O Movimento das Relações Humanas, na década de 1920, trouxe um desafio extremo à função de Chefe de Pessoal, sendo que esse novo modelo de administração teve como base, a mudança na relação entre empregados e empregadores. Enquanto a escola clássica operava utilizando-se da força do autocratismo, o novo modelo propunha aumentar a produtividade pela eliminação dos conflitos entre os indivíduos e seus respectivos custos. Pode-se compreender que surge um novo movimento nas relações humanas dentro das organizações dando-se ênfase
A avaliação do clima organizacional permite que os gestores identifiquem características importantes referentes ao relacionamento das pessoas e ao ambiente de trabalho.
Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Permite ao gestor dimensionar e adequar a força de trabalho à demanda.
II. Permite ao gestor avaliar se a interação das pessoas e a conformação de grupos é positiva ou negativa.
III. Permite ao gestor tomar decisões para a melhoria dos resultados da empresa.
Assinale:
Segundo Chiavenato, as três eras ao longo do século XX (industrialização Clássica, Neoclássica e a era da Informação) trouxeram diferentes abordagens sobre como lidar com as pessoas dentro das organizações. A respeito das três eras citadas acima, analise as afirmativas. I. Os departamentos de recursos humanos exerciam tarefas operacionais e burocráticas. Cuidavam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais, com variadas doses de centralização e monopólio dessas atividades.
II. As equipes de gestão com pessoas proporcionam consultorias internas, para que possam assumir atividades estratégicas de orientação global, visando ao futuro e ao destino da organização e seus membros.
III. Os departamentos de pessoal eram órgãos destinados a fazer cumprir as exigências legais a respeito do emprego: admissão através de contrato individual, anotações em carteira de trabalho, contagem das horas trabalhadas para efeito de pagamento, aplicação de advertências e medidas disciplinares pelo não cumprimento do contrato, contagem de férias etc.
Cronologicamente, a sequência correta das informações acima e as suas respectivas eras encontram-se em:
O “moral da empresa” (boas relações humanas) é resultante de quatro elementos fundamentais.
Sobre esses quatro elementos, considere as afirmativas a seguir.
I. A satisfação em limitar deliberadamente o seu esforço no trabalho.
II. A satisfação com o próprio trabalho.
III. A satisfação com o grupo de trabalho a que se pertence.
IV. A satisfação com a empresa de que se é assalariado.
Assinale a alternativa correta.
Ao se dispor a trabalhar a questão motivacional como alavanca mestre para atingir os seus objetivos, a Gestão de Pessoas deve, inicialmente, certificar-se da existência de três premissas no âmbito organizacional. São elas: credibilidade, sintonia e
O conceito de relações humanas considera todo tipo de ralação social ou interação entre os indivíduos. Como tal, a opção incorreta é:
Acerca do trabalho em equipe, julgue os itens subsequentes.
A existência das equipes de trabalho reflete a necessidade do homem de somar esforços para alcançar objetivos que, isoladamente, não seriam alcançados ou o seriam de forma mais trabalhosa.
Julgue os itens a seguir, relativos ao gerenciamento de conflitos nas organizações.
Aquele que utiliza a estratégia da acomodação para gerenciar conflitos satisfaz os interesses do outro em detrimento dos próprios interesses.
Julgue os itens a seguir, relativos ao gerenciamento de conflitos nas organizações.
Em situações vitais para o bem-estar da organização, a competição é a estratégia mais adequada para o gerenciamento de conflito no caso de uma das partes saber que está com razão.
No trabalho em equipe, tratar as pessoas como objetos ou números, distanciar-se dos problemas, não considerar as idiossincrasias de determinadas pessoas ou o impacto dos eventos sobre elas, são características de um comporta- mento defensivo denominado
O trabalho em equipe também gera conflitos de relações interpessoais, denominados conflitos disfuncionais,
PORQUE
o atrito e as hostilidades interpessoais inerentes aos conflitos de relacionamento aumentam o choque de personalidades e reduzem a compreensão mútua, impedindo, assim, a realização das tarefas organizacionais com eficiência.
É correto concluir que
Qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos participantes da organização e que influencia o comportamento destes são características de