Complete o parágrafo abaixo com a alternativa CORRETA que segue:
―O projeto político pedagógico é peça fundamental no ___________________ de uma instituição de ensino. Reflete as _________________de escolha, as ________________________ para as ações da escola. Caracteriza-se por ser um documento __________________________ e por definir a ____________________da escola.‖
No decorrer de uma aula o professor percebe dificuldades de aprendizagem em um determinado aluno; estas dificuldades já são perceptíveis a um bom tempo e atrapalham o desenvolvimento da criança. O aluno parece desmotivado e triste. Leia as assertivas abaixo:
I – Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor informa a equipe diretiva da escola (direção ou coordenação conforme combinados internos) para que juntos conversem com a família propondo um encaminhamento para profissional especializado no sentido de buscar um diagnóstico mais detalhado.
II- Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor busca desenvolver um trabalho diferenciado, verificando onde estão as maiores dificuldades, trabalhando com livros, materiais concretos, jogos e atividades lúdicas que auxiliem no desenvolvimento da criança.
III - Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor encaminha a criança para classe de apoio ou nivelamento para que a mesma retorne quando a dificuldade estiver sanada.
IV - Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor aguarda diagnóstico especializado para a partir desta definição especializadas desencadear atividades que estejam dentro da sua área de atuação.
Assinale a alternativa que contem as respostas INCORRETAS:
O Projeto Político Pedagógico é importante documento da escola. Quanto a este documento é INCORRETO afirmar:
“O real é que levar à prática o necessário é uma tarefa difícil para a escola. Conhecer as dificuldades e compreender em que derivam (ou não) de necessidades legítimas da instituição escolar constituem passos indispensáveis para construir alternativas que permitam superá-las. É por isso que, antes de formular soluções – antes de desdobrar o possível -, é preciso enunciar e analisar as dificuldades."
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário)
A tarefa descrita pela autora é difícil porque:
I. A escolarização das práticas de leitura e de escrita apresenta muitas facilidades e o professor, às vezes, se perde nas sequências.
II. A inevitável distribuição dos conteúdos no tempo pode levar a unificar o objeto de ensino.
III. A necessidade institucional de controlar a aprendizagem leva a pôr em segundo plano somente os aspectos mais acessíveis à avaliação.
Está correto o que se afirma em:
Muito se discute sobre a importância da família na escola. Assim, para uma escola que deseja aproximar a família do espaço educativo é INCORRETO:
O conjunto de regras que norteiam e regulam a estrutura e o funcionamento escolar, além de definir a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar e estabelecer direitos e deveres de todos que convivem no ambiente é denominado:
Considere o seguinte trecho do decreto nº 5.626/2005, que trata do uso e difusão da Libras: “O professor da educação básica bilíngue, aprovado em exame de PROLIBRAS, pode exercer a função de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, cuja função é distinta da função de_____________”. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto apresentado.
Com relação ao arquivo escolar, assinale as alternativas com V verdadeiro ou F falso: ( ) O arquivo escolar pode ser organizado como: ativo, passivo ou único. ( ) O responsável direto pelo arquivo é o assistente de educação. ( ) O arquivo morto (passivo) refere-se exclusivamente aos assentamentos dos professores. ( ) O arquivo ativo contém todas as pastas de assentamentos individuais e todos os documentos que se referem a alunos, funcionários e professores em atividade na Unidade Escolar. De acordo com as indicações acima, conclui-se que:
Para um trabalho integrado, é indispensável ao Orientador Educacional:
Existem diversas formas de abordar a questão das relações entre educação e cultura(s) no contexto escolar. Uma delas, modelo próprio de educação multicultural para ser um referente no dia a dia das salas de aula, constitui-se em uma dimensão denominada pedagogia da equidade que está corretamente explicitada em:
Os estudos mais recentes no campo da Educação Especial enfatizam que as definições e uso de classificações, devem ser contextualizadas, não se esgotando na mera especificação ou categorização atribuída a um quadro de deficiência, transtorno, distúrbio, síndrome ou aptidão. Considera-se que as pessoas se modificam continuamente exigindo uma atuação pedagógica voltada para alterar a situação de exclusão, reforçando a ideia de que para a promoção da aprendizagem de todos os alunos, são importantes os ambientes:
A Educação Infantil é o momento de interação da criança com o mundo, com todos os que a cercam e com ela mesma. Com isso, o desenvolvimento da criança deve ser acompanhado desde o nascimento. Conforme Piaget, o período do desenvolvimento da criança que se inicia com a capacidade do pensamento representativo, ou seja, a criança começa a gerar representações da realidade no próprio pensamento, fato que possibilita a aprendizagem da fala (que começa bem mais cedo, mas se desenvolve mais rapidamente aqui) e as brincadeiras de "faz de conta", é denominado:
Uma das situações didáticas fundamentais para a produção de texto ocorre por meio das oficinas, o que requer:
A maneira de organizar as sequências de atividades é um dos traços mais claros que determinam uma prática educativa, com significado social. Nessa direção as sequências formam um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais que têm:
O envolvimento da comunidade escolar na escola é um desafio constante no contexto moderno. Nesta direção é INCORRETO afirmar: