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O projeto político pedagógico (PPP) “é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola”, portanto, sua construção depende:

Anna Rosa F. Santiago (In: Veiga, 2010) defende que se
pretendemos inscrever a escola na ordem das mudanças
institucionais exigidas pelo atual momento histórico é
preciso que o projeto político-pedagógico (PPP) assumido
pela comunidade escolar esteja estruturado em dois
eixos básicos reciprocamente determinantes

O Projeto Político Pedagógico de uma escola é um importante referencial para o planejamento das ações de intervenção pedagógica, cuja finalidade maior é garantir o direito ao pleno acesso à educação por parte de todas as crianças. Dessa forma, os PPPs têm por função concretizar valores comunitários e balizar as ações adotadas pelas instituições de ensino, inclusas aquelas destinadas à educação infantil. Esse princípio, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, está diretamente relacionado ao conceito de:

A respeito da Proposta Pedagógica, analise os itens abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

 

  1. A proposta pedagógica, construída coletivamente e concretizada num bom planejamento, é o ponto de partida para o sucesso da escola.
  2. A Proposta Pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade.
  3. A Proposta Pedagógica formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos, líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional.
  4. A Proposta Pedagógica da Escola deve ser orientada, acompanhada e aprovada pelo Conselho Municipal de Educação.
  5. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e pedagógica.
  6. Também chamada de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo, a proposta pedagógica pode ser comparada ao que o educador espanhol Manuel Álvarez chama de "uma pequena Constituição".
  7. Além da LDB, a proposta pedagógica deve considerar as orientações contidas nas diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Estão CORRETAS as afirmativa:

No documento Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social, que integra o material didático-pedagógico do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, compreende-se que os diferentes segmentos que compõem a unidade escolar e a comunidade local, especialmente os membros do Conselho Escolar, podem favorecer a construção da cidadania. Nessa direção, é importante considerar a multiplicidade de formas de atuação ao alcance das escolas e de seus profissionais.

Com base no referido documento, é correto afirmar que o projeto político-pedagógico,

Com relação ao contexto escolar, a escola deve ser entendida como espaço real de participação e transparência como princípios da gestão democrática. Contudo, observamos a necessidade da escola pública buscar de fato uma educação transformadora que possibilite ao educando tornar-se capaz de atuar de forma ética e participativa em seu ambiente local e global. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

  1. A democratização da gestão na escola encontra muitos desafios em sua efetivação, sendo um deles a lógica centralizadora na figura do diretor que constitui o dia a dia das escolas em espaços impeditivos à participação da comunidade, sem momentos de discussão e reflexão acerca do processo educativo.
  2. O projeto político - pedagógico concebido em visão dialógica e democrática deve ser resultado apenas da perspectiva da equipe gestora.
  3. A gestão democrática deve garantir mecanismos e condições para que espaços de participação, discussão e tomada de decisão possam ser concretizados no cotidiano escolar.

Assinale

Sobre o nascimento do Projeto Político Pedagógico após a Constituição Federal de 1988, para dar autonomia às escolas na elaboração da própria identidade, sendo esse projeto referencial de quaisquer instituições de ensino, analise as assertivas a seguir:

I. É um processo democrático, construído por todos os interessados, sejam eles: Equipe Administrativa, Diretor geral, Diretor adjunto, Secretário, Auxiliares de secretaria, Agente administrativo, Equipe Pedagógica, Coordenador pedagógico, Orientador pedagógico, Orientador educacional, Supervisor escolar, Funcionários, professores, auxiliares (exceto Serventes, Merendeiras), Inspetores, Alunos, pais e comunidade em geral.

II. Planejar e construir um PPP é ter compromisso com uma educação de qualidade e participativa, é a união entre escola e comunidade, comunidade e escola, pois ambos são indissociáveis. É trilhar um caminho com foco na aprendizagem, participar de opiniões e responder os questionamentos.

III. O Projeto Político Pedagógico não deve ser elaborado apenas para cumprir uma determinação legal, muito menos ficar engavetado ou ausente do cotidiano escolar.

Assinale

A discussão acerca da necessidade de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico se fundamenta nos princípios de:

De acordo com as reflexões de Vasconcellos (2006) sobre o projeto político-pedagógico – PPP, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O PPP é considerado o plano global da escola, sendo um instrumento teórico-metodológico para intervenção e transformação da realidade.
( ) Não há distinção clara entre o PPP e o regimento escolar, uma vez que a elaboração de ambos é de competência da escola e que abordam o detalhamento administrativo e jurídico da instituição.
( ) Sendo uma das partes do marco referencial, o marco situacional expressa o ideal específico da instituição, englobando as dimensões
pedagógica, comunitária e administrativa do trabalho escolar.
( ) Cabe na realização do diagnóstico as seguintes tarefas: conhecer a realidade, julgar a realidade e localizar as necessidades.

Assinale a sequência correta.

Sobre o Projeto Politico-Pedagógico, coloque “V” para o que for verdadeiro e “F” para o que for falso.
-
(  ) Define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.
(  ) Indica a direção a seguir para gestores, professores, funcionários, alunos e famílias.
(  ) Serve de parâmetro para discutir experiências e ações de curto, médio e longo prazos.
(  ) Deve ser inflexível para não se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Assinale a alternativa com as respostas dadas:

Dentre os princípios que fundamentam o Projeto Político Pedagógico, temos:

De acordo com Padilha (2001), a estrutura básica referencial do projeto político pedagógico da escola compõe-se de:

o conceituar o projeto político - pedagógico, Ilma Passos Alencastro Veiga assim se refere a este documento:

 

"O projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade. Nesta caminhada, será importante ressaltar que o projeto político-pedagógico busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade." Sobre o projeto político-pedagógico, é correto afirmar que:

No que tange ao entendimento de que o Projeto Político Pedagógico de uma escola é um processo democrático, construído por todos os interessados, analise: I. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. II. É político no sentido de ser um compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. III. Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos IV. O PPP de uma escola deve ser construído a fim de orientar o cumprimento da principal função de uma escola: ensinar o conteúdo curricular. Assinale

Enquanto planejamento participativo, o Projeto Político Pedagógico, além de se configurar num instrumento de intervenção na realidade escolar, também proporciona a organização do espaço escolar. Configuram-se aspectos da construção coletiva do Projeto Pedagógico:

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