos de
desempenho.
Acerca da gestão de pessoas, função da área de gestão de pessoas, políticas e sistemas de informações gerenciais, gestão de pessoas baseada em competências e aprendizagem organizacional, julgue os itens a seguir
Os processos, as políticas e as práticas de gestão de pessoas
alicerçam as decisões de organizações contemporâneas no
desenvolvimento da aprendizagem contínua das pessoas a fim
de contribuir para o alcance da estratégia organizacional.
Julgue os itens seguintes, relativos aos objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
A escola comportamental busca analisar o impacto do
comportamento humano nas organizações.
Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos
elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de
pessoas.
Considerando-se os modelos instrumental, estratégico e político, é correto afirmar que a efetividade das políticas e práticas da área depende da qualidade técnica dos processos e das atividades de gestão de pessoas e do seu ajustamento às características estratégicas, estruturais e culturais; da força de trabalho; e da articulação da unidade com atores e grupos de influência internos e externos às organizações.
Com referência ao papel estratégico e ao crescimento da área
de recursos humanos (RH) nas organizações, julgue os itens que
se seguem.
A área de RH passará a estratégica, se delimitar seu campo de atuação aos processos e funções clássicas do RH.
Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.
Conforme a teoria da hierarquia das necessidades, os indivíduos se motivam para alcançar a sua realização pessoal imediatamente após suas necessidades sociais, como amizade, relacionamentos e trabalho em equipe, terem sido satisfeitas.
No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação
e controle, julgue os próximos itens.
No âmbito do processo de motivação, a teoria do reforço estabelece que as estratégias de extinção e punição contribuem para que a vontade de repetir o comportamento seja reduzida.