A Adoção de práticas político-pedagógicas pelo Serviço Social na operacionalização da assistência estudantil contribui para que estes profissionais não reproduzam determinadas lógicas nas suas práticas, como as lógicas
Combinando assistência e repressão no trato com a questão social, a ditadura civil-militar brasileira emerge em 1964 e termina em 1985. Neste período, o governo ditatorial
O capitalismo, cujo objetivo é a acumulação de capital,
apresenta como características, dentre outras, a propriedade
privada dos meios de produção e o uso de mão de obra
assalariada. Outra característica peculiar do modo de
produção capitalista traduz-se
O processo de reestruturação produtiva e da adoção do ideário neoliberal repercute de maneira veemente no âmbito do setor público, tanto nos sujeitos com os quais o Serviço Social trabalha – os usuários dos serviços sociais públicos – como também no mercado de trabalho dos assistentes sociais no referido setor que se expressa por meio do quadro
Com o passar dos tempos, o profissional de Serviço Social foi se inserindo nas mais diversas áreas e organizações, conquistando muitos campos de trabalho e observando que o agravamento das diversas expressões da questão social necessita também de diversas formas de enfrentamento. Sobre a atuação profissional do(a) Assistente Social, é correto afirmar que
A crescente flexibilização das relações de trabalho no Brasil, seja no setor público ou no privado, tem gerado consequências para a categoria profissional. Assinale a alternativa que apresenta corretamente como essas novas relações de trabalho impactam os profissionais de Serviço Social.
As formas e conteúdo da profissão de Serviço Social se dão no espaço do cotidiano, que constrói sua representação social. As condições objetivas do cotidiano profissional acabam por não favorecer a _____, dada a necessidade de atendimento dos objetivos imediatos na prestação de serviços sociais. Sendo a profissão inserida no ramo de especialização do _____, sua funcionalidade na sociedade burguesa perpassa pelas _____ na mediação entre classes e Estado. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Ao elaborar o projeto de trabalho, o Assistente Social deve identificar as características da instituição em que está inserido, sua finalidade, organização e _____ estabelecidas. Além disso, é necessário o reconhecimento dos _____ do serviço e que a proposta de trabalho esteja de acordo com suas formas de _____. Nesse sentido, o profissional de Serviço Social deve ter como princípio o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população, vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Julgue as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A questão social - matéria que justifica o fazer profissional — é vista como produto e cria do modo de produção capitalista, portanto, seus efeitos não podem ser enfrentados de forma moralizante e de responsabilidade individual.
( ) O cotidiano é o espaço das respostas imediatas em todas as esferas da nossa sociabilidade, inclusive as relativas ao trabalho.
( ) Uma profissão se legitima a partir das respostas que consegue emitir para usuários(as) dos seus serviços e para seus(suas) contratantes. Essas respostas podem ser maiores ou menores, dependendo da competência do coletivo profissional.
( ) A competência técnico-operativa, conjunto de habilidades técnicas necessárias para o desenvolvimento das ações do profissional, é a principal competência da formação em serviço social, destacando-se, portanto, das demais.
( ) No âmbito da competência ético-política, é importante que o profissional do serviço social, frente à realidade social, mantenha sua neutralidade na intervenção profissional.
A sequência correta é:
O reconhecimento e a legalização de direitos e deveres,
consubstanciados nas políticas sociais, representam a
interferência do Estado na questão social. Condensando
múltiplas desigualdades, a questão social dispõe também
de uma dimensão estrutural enraizada na produção econômica.
Assim, a despeito do Estado sempre interferir no
processo produtivo capitalista, as sequelas da questão
social tornaram-se objeto de sua intervenção contínua e
sistemática somente no momento em que suas funções
políticas se unem organicamente a suas funções econômicas;
condições essas dadas pelo capitalismo em sua fase
Mészáros (2002), em seu artigo “A crise estrutural do capital”,
assevera que, na sua forma contemporânea, o sistema
capitalista, em sua luta desenfreada por reproduzir-se,
enfrenta uma crise estrutural que permite ao capital se utilizar
de artimanhas ideopolíticas, no sentido de
Assinale a alternativa correta sobre a relação entre capitalismo, trabalho do/a assistente social e realidade brasileira.