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Analise as seguintes afirmativas:

I. Projeto Político pedagógico se refere ao plano global da instituição e o Projeto de Ensino-Aprendizagem corresponde ao plano didático.

II. O conceito de Plano de Ensino-Aprendizagem comporta em si uma ideia contrária ao que é concebido no conceito de Projeto Ensino-Aprendizagem porque o termo projeto aponta para uma proposta duradoura e definitiva na concepção de uma educação de qualidade e igualitária.

III. Vasconcellos (2000) justifica o uso do termo Projeto Ensino-Aprendizagem em detrimento do termo Projeto de Ensino porque, no primeiro, os conceitos de ensino e de aprendizagem são essencialmente relacionais e dialéticos. Ou seja, o ensino não existe por si só, mas na relação com a aprendizagem, é uma relação de dependência ontológica.

De acordo com a bibliografia estudada, é CORRETO o que se afirma em:

Para que o pedagogo não se perca em inúmeras atividades sem rumo e fique apenas resolvendo problemas emergenciais, é preciso que ele tenha um eixo articulador da organização do trabalho pedagógico, ou seja, o pedagogo escolar deve tomar como referência:

Essa teoria da aprendizagem tem como característica a aprendizagem genético-cognitiva e genético-dialética, e destaca a importância da ação, do envolvimento e da interação do sujeito com o objeto a ser conhecido e a realidade. Considerando a conduta humana como totalidade, assinale a alternativa correta:

A metodologia sugerida em uma tendência liberal tradicional é:

Complete o parágrafo abaixo com a alternativa CORRETA que segue:

―O projeto político pedagógico é peça fundamental no ___________________ de uma instituição de ensino. Reflete as _________________de escolha, as ________________________ para as ações da escola. Caracteriza-se por ser um documento __________________________ e por definir a ____________________da escola.‖

No decorrer de uma aula o professor percebe dificuldades de aprendizagem em um determinado aluno; estas dificuldades já são perceptíveis a um bom tempo e atrapalham o desenvolvimento da criança. O aluno parece desmotivado e triste. Leia as assertivas abaixo:

I – Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor informa a equipe diretiva da escola (direção ou coordenação conforme combinados internos) para que juntos conversem com a família propondo um encaminhamento para profissional especializado no sentido de buscar um diagnóstico mais detalhado.

II- Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor busca desenvolver um trabalho diferenciado, verificando onde estão as maiores dificuldades, trabalhando com livros, materiais concretos, jogos e atividades lúdicas que auxiliem no desenvolvimento da criança.

III - Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor encaminha a criança para classe de apoio ou nivelamento para que a mesma retorne quando a dificuldade estiver sanada.

IV - Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor aguarda diagnóstico especializado para a partir desta definição especializadas desencadear atividades que estejam dentro da sua área de atuação.

Assinale a alternativa que contem as respostas INCORRETAS:

O Projeto Político Pedagógico é importante documento da escola. Quanto a este documento é INCORRETO afirmar:

“O real é que levar à prática o necessário é uma tarefa difícil para a escola. Conhecer as dificuldades e compreender em que derivam (ou não) de necessidades legítimas da instituição escolar constituem passos indispensáveis para construir alternativas que permitam superá-las. É por isso que, antes de formular soluções – antes de desdobrar o possível -, é preciso enunciar e analisar as dificuldades."
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário)

A tarefa descrita pela autora é difícil porque:

I. A escolarização das práticas de leitura e de escrita apresenta muitas facilidades e o professor, às vezes, se perde nas sequências.

II. A inevitável distribuição dos conteúdos no tempo pode levar a unificar o objeto de ensino.

III. A necessidade institucional de controlar a aprendizagem leva a pôr em segundo plano somente os aspectos mais acessíveis à avaliação.

Está correto o que se afirma em:

Muito se discute sobre a importância da família na escola. Assim, para uma escola que deseja aproximar a família do espaço educativo é INCORRETO:

O conjunto de regras que norteiam e regulam a estrutura e o funcionamento escolar, além de definir a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar e estabelecer direitos e deveres de todos que convivem no ambiente é denominado:

Considere o seguinte trecho do decreto nº 5.626/2005, que trata do uso e difusão da Libras: “O professor da educação básica bilíngue, aprovado em exame de PROLIBRAS, pode exercer a função de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, cuja função é distinta da função de_____________”. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto apresentado.

Com relação ao arquivo escolar, assinale as alternativas com V verdadeiro ou F falso: ( ) O arquivo escolar pode ser organizado como: ativo, passivo ou único. ( ) O responsável direto pelo arquivo é o assistente de educação. ( ) O arquivo morto (passivo) refere-se exclusivamente aos assentamentos dos professores. ( ) O arquivo ativo contém todas as pastas de assentamentos individuais e todos os documentos que se referem a alunos, funcionários e professores em atividade na Unidade Escolar. De acordo com as indicações acima, conclui-se que:

Para um trabalho integrado, é indispensável ao Orientador Educacional:

Existem diversas formas de abordar a questão das relações entre educação e cultura(s) no contexto escolar. Uma delas, modelo próprio de educação multicultural para ser um referente no dia a dia das salas de aula, constitui-se em uma dimensão denominada pedagogia da equidade que está corretamente explicitada em:

Os estudos mais recentes no campo da Educação Especial enfatizam que as definições e uso de classificações, devem ser contextualizadas, não se esgotando na mera especificação ou categorização atribuída a um quadro de deficiência, transtorno, distúrbio, síndrome ou aptidão. Considera-se que as pessoas se modificam continuamente exigindo uma atuação pedagógica voltada para alterar a situação de exclusão, reforçando a ideia de que para a promoção da aprendizagem de todos os alunos, são importantes os ambientes:

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