Em relação às ferramentas da gestão de qualidade, leia o excerto:
“O _____ permite que a empresa monitore e controle os seus processos. As _____ são formulários em que os dados coletados são preenchidos de forma rápida, fácil e concisa. O _____ auxilia a explorar todas as causas potenciais ou reais que resultam em um único defeito ou falha.”
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
“Para compreender o que são relações de poder, talvez devêssemos investigar as formas de resistência e as tentativas de dissociar essas relações”. Ou seja, o poder é uma relação de forças que se encontra presente, e em constante movimento, em todos os espaços sociais, sejam eles públicos ou privados, gerando tensões que se expressam em toda relação. A resistência comparece, então, como parte constitutiva dessa relação, pois ela está sempre presente, e se configura como o grito do descontentamento anunciando o exercício da liberdade. Poder tem também uma relação direta com a capacidade de se realizar algo, aquilo que se "pode" ou que se tem o "poder" de realizar ou fazer. Segundo estudo realizado por Kipnis, Schmidt, Swaffin-Smith e Wilkinson (1934), existem sete (7) dimensões da tática do poder. Sobre essas dimensões, correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
1) Razão
2) Amabilidade
3) Coalizão
4) Barganha
5) Afirmação
6) Autoridades superiores
7) Sanções
( ) Essa técnica se utiliza do apoio dos demais indivíduos para sustentar uma ideia.
( ) Essa dimensão utiliza uma abordagem mandatória, afirmando a ideia de superioridade àquele que recebe a ordem.
( ) Essa técnica utiliza dados empíricos para dar embasamento ao argumento abordado.
( ) Essa técnica utiliza recompensas e/ou punições àqueles que vão ao encontro de uma ideia, ou de encontro a ela.
( ) Utiliza-se da negociação por meio de troca de benefícios para obter apoio no alcance de determinado objetivo.
( ) Busca o apoio de membros de cargos altos na entidade, ou em um nível acima daquele que possui a ideia.
( ) Utiliza o relacionamento com quem se deseja exercer a influência (subordinado ou superior); elogios, postura humilde e clima amigável são abordados nessa estratégia.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Em relação à postura profissional e às relações interpessoais, julgue o item
Pessoas manipuladoras apresentam uma relação tática com os demais, mas tendem a não explorar a culpabilidade nem suas tradições e seus escrúpulos.
No que diz respeito à centralização, à descentralização, à concentração, à desconcentração, à organização administrativa da União e à administração direta e indireta, julgue o item
A descentralização administrativa ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuições que não decorrem do ente central
O quadro abaixo apresenta os quatro tipos de comportamentos e suas principais características.
A correlação correta entre as colunas é
Um grupo transforma-se em equipe quando seus integrantes procuram resolver os problemas que afetam seu funcionamento, obedecendo a um ciclo de vida para formação de equipes. A fase do ciclo de vida denominada de “Controle” caracteriza-se por
A inteligência emocional é a capacidade do indivíduo de identificar e administrar referências e informações emocionais. Essa competência do comportamento interpessoal é composta de cinco dimensões, entre as quais está a empatia. Essa dimensão é a capacidade de
Em relação à postura profissional e às relações interpessoais, julgue o item
Pessoas com um estilo agressivo tendem a dominar os outros e a ignorar e a desvalorizar o que fazem.
No que diz respeito à centralização, à descentralização, à concentração, à desconcentração, à organização administrativa da União e à administração direta e indireta, julgue o item
São características da descentralização territorial a delimitação geográfica e a capacidade administrativa genérica.
O ponto de partida para entender o comportamento humano no local de trabalho é compreender o relacionamento entre indivíduos nas organizações e a natureza das diferenças individuais. As diferenças individuais são características que variam de pessoa para pessoa e, normalmente, podem ser
A perspectiva do favoritismo intragrupo considera que vemos os membros de nosso grupo como melhores que os outros e as pessoas de fora como todas iguais. Portanto, tal perspectiva abre caminho fácil para a
O século XXI tem trazido grandes desafios para as organizações, notadamente para suas áreas de Gestão de Pessoas. O conceito de Gestão Estratégica de Pessoas, utilizado de forma quase generalizada por organizações de diversos portes, traz, em si, comportamentos quase obrigatórios e que seriam inimagináveis em boa parte do século passado. Nas alternativas, há uma em que a atitude quanto ao tratamento do ser humano organizacional é tipicamente do século XX. Assinale-a.
Em relação à postura profissional e às relações interpessoais, julgue o item
É correto afirmar que talento e aptidão sejam sinônimos, refletindo o que é desenvolvido como resultado de treino e experiência.
No que diz respeito à centralização, à descentralização, à concentração, à desconcentração, à organização administrativa da União e à administração direta e indireta, julgue o item
As empresas públicas e as sociedades de economia mista poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos ao setor privado.
Um funcionário que ocupava um cargo de supervisor declarou que a maior parte do seu tempo era dedicada a interagir com os membros de sua equipe, orientando-os nas suas tarefas e levando-os à realização dos seus objetivos. Posteriormente, o funcionário foi promovido a gerente, e seu tempo passou a ser dedicado a elaborar orçamentos e programar o trabalho dos subordinados.
O funcionário desempenhou essencialmente, nos cargos de supervisor e de gerente, os seguintes papéis, respectivamente: