Julgue o item a seguir, acerca do adoecimento do trabalhador, das competências do psicólogo de gestão de pessoas e de sua relação com as diferentes equipes de saúde.
Com o objetivo de promover a saúde ou reduzir o estresse do trabalhador, é adequado que o psicólogo inclua em sua prática oficinas ou diferentes tipos de grupos que envolvam profissionais de variadas áreas da instituição, como, por exemplo, administradores e advogados.
Julgue o próximo item, relativo ao comportamento humano, às peculiaridades ambientais e à dinâmica do trabalho.
Em situações de acidente no trabalho que causam lesão clinicamente significativa e dor, é esperado que o trabalhador interrompa a tarefa de imediato porque a percepção de dor é proporcional à lesão e induz e demanda a interrupção da atividade.
Considerando o planejamento estratégico e a gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.
A combinação entre planejamento estratégico e gestão de pessoas resulta na gestão estratégica de pessoas, a qual atua para que a organização alcance seus objetivos.
Com relação a comportamento organizacional, julgue o item que se segue.
O gerenciamento de conflitos por meio do conflito programado estimula um debate de pontos de vista opostos para se entender melhor uma situação-problema.
Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue o item a seguir.
Eventos educacionais de curta e média duração focados na melhoria do desempenho funcional e na qualificação profissional contínua são exemplos de treinamento nas organizações.
No que se refere à educação corporativa e ao coaching, julgue o item que se segue.
Tanto coaching quanto mentoring referem-se ao processo de troca de experiências e aprendizagens entre o profissional mais experiente e o profissional sob sua orientação.
Acerca de gestão por competências nas organizações, julgue o item seguinte.
O conceito de competência pode ser utilizado como referencial para a construção de instrumentos de gestão e como forma de compreender a gestão de pessoas nas organizações contemporâneas.
Acerca de gestão de desempenho nas organizações, julgue o item subsequente.
As decisões gerenciais sobre remuneração tomadas com base nos resultados de avaliações de desempenho contribuem para o desenvolvimento individual e para o aprimoramento do desempenho.
Considerando que, com a iminente aposentadoria de grande parcela dos servidores de determinado órgão público e a consequente perda de conhecimentos organizacionais estrategicamente imprescindíveis, o setor competente tenha decidido pela implantação de uma política de gestão do conhecimento, julgue o item a seguir.
Para a efetiva implantação da política no órgão, um conjunto de práticas de gestão do conhecimento deverá ser estabelecido para cada um dos seguintes fatores críticos: humano, organizacional, tecnológico e gerencial.
Considerando que o setor de gestão de pessoas de determinado órgão público tenha sido incumbido do planejamento de um sistema de seleção interna para a ocupação de postos gerenciais, julgue o seguinte item.
No caso de o órgão dispor de uma política de gestão de desempenho, o setor poderá utilizar com segurança os resultados das avaliações de desempenho individual se, antes, atestar a validade de construto das medidas pertinentes e a sua capacidade de predizer com êxito o desempenho real dos gestores.
O setor de gestão de pessoas de determinado órgão público, alarmado com os altos índices de rotatividade e absenteísmo recentemente constatados no órgão, decidiu intervir no caso.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Uma forma de identificar os motivos da rotatividade de pessoal no órgão consiste no cruzamento estatístico dos dados de rotatividade com os resultados de pesquisas de clima ou de suporte organizacional, cujos componentes figuram como antecedentes supostos de rotatividade.
Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.
No caso de problemática circunscrita a determinada unidade organizacional, grupos focais poderão ser utilizados para apreender as opiniões de cada participante sobre algum assunto e compará-las entre si, até que se encontre um padrão coletivo nas respostas verbalizadas.
Um psicólogo foi denunciado por suspeita de ter sido conivente com ações irregulares ao trabalhar junto a uma empresa prestadora de serviços de recolocação profissional. Essa empresa recebia currículos, convocava candidatos para a realização de testes psicológicos aplicados por esse psicólogo, e encaminhava os candidatos selecionados para preenchimento das vagas no mercado de trabalho. De acordo com a denúncia, após o processo seletivo, o psicólogo fazia devolutivas dos resultados aos candidatos que pagavam antecipadamente para participar dos testes psicológicos, não explicava a conclusão a que chegara a partir da avaliação feita, não apresentava com clareza os motivos que levavam os candidatos a não serem aprovados para o cargo pretendido e apresentava relatórios incompletos, referentes ao processo seletivo em que cada candidato convocado estava envolvido.
Considerando a situação hipotética apresentada, os dilemas éticos e as resoluções do Conselho Federal de Psicologia, julgue o item a seguir.
Após o resultado do processo de seleção, o psicólogo deveria ter disponibilizado a todos os candidatos o relatório completo, com os nomes dos aprovados, a exposição dos motivos que embasaram a aprovação e os motivos que levaram à não aprovação do candidato ao cargo pretendido.
São fatores apontados como responsáveis pela maneira por meio da qual os sintomas de doença são percebidos pelo indivíduo: senso de coerência, rede social e grau de
Julgue o próximo item, relativo ao comportamento humano, às peculiaridades ambientais e à dinâmica do trabalho.
Para que uma variável ou situação seja considerada fator de risco para o desenvolvimento do estresse no ambiente de trabalho, ela precisa estar relacionada à quantidade de tarefas ou ao relacionamento com a chefia imediata ou com pares.