Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 122 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em “Relações Públicas no Modo de Produção Capitalista”, aproxima as Teorias das Relações Públicas das Teorias Marxistas da Comunicação, no sentido de compreender as RPs como uma atividade que atua nas mentes das pessoas para harmonizar interesses entre instituições e seus públicos, de modo a camuflar conflitos de classes. Nesse sentido, seria necessário buscar uma forma de que as Relações Públicas fossem capazes de beneficiar a sociedade como um todo. Essa proposta foi apresentada no Brasil por

As relações públicas são um processo que colocam a organização na direção de seus públicos de forma sistematizada, coerente e racional, de modo a buscar objetivos maiores. As cinco etapas que compõem esse processo são:

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. O organizador de eventos demonstra que a decisão de marketing de eventos é determinar se o patrocínio é consistente com a estratégia de marketing da empresa e se colabora com os objetivos de marketing

PORQUE

II. o patrocinador busca retorno ao investimento feito, seja de caráter institucional, promocional ou comercial. Ele quer maximizar a exposição e a veiculação, além de agregar valor à empresa ou à marca que patrocinou o evento.

É correto afirmar que

Assinale a alternativa que corresponde à teoria do jornalismo descrita abaixo: “Rejeita que as notícias não são reflexos da realidade, e defende que o jornalismo é uma construção da realidade. Por essa visão, o jornalismo “está longe de ser o espelho do real. É, antes, a construção de uma suposta realidade”.

Considerando que o texto precedente faça parte de uma reportagem hipotética, julgue o item a seguir, com base nas disposições do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e nas teorias da comunicação.

Na reportagem hipotética, a palavra “espaço" (.9) refere-se ao espaço estruturado conceituado por Pierre Bourdieu.

As organizações modernas, para se posicionar perante a sociedade e enfrentar todos os desafios da complexidade contemporânea, precisam planejar, administrar e pensar estrategicamente a sua comunicação. A respeito do desenvolvimento do planejamento de comunicação, julgue o item que se segue.

O plano estratégico de comunicação tem como proposta estabelecer diretrizes e orientações para a prática da comunicação integrada nas organizações; fora desse contexto, estão as ações mercadológicas, por serem de responsabilidade da área de marketing o foco no mercado e o relacionamento com o cliente.

Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.

O desenvolvimento da opinião pública compreende quatro fases distintas, que independem da influência de grupos de interesse favoráveis ou não à questão abordada, tendo em vista que prevalecerá a opinião da maioria dos envolvidos.

No que se refere à comunicação, julgue o item subsequente.

A comunicação pode ser definida a partir dos meios pelos quais ela se realiza. Estes, por sua vez, são representados pelas diversas formas de comunicação, pelos veículos de comunicação e pelas mídias. O que os distingue prioritariamente é que as formas de comunicação podem ser diretamente controladas pelas pessoas, ao passo que os veículos e as mídias, não, principalmente devido a suas características massivas.

Julgue o próximo item, relativo a comunicação e sociedade.

A forma de conhecimento prático que conecta alguém (sujeito) a alguma coisa (objeto) é conhecida como representação social. Essa conexão estabelece uma ordem que permite que as pessoas possam se orientar em seu mundo material e social e controlá-lo, ao mesmo tempo que possibilita que a comunicação seja possível com os demais membros de uma comunidade, por meio dos códigos estabelecidos.

Com relação à ética e ao processo jornalístico, julgue o item a seguir.

O objeto da comunicação é a realidade múltipla, uma vez que a humanidade está em frequente reconstrução simbólica da sua realidade.

Acerca da comunicação como produto do processo social, julgue o item subsequente.

A sociedade se expressa por meio da opinião pública, tendo vista que essa é a opinião que representa todos os segmentos da sociedade.

O conceito de “estabelecimento de agenda" é refletido por Molleda e nele são destacados aspectos fundamentais para explicar o impacto dos meios de comunicação na formação da opinião pública.

De acordo com essa perspectiva, é INCORRETO afirmar:

O livro publicado em 1967, que busca explicar a sociedade a partir da relação entre pessoas, mediatizada por imagens, se tornou importante referência para os movimentos estudantis e sindicais que realizaram o chamado “maio de 1968”. Trata-se do livro

O termo criado pelo pensador canadense Marshall McLuham para descrever a tendência gerada pelo desenvolvimento tecnológico na área das comunicações no sentido de encurtar distâncias e tornar o mundo um local em que todos estariam de algum modo interligados é

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282