Atualmente, em muitas organizações públicas brasileiras, as unidades responsáveis pela gestão de pessoas ainda realizam exclusivamente as atividades relacionadas a folha de pagamento, cadastro, aposentadoria e pensão e, em algumas organizações, desenvolvem ações pontuais de treinamento e desenvolvimento. Para a mudança do modelo que considera apenas a administração de pessoal pelo modelo de gestão estratégica de pessoas, alguns aspectos precisam ser incluídos como diretrizes de uma política de gestão estratégica de pessoas. Quanto a esses aspectos, analise as afirmativas a seguir: I A definição de critérios para a criação de carreiras que estimulem o desenvolvimento profissional e o desempenho. II A realização de concursos baseados apenas em cargos, e não em competências. III A integração da avaliação de desempenho à identificação das necessidades de capacitação. IV O estabelecimento de iniciativas de estímulo ao reconhecimento e valorização com base no desempenho do servidor. V A identificação de necessidades de capacitação que considerem exclusivamente as demandas do Plano de Logística Sustentável da organização. Está correto o que se afirma em
Considerando o Decreto nº 5.707/2006, o processo permanente e deliberado de aprendizagem que tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais é a(o)
Na folha de pagamento, devem ser registrados mensalmente todos os valores referentes à remuneração dos empregados, sendo divido em duas partes: proventos e descontos. Não representa um possível provento:
Marque a afirmativa INCORRETA quanto às principais razões pelas quais as organizações avaliam o desempenho de seus colaboradores.
Quatro fatores fazem com que dada atividade seja exercida por alguém, são elas:
Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.
O gestor que pretenda usar a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow para diagnosticar o nível atual de necessidades dos seus empregados a fim de determinar iniciativas com vistas a satisfazê-las deve ter cautela, pois não há respaldo científico para as cinco categorias da teoria, tampouco para a ideia de preponderância.
Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.
Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, os fatores higiênicos estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas, abrangem as condições em que desempenham seu trabalho e apenas evitam a insatisfação do empregado.
Detrminado órgão público realizou uma pesquisa de satisfação dos funcionários. Os resultados indicam que os funcionários não estão satisfeitos no trabalho. A área de recursos humanos não compreende o motivo dessa situação – afinal, os salários estão de acordo com os praticados no mercado, os funcionários têm estabilidade no emprego e o relacionamento com as chefias é bom.
Pela teoria de motivação dos dois fatores, de Herzberg, uma explicação para essa situação seria:
Suponha que uma determinada empresa necessite preencher uma vaga de gerente de projetos e, para tanto, tenha dado início a um processo de recrutamento para o fechamento da referida posição. Isso significa que
Uma empresa pública contratou uma consultoria especializada para implementar avaliação de desempenho objetivando melhorar a performance de seus gestores. O consultor contratado executou a avaliação tomando por base o registro dos aspectos extremos, tanto do ponto de vista negativo como positivo, em relação ao comportamento dos avaliados. Tal abordagem
Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.
O feedback é uma ferramenta dispensável no processo de trabalho coletivo, uma vez que cada servidor precisa de cumprir apenas o que foi solicitado pelo gestor para alcançar os resultados desejados.
Com relação à análise e à melhoria de processos, julgue o item a seguir.
A função de negócio refere‐se a grupos de atividades e competências especializadas, relacionadas a objetivos e tarefas particulares, no âmbito da organização.
Com relação à importância nos serviços, julgue o item a seguir.
O diferencial das empresas está em oferecer serviços reconhecidos por seus clientes. Esse reconhecimento se reverte em aumento de faturamento, em rentabilidade e, principalmente, em fidelização dos clientes.
Uma das abordagens clássicas acerca do fenômeno da motivação nos ambientes corporativos é a Teoria do Reforço, desenvolvida por Skinner, segundo a qual
Analise as posturas apresentadas abaixo:
I. Trabalhe em equipe: coopere com os outros colegas e mantenha relacionamentos positivos e produtivos com outros funcionários, sejam eles do mesmo grupo ou de diferentes setores.
II. Seja gentil, atencioso e disposto.
III. Procure ser inflexível em suas posturas e opiniões.
IV. Utilize gírias e diminutivos para criar um vínculo de proximidade com a pessoa atendida.
V. Durante o atendimento ao público, atenda telefonemas particulares ou seu celular.
VI. Evite falar alto no seu trabalho.
São posturas éticas e que devem ser adotadas em um ambiente de trabalho: