Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a relação transferencial no âmbito educativo
Visando trabalhar a temática da inclusão de pessoas com necessidades especiais, uma instituição educacional implantou um projeto pedagógico que consistiu em instituir que, a cada dia, diferentes estudantes utilizassem uma cadeira de rodas para se locomover. A ideia baseou-se na concepção de que, ao experimentar essa condição, os estudantes que não precisam de cadeira de rodas poderiam compreender melhor os colegas cadeirantes matriculados na instituição. Considerando as discussões referentes à prática de inclusão, o psicólogo escolar e educacional foi convidado a contribuir com o projeto. Nesse contexto espera-se que esse profissional se posicione no seguinte sentido:
A violência em instituições educacionais tem sido objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento. No que diz respeito ao enfrentamento de atos violentos nas relações entre pares, o psicólogo escolar e educacional deve:
Segundo Dermeval Saviani, no século XX, as tendências do pensamento pedagógico brasileiro podem ser esquematicamente apreendidas em duas temporalidades: uma marcada pela aspiração da Pedagogia a um estatuto pedagógico, e uma segunda, marcada pela suspeição da ciência (a partir de 1980).
São características da segunda temporalidade:
I. Adoção da avaliação da aprendizagem por meio de provas nacionais.
II. O diálogo da Pedagogia com a Sociologia e a Economia da Educação.
III. Em lugar das metanarrativas entram em cena os jogos de linguagem.
IV. Emergência da Didática Psicológica.
V. Configuração de uma verdadeira Pedagogia da exclusão.
Está correto o que se afirma APENAS em
Não é um aspecto presente no arcabouço teórico das principais correntes da psicologia:
Piaget afirma que, no estágio pré-operatório, as crianças apresentam certas características que limitam a possibilidade do estabelecimento de trocas intelectuais equilibradas. La Taille (1992) afirma que, neste estágio, falta à criança:
1) a capacidade de aderir a uma escala comum de referência quando em diálogo com outra no mesmo estágio;
2) uma regulação essencial do raciocínio que a obrigue a levar em conta o que disse em princípio para construções discursivas ulteriores;
3) a facilidade em colocar-se no ponto de vista de outrem.
Essas três características juntas representam o que Piaget denomina:
Assinale a alternativa incorreta. A atividade psicopedagógica tem como objetivos:
Não é uma classificação válida de diagnóstico psicopedagógico:
Na teoria de Lev Vygotsky, a diferença entre o desempenho de uma criança sozinha e o desempenho do mesmo infante sob orientação de um adulto é explicada pelo conceito de:
Não é uma recomendação válida para professores de alunos com síndrome de Down:
A Psicopedagogia é o campo de saber que se constrói a partir de dois saberes:
O primeiro centro psicopedagógico foi criado:
Não é um dos deveres do Psicopedagogo que constam em nosso Código de Ética:
Analise as afirmativas abaixo referente as funções do psicopedagogo na instituição escolar: I- Atuar preventivamente de forma a garantir que a escola seja um espaço de aprendizagem para todos. II- Realizar avaliação diagnóstica institucional com o objetivo de levantar as necessidades e prioridades da instituição. III- Mediar a relação entre profissionais especializados e escola nos processos terapêuticos. IV- Realizar, em parceria com a coordenação e direção, encontros com pais e professores para discutirem e planejarem mecanismos de intervenção que favoreçam o processo de aprendizagem da comunidade envolvida. V- Encaminhar, quando necessário, os casos de dificuldades de aprendizagem para atendimento com especialistas em centros especializados. Estão CORRETAS as afirmativas;
A formação em Psicopedagogia deve propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências compatíveis com as demandas sociais, contemporâneas e/ou potenciais. Assinale a alternativa CORRETA relacionada a habilidades e competências do psicopedagogo: