Considerando as particularidades do trabalho do/a assistente social na esfera pública estatal brasileira, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta sobre a questão social.
As entrevistas supõem habilidade e técnica do/a assistente social para que viabilizem o ato de conhecer. Para tanto, podem ser utilizadas entrevistas
Assinale a alternativa correta sobre a inserção do/a assistente social no mercado de trabalho.
Conforme Iamamoto (2014), a partir da década de 1990, os organismos multilaterais – Unesco, Banco Mundial, OCDE e União Europeia – ditam um novo perfil para o ensino superior, a formação por competências, sob o argumento do compromisso das instituições de ensino superior com a inovação para melhor responder “às necessidades da economia e do mercado”. Com isso, há uma tendência em
A dimensão investigativa da ação profissional nas universidades brasileiras é uma possibilidade para os assistentes sociais superarem as práticas descritivas e reducionistas do cotidiano. Sob esse olhar,
O trabalho em instituições implica em conhecer seus objetivos para, aos poucos, começar a desenvolver ações profissionais. Nas instituições marcadas pela burocracia e pela hierarquia, o cotidiano pode levar à regularidade e à economia das ações.
Assim, o cotidiano, possibilita a
O meio pelo qual torna ao Assistente Social possível decifrar a realidade e clarear a condução do trabalho a ser realizado é o:
As transformações ocorridas no Estado com o advento do neoliberalismo impactaram o fazer profissional do assistente social em vários aspectos, a exemplo da alteração das demandas e da precarização das condições de trabalho.
No que diz respeito a novas requisições profissionais, pode-se citar:
As economias capitalistas, desde a década de 1970, têm alterado o tratamento teórico da questão social. Tornou-se consenso, nos meios profissionais e acadêmicos do Serviço Social, a questão social como pedra de toque nas concepções teórico-práticas do Serviço Social. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto à noção de questão social presente no Serviço Social, a partir de uma perspectiva teórico-crítico-marxista.
Na análise de Behring e Boschetti (2008), sob a hegemonia neoliberal, a provisão social acontece por meio da articulação entre Estado, mercado e sociedade que pleiteiam
Segundo Yasbek (2009), para compreender as demandas do serviço social, na perspectiva da teoria crítica, faz-se necessário uma análise sociopolítica, econômica e cultural da realidade dos usuários para
De acordo com Guerra (2017), “é no cotidiano profissional que as dimensões da profissão se atravessam, se entrecruzam, mas também se confrontam, a todo momento, conformando uma unidade de elementos diversos".
Neste sentido, o cotidiano possui características que se expressam no trabalho do assistente social, sendo uma delas a:
Avalie o conteúdo dos itens por V para verdadeiro ou F para falso, com base na relação entre o Serviço Social e o projeto profissional, possibilidades e limites colocados para os assistentes sociais.
( ) A “desregulamentação" e a “flexibilização" que o grande capital vem implementando nas relações e condições de trabalho afetam os padrões de produção consolidados e não os direitos laborais conquistados pela classe trabalhadora.
( ) A efetivação do projeto profissional do Serviço Social é tensionada pela condição de assalariamento de seus profissionais e pela construção democrática de espaços coletivos, juntamente com outras categorias profissionais e movimentos sociais.
( ) No contexto de profundas transformações societárias, de retração e desregulamentação do trabalho acentuam-se os problemas sociais. O conjunto dessas alterações incide diretamente na materialidade e na sociabilidade do sujeito vivo, repercutindo na saúde física e mental dos assistentes sociais, nas formas de objetivação e subjetivação do seu trabalho.
( ) Situados em uma dinâmica societária, orientada pelos preceitos da reestruturação produtiva, os assistentes sociais, assim como os demais trabalhadores, submetem-se à lógica da flexibilização e da precarização do trabalho, consequência das mudanças gestadas no conjunto da vida social, notadamente no mundo do trabalho a partir dos anos 2000.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: