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Se, em uma entrevista de seleção, o psicólogo pedir ao entrevistado que faça um relato de como agiria em uma dada situação profissional vivenciada, o psicólogo terá realizado uma entrevista do tipo

Acerca da cultura organizacional, julgue os itens subsequentes.

As práticas de socialização possibilitam a adaptação de novos funcionários à cultura organizacional dominante. Como exemplo de práticas socializadoras, podem ser citadas as individuais, as seriadas, as aleatórias, as formais e as informais.

Julgue os itens seguintes, relativos às novas formas de conceber

e propor ações em treinamento e desenvolvimento para a educação

continuada.

O Modelo de Avaliação Integrado Somativo (MAIS), utilizado como referência para o desenvolvimento do plano de gestão de treinamento, desenvolvimento e educação, contém como componentes e indicadores os moderadores de cenário, as ações, os insumos e os sistemas e processos.

Julgue os itens a seguir, referentes ao bem-estar no trabalho e aos

temas associados à saúde do trabalhador.

A psicodinâmica do trabalho busca dialogar com áreas como a ergonomia e a psicometria, a partir do prisma da complementaridade, na tentativa de recuperar a dialética, de construir caminhos para uma psicologia concreta e de superar a compreensão de percepções de prazer e sofrimento no trabalho.

No que se refere à capacitação de pessoas, julgue o próximo item.

Treinamento refere-se a um processo de aperfeiçoamento que

visa aprimorar o desempenho do profissional no cargo, ao

passo que capacitação consiste no processo de disseminação de

novas técnicas para o desenvolvimento de competências

voltadas à progressão e à obtenção de novas responsabilidades

ou atribuições na organização.

Acerca da atuação do psicólogo na interface

saúde/trabalho/educação, julgue os itens que se seguem.

Em um contexto organizacional em que existam

relações contraditórias, como, por exemplo, a relação

empregador-empregado, exige-se do psicólogo um

compromisso ético e social como eixo fundamental e

transversal à sua atuação.

Com relação aos fatores que interferem no comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Metas claras, feedback imediato e a presença de desafios moderados desencadeiam um estado de flow, ou seja, de intenso envolvimento positivo com as tarefas de trabalho.

Acerca do recrutamento e seleção de pessoas nas organizações,

julgue os itens a seguir.

Ao conduzir entrevistas de seleção que geram dados

comparáveis ao longo do tempo, valendo-se de medidas

alternativas acerca do perfil desejado de candidatos, o

psicólogo utiliza uma técnica que possui validade de medida.

A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas

organizações, julgue os itens seguintes.

Ao analisar tarefas e identificar o ambiente, as estratégias e os

recursos para se determinar onde, quem e o que precisa ser

treinado nas organizações, o psicólogo realiza levantamento de

necessidades de treinamento.

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho humano nas

organizações, julgue os itens subsequentes.

Erro de recenticidade ou de imediatismo é detectado por

psicólogos nas avaliações de desempenho quando se observa

opiniões ou notas emitidas por avaliadores fundamentadas em

comparações recentes entre pessoas no trabalho.

A respeito do absenteísmo nas organizações, julgue os itens

seguintes.

O absenteísmo pode ser minimizado com a redução da jornada

de trabalho, com o trabalho em casa (home office) e, sobretudo,

com a reciclagem profissional por meio do treinamento

contínuo e intensivo.

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de equipes

e gestão de mudanças.

As equipes constituem uma forma eficaz de organização do trabalho, por se ajustarem a tarefas simples ou complexas, interdependentes ou autônomas, orientadas para resultados únicos ou diversificados.

Acerca da cultura organizacional, julgue os itens subsequentes.

Uma cultura organizacional dominante precisa de elevado grau de formalização, isto é, procedimentos e regulamentos que revelem a departamentalização dos processos e meios de documentar as ações da organização.

Julgue os itens seguintes, relativos às novas formas de conceber

e propor ações em treinamento e desenvolvimento para a educação

continuada.

As trilhas de aprendizagem, estratégias bem definidas para a montagem de cursos nas organizações, apresentam como diferencial a possibilidade de o trabalhador cumprir etapas de forma autônoma e no seu próprio ritmo de aprendizagem.

Julgue os itens a seguir, referentes ao bem-estar no trabalho e aos

temas associados à saúde do trabalhador.

Os modelos de estratégias de qualidade de vida no trabalho, que surgiram como alternativa aos sistemas tayloristas/fordistas, fortaleceram a prevenção da saúde dos trabalhadores nas organizações ao proporem compensação justa, segurança e saúde no trabalho, oportunidade de crescimento e garantias constitucionais para os trabalhadores.

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