No que se refere aos fundamentos de motivação, comunicação
e controle, julgue os próximos itens.
A rigidez é um aspecto que deve ser observado em um sistema
eficaz de controle para se evitar um julgamento individual que
promova modificações quanto ao que está definido.
Com relação a liderança, motivação e comunicação, julgue os itens seguintes.
Conforme a teoria da hierarquia das necessidades, os indivíduos se motivam para alcançar a sua realização pessoal imediatamente após suas necessidades sociais, como amizade, relacionamentos e trabalho em equipe, terem sido satisfeitas.
Análise a seguir, o conjunto de características de
uma determinada organização
I. Processo decisorial: As decisões são totalmente
delegadas aos níveis organizacionais. Embora o nível
institucional defina as políticas e diretrizes, ele apenas
controla os resultados, deixando as decisões
totalmente a cargo dos diversos níveis hierárquicos.
Apenas em ocasiões de emergência os altos escalões
assumem decisivamente, porém sujeitando-se à
ratificação explícita dos grupos envolvidos.
II. Sistema de comunicações: As comunicações fluem
em todos os sentidos e a empresa faz investimentos em
sistemas de informação, pois são básicos para sua
flexibilidade e eficiência.
III. Relacionamento interpessoal: A formação de grupos
espontâneos permite maior relacionamento entre as
pessoas. As relações interpessoais baseiam-se na
confiança mútua entre as pessoas e não em esquemas
formais (como descrições de cargos ou relações formais
previstas no organograma).
IV. Sistema de recompensas e punições: Há uma ênfase
nas recompensas simbólicas e sociais, embora não
sejam omitidas as recompensas materiais e salariais.
Raramente ocorrem punições, as quais quase sempre
são decididas e definidas pelos grupos envolvidos.
Likert, um expoente da Teoria Comportamental,
considera que a Administração nunca é igual em todas
as organizações, e que pode assumir feições diferentes,
dependendo das condições internas e externas
existentes.
Diante das características delineadas e considerando
a classificação de Likert, a organização supracitada
apresenta um sistema:
Em relação aos conceitos gerais e à importância da administração, julgue o item a seguir.
Atualmente, a abordagem da administração é predominantemente comportamental, com as pessoas representando o foco de conhecimento, informação, decisão, ação e avaliação das atividades da empresa.
Em 2006, um dos maiores varejistas americanos, que emprega mais
de 300 mil funcionários em suas mais de duas mil lojas espalhadas
pelo mundo e fatura mais de 100 bilhões de reais, começou a operar
no mercado chinês com seu tradicional slogan faça você mesmo.
Contudo, a estratégia revelou-se um fiasco. Em 2012, todas as lojas
na China haviam sido fechadas e a empresa retirou-se do país.
Executivos, analistas de mercado e estudiosos foram unânimes ao
afirmar o motivo do fracasso: conflito de culturas.
Robert Sutton. I; RAO, Huggy. Pontencializando a excelência: como
escalonar práticas exemplares para ter melhor desempenho. São Paulo:
HSM do Brasil, 2015 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção
correta no que diz respeito às dimensões da cultura.
Tendo em vista que a mudança, a inovação e a cultura são variáveis
importantes para o desenvolvimento organizacional, julgue os
seguintes itens.
O modelo social, por preconizar o conhecimento como recurso primário, apresenta ao universo organizacional a complexidade das relações econômicas, políticas, sociais, tecnológicas, culturais e dos valores pessoais de cada indivíduo.
A Abordagem Comportamental da Administração
busca explicar o comportamento individual das
pessoas dentro das organizações.
Sobre as origens da Abordagem Comportamental,
assinale a alternativa CORRETA:
Com referência à gestão de pessoas, julgue os itens que se seguem.
Os instrumentos de avaliação de clima organizacional detêm-se
no exame de quanto o indivíduo “gosta ou não" de
determinados aspectos do ambiente organizacional, ao passo
que os instrumentos de avaliação de satisfação verificam como
e o que os indivíduos percebem no ambiente de trabalho e na
organização, referindo-se à detecção e à descrição desses
aspectos. Logo, a satisfação no trabalho possui uma natureza
predominantemente cognitiva, enquanto o clima organizacional
apresenta natureza mais afetiva.
As teorias das organizações, além de contribuírem para o modelo brasileiro de administração pública, especialmente a teoria da burocracia, ajudaram a despertar novos enfoques sobre a motivação humana. A respeito desse assunto, julgue os itens subsecutivos.
Na hierarquia das necessidades de Maslow, o estágio final tem foco na continuidade do autodesenvolvimento e no atingimento da plenitude do potencial do indivíduo como ser humano.
Treinamento é o processo de ensinar aos novos funcionários as
habilidades básicas necessárias para desempenhar suas funções.
Nesse sentido, habilitar uma pessoa para a operação de tarefas e
fazer com que ela apresente mudanças comportamentais
significam, respectivamente,
A organização como um todo, é um sistema complexo que precisa ser integrado de forma a encorajar os subsistemas a trabalhar juntos o mais eficiente e eficazmente possível. Para tal pode-se fazer uso do DO- Desenvolvimento Organizacional. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:
I. Desenvolvimento Organizacional é um processo sistemático, administrado, e planejado de mudança de cultura, sistemas e comporta mentos de uma organização, a fim de melhorar a eficácia da organização na solução dos problemas e no alcance dos seus objetivos.
II. O DO se centra na mudança casual, em oposição ao processo de mudança planejada que eventualmente as organizações experimentam.
III. DO é um processo de mudança planejada, visando alcançar determinada condição.
Marque a alternativa que NÃO indica uma das origens da Teoria Comportamental da Administração:
A análise administrativa é um processo de trabalho dinâmico e permanente, o qual tem por objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas dos problemas administrativos e estudar suas soluções de forma integrada. Com relação a esse conceito, assinale a opção INCORRETA.
Analise as seguintes afirmativas concernentes à evolução do pensamento em administração, às
organizações, à administração e ao administrador.
I. O propósito de cada organização é prestar algum serviço, produto ou benefício à sociedade
em geral e a cada cliente em particular. A atividade do administrador consiste em guiar as
organizações rumo ao alcance de objetivos, enquanto a administração representa a busca
de metas organizacionais de maneira eficaz e eficiente, por meio do planejamento,
organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.
II. A Administração Científica enfatiza as mudanças cientificamente determinadas nas práticas
administrativas como a solução para melhorar a produtividade da mão de obra e seu
principal enfoque é a racionalização do trabalho no nível operacional.
III. A perspectiva humanística da administração enfatiza o entendimento das relações, do
comportamento, das necessidades e das atitudes dos seres humanos no local de trabalho
e pode ser desdobrada em duas teorias: Escola das Relações Humanas e Teoria
Comportamental.
IV. A burocracia, segundo Max Weber, é um modelo de organização que tem como principais
características: a despersonalização do relacionamento entre os participantes, a
internalização das diretrizes, o uso da categorização como técnica do processo decisório e
a superconformidade em relação às regras e aos regulamentos da organização.
V. A Teoria de Sistemas na administração mostrou que nenhuma organização existe no
vácuo, e nenhuma organização é autônoma e livre no seu funcionamento. Pelo contrário,
cada organização vive e opera em um ambiente, do qual recebe insumos e entradas e no
qual coloca seus produtos ou saídas.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas.
A respeito do mentoring, ferramenta de desenvolvimento
profissional em que uma pessoa experiente ajuda outra menos
experiente, analise as afirmativas a seguir.
I. Os projetos de mentoring são de responsabilidade do
departamento de Recursos Humanos das empresas e
acontecem quando é prevista a substituição de um
funcionário.
II. O benefício do mentoring motiva o mentor no sentindo de
contribuir para o crescimento profissional e pessoal de um
colega.
III. O mentoring é um processo que não tem um tempo
estabelecido para o seu término.
Assinale: