Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.
A filosofia de controle burocrático baseada em regras e sistemas de recompensas fundamenta a gestão da qualidade total nas organizações.
Etzioni desenvolveu uma tipologia de Organização e examinou como o envolvimento individual do trabalhador com a Organização e o tipo de poder nela predominante interagem para explicar o consentimento ao poder. A respeito dos tipos de poder na Organização segundo Etzioni, assinale o item correto:
Qualidade compreende a totalidade de aspectos e características de um produto ou serviço que propiciam a habilidade de satisfazer dadas necessidades. Os serviços, atualmente, respondem a 75% da força de trabalho nos países mais desenvolvidos. A isso, aplicam-se a qualidade algumas dimensões-chave. Analise as seguintes afirmações a respeito das dimensões-chave da qualidade na prestação de serviços: I. O tempo o quanto um consumidor deve/pode esperar; II. A cortesia compreende a saudação dos funcionários de frente a cada consumidor; III. A consistência compreende os serviços da mesma forma para cada consumidor; IV. A precisão compreende a realização correta do serviço, desde a primeira vez. É correto afirmar que:
Quanto ao equilíbrio organizacional, aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas e ao comportamento organizacional, julgue o item a seguir.
De acordo com a teoria de Herzberg, a satisfação dos fatores higiênicos, além de evitar que as pessoas fiquem desmotivadas, produz nelas motivação.
Em relação aos principais teóricos e às suas contribuições para a gestão da qualidade, ao ciclo PDCA e às ferramentas de gestão da qualidade, julgue o item subsequente.
A qualidade total está baseada no empoderamento (empowerment), que significa proporcionar aos gerentes as habilidades e a autoridade para tomar decisões que tradicionalmente eram dos funcionários.
A ideia de divisão do trabalho corresponde ao procedimento de dividir o total de tarefas em pequenas partes, de modo que cada uma das quais é desempenhada por uma só pessoa ou equipe.
Considerando-se tal conceito, é correto afirmar que uma vantagem da divisão do trabalho é a (o)
O Ciclo PDCA, também conhecido como ciclo de Deming ou de Shewhart, é uma ferramenta de gestão, composta de quatro etapas, que visa controlar e melhorar os processos e produtos de uma forma contínua, sem intervalos ou interrupções.
Assinale a alternativa que apresenta uma etapa do ciclo PDCA de forma incorreta:
Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.
A gestão da qualidade total enfatiza o trabalho em equipe para aumentar a satisfação do cliente e diminuir os custos da organização.
A gestão da qualidade pode ser apresentada como atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços e garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes. Alguns princípios de gestão da qualidade podem e devem ser observados por qualquer organização. Assinale a alternativa que não representa essa realidade conceitual:
Em uma organização, cinco gerentes foram avaliados de acordo com o instrumento conhecido como grade (ou grid) gerencial, proposto por Blake e Mouton, que analisa comportamentos de liderança com base em duas dimensões: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. Os resultados da avaliação estão apresentados abaixo:
Cada gerente está representado pela letra G, seguido de um número de identificação, de 1 a 5.
De acordo com o modelo proposto por Blake e Mouton, é correto afirmar que:
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.
A partir dos anos 1950, a gestão da qualidade foi deixando de ser uma simples análise do produto ou do serviço e passando a constituir uma preocupação da empresa como um todo.
A Gestão pela Qualidade busca a satisfação dos usuários. Neste sentido, este tipo de gestão desenvolveu ferramentais para se atingir este objetivo. Dentre estes ferramentais destacam-se o Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa, e o Ciclo PDCA, que é uma SIGLA em inglês e esboça em suas letras as etapas que devem ser seguidas para se atingir a qualidade: Plan, Do, Check,Act. Esta sigla em português significa:
Relacione as ferramentas de gestão de qualidade, listadas a seguir, às suas respectivas funções.
1- Carta Controle
2- Matriz GUT
3- Diagrama de Ishikawa
( ) Gráfico utilizado para monitorar a variabilidade de um processo, verificando causas comuns e especiais.
( ) Representação das potenciais causas que podem levar a um problema específico.
( ) Tabela que trabalha com a priorização da resolução de problemas.
Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
O sistema integrado de gestão de materiais que procura eliminar perdas pela diminuição do estoque, produzindo os bens e os serviços nas quantidades e no exato momento em que são necessários, minimizando custos, retrabalho e otimizando processos é o denominado: