Uma instituição estava com o quadro de colaboradores defasado e, visando recompô-lo, instituiu processo seletivo para dois cargos. O cargo I exige nível fundamental de formação educacional, pois suas tarefas são predominantemente braçais, de pouca complexidade, realizadas por períodos curtos e de forma individualizada. O cargo II exige nível avançado de formação em áreas específicas e alta especialização para o desempenho das atividades, as quais serão desenvolvidas em equipe de alto desempenho com foco em solução de problemas.
Para que o referido processo seletivo possibilite a seleção dos melhores candidatos, indica-se a realização de
Assinale a opção que apresenta característica da síndrome de burn out.
Os pesquisadores Zanelli e Bastos (2004 ), defendem que as atividades realizadas pelo psicólogo organizacional implicam em diferentes níveis de intervenção. "Um primeiro nível, mais superficial, é o técnico, em que o profissional se responsabiliza por intervir em processos a partir de instrumentos e procedimentos conhecidos ou disponíveis. Um segundo nível- o estratégico- inclui a possibilidade do profissional participar das estratégias que incorporam aquela atividade específica. Finalmente, o terceiro nível, indica a possibilidade de intervenção no plano da formulação de polrticas globais para a organização, que se desdobram em ações estratégicas e técnicas congruentes." ZANELLI, J. C.; BASTOS, A. V. B. Inserção profissional do psicólogo em organizações e no trabalho. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (orgs). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: ArtMed, 2004, p. 479. Considerando os níveis de intervenção da psicologia organizacional propostos por Zanelli e Bastos (2004), o psicólogo que entra em exercício na área de gestão de pessoas de uma Instituição Federal de Ensino (IFE) e pretende atuar no nível estratégico e na formulação de políticas globais desta instituição antes de intervir precisa:
1) Conhecer o Plano de Desenvolvimento Institucional da IFE e estudar a fundo o Planejamento da Estratégico da IFE, ou seja, compreender a metodologia utilizada no planejamento, os principais objetivos estratégicos, metas e indicadores diretamente relacionados às áreas de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT);
2) Identificar a legislação externa e interna que normatiza os processos de avaliação de desempenho e capacitação e que normatizam as intervenções relacionadas à área de QVT;
3) Compreender a estrutura organizacional da instituição, organograma, as instâncias de decisão e a as regras para escolha dos cargos de gestão;
4) Identificar as principais críticas - oriundas, por exemplo, de grupos de servidores ligados ao sindicato e/ou outros grupos de oposição à atual gestão- que atual gestão da IFE sofre em relação às suas políticas de gestão de pessoas; e
5) Contatar outras I FEs reconhecidas por boas práticas na área de Desenvolvimento de Pessoas e QVT;
Sobre os conceitos abordados nos 5 itens listados acima, assinale a alternativa INCORRETA dentre as mostradas abaixo.
Historicamente a prática do psicólogo organizacional esteve mais voltada para os processos de administração de recursos humanos. Na última década tem se consolidado a atuação deste profissional em atividades consideradas emergentes (Zanelli, 2002). Desta forma, assinale a alternativa em que explicita o que se pode considerar como um campo emergente de atuação do psicólogo organizacional e do trabalho nos dias atuais.
São consideradas necessidades na pirâmide de Maslow:
O processo de gerar novo conhecimento transformando conhecimento tácito em outro conhecimento tácito denomina-se
Em determinado setor, o gerente estabeleceu critérios próprios para avaliar sua equipe, com tendência a ser mais complacente com os erros dos seus liderados.
Assinale a opção que apresenta o erro de avaliação observado na conduta desse gerente.
Uma das condições necessárias para o estabelecimento de um contexto capacitante, essencial para o desenvolvimento dos colaboradores e para a aprendizagem organizacional, consiste no fortalecimento da
Na avaliação de programas de treinamento, a avaliação de impacto mede
Sobre a composição de grupos e equipes de trabalho no contexto organizacional compreende-se que
Os modelos de organização do processo de produção têm um impacto direto sobre as relações sociais e políticas no ambiente de trabalho. De acordo com a literatura (Zanelli, Borges-Andrade e Bastos, 2004) há três grandes sistemas de produção importantes para a compreensão das relações de trabalho ao longo do tempo.
A partir deste parâmetro, assinale a segunda coluna de acordo com a primeira.
I- Taylorismo
II- Fordismo
III- Toyotismo
( ) Sistema de produção voltado para a produção de mercadoria com uma mão de obra multifuncional e com qualificação. Os trabalhadores são treinados e qualificados para conhecer todas as fases da produção.
( ) Organização industrial que tem como principal característica a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
( ) Sistema de produção com o objetivo de reduzir ao máximo os custos de produção para baratear o produto que poderá ser vendido para um maior número possível de consumidores.
A sequência CORRETA é
Quando nos deparamos com a chamada Violência Velada (MESSA, 2010), encontramos o conceito de Assédio Moral e Assédio Sexual. O Assédio Sexual faz parte do Assédio Moral e é definido na Lei 10.224, de 15 de maio de 2001. O Assédio Moral é um fenômeno mundial e atual. Levando-se em consideração esses dois tipos de Violência Velada, analise as afirmativas abaixo:
I. O Assédio Sexual ocorre somente no ambiente de trabalho.
II. De acordo com GUIMARÃES; RIMOLI (2006, apud MESSA), o Assédio Moral ascendente é quando a pessoa com poder assedia outra pessoa de nível hierárquico inferior.
III. Para LEYMANN (1990, apud MESSA), o Assédio Moral passa por quatro fases. Uma delas é a Fase de Mobbing em que a empresa faz uma intervenção.
Assinale a alternativa correta:
Os comportamentos típicos do líder que exerce sua função na equipe a partir de uma perspectiva transformacional de liderança incluem
Para a psicologia das organizações, as principais causas do absenteísmo numa organização são:
I. uma precária integração do trabalhador com as tarefas que lhe correspondem.
II. a diminuição da produtividade e, consequentemente, no lucro da organização.
III. problemas de transporte para que o empregado chegue ao seu trabalho.
IV. cúmplices ambientais internos, como cantinas, cafezinhos e áreas de lazer.
Com relação a administração de recursos humanos (ARH) e suas relações, julgue os itens a seguir.
O método das escalas gráficas é o mais utilizado para avaliação de desempenho. Quando se utilizam escalas gráficas contínuas, os graus de variação dos fatores de avaliação já estão previamente fixados, como, por exemplo, de 1 a 10.