De acordo com as Orientações Técnicas sobre o PAIF (2012), as ações desse serviço devem ser planejadas e avaliadas com a participação das famílias usuárias. As ações indicadas são: acolhida, oficinas com famílias, ações comunitárias, ações particularizadas e encaminhamentos. O trabalho realizado nas oficinas com as famílias deve.
De acordo com a NOB RH/2006, a capacitação dos trabalhadores do SUAS se fundamenta na educação permanente, e, portanto, deve ser realizada de forma
A proteção social básica no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiar e comunitário sendo operacionalizada no:
No âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (TNSS), a proteção social básica tem por objetivo, “prevenir situações de risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários" (BRASIL, 2012). Esse tipo de proteção tem como porta de entrada o Serviço de Proteção e Atendimento Integral á Família (PAIF), que tem por finalidade:
A Norma Operacional do SUAS 2012 define como o responsável pelo reconhecimento de entidades e organizações pertencentes da rede socioassistencial, vinculadas ao SUAS,
As oficinas devem possibilitar o acesso dos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos às atividades esportivas, culturais, artísticas e de lazer, visando garantir a integração das atividades aos objetivos gerais planejados. Nessas oficinas os orientadores sociais possuem as seguintes atribuições:
I. Organização e coordenação de eventos esportivos, de lazer, artísticos e culturais;
II. Participação em atividades de planejamento, sistematização e avaliação do Serviço, juntamente com a equipe de trabalho;
III. Participação de atividades de capacitação da equipe de trabalho responsável pela execução do Serviço;
IV. Participação de atividades de capacitação da equipe de trabalho, apenas se for necessário.
partir do exposto marque a alternativa correta.
A Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência social tem a finalidade de.
De acordo com o SUAS, a ação socioassistencial à pessoa que se encontra em situação de risco pessoal e social por ocorrência de maus tratos físicos, está prevista na proteção social:
De acordo com a Política Nacional de Assistência Social- PNAS e com o Sistema Único de Assistência Social - SUAS, proteção social especial é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. O acesso a esse tipo de proteção no âmbito da política se dá através:
Na proteção social de média complexidade encontra-se o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. No espaço físico do CREAS é materializado:
A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (TNSS), aprovada através da Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, veio padronizar os serviços socioassistenciais no âmbito do SUAS. De acordo com a Tipificação a Proteção Social Básica é composta pelo:
I. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
II. Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
III. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
IV. Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas;
V. Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua
A partir das alternativas listadas, estão corretas apenas.
A equipe de referência para oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 6 a 15 anos deve ser composta por:
I. Técnico de referência;
II. Orientador social;
III. Técnico especializado;
IV. Facilitador de oficinas.
Em relação à composição da equipe marque a opção CORRETA.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, com a criação do SUAS passou a fazer parte dos serviços socioassistenciais e, suas atividades passaram a ser denominadas de atividades socioeducativas e de convivência. Em relação ao público-alvo atendido pelo PETI têm-se:
De acordo com Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social! (SUAS), a gestão integrada consiste na articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda no âmbito do SUAS e tem como diretrizes além da centralidade da família no atendimento socioassistencial de forma integral, visando à interrupção de ciclos intergeracionais de pobreza e de violação de direitos; e as seguranças afiançadas pela Política Nacional de Assistência Social; a(o):
O princípio que gere no campo da proteção social básica, como um conjunto de ações capazes de reduzir a ocorrência de riscos e de danos sociais, é o de: