Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 120 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Complete o parágrafo abaixo com a alternativa CORRETA que segue:

―O projeto político pedagógico é peça fundamental no ___________________ de uma instituição de ensino. Reflete as _________________de escolha, as ________________________ para as ações da escola. Caracteriza-se por ser um documento __________________________ e por definir a ____________________da escola.‖

No decorrer de uma aula o professor percebe dificuldades de aprendizagem em um determinado aluno; estas dificuldades já são perceptíveis a um bom tempo e atrapalham o desenvolvimento da criança. O aluno parece desmotivado e triste. Leia as assertivas abaixo:

I – Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor informa a equipe diretiva da escola (direção ou coordenação conforme combinados internos) para que juntos conversem com a família propondo um encaminhamento para profissional especializado no sentido de buscar um diagnóstico mais detalhado.

II- Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor busca desenvolver um trabalho diferenciado, verificando onde estão as maiores dificuldades, trabalhando com livros, materiais concretos, jogos e atividades lúdicas que auxiliem no desenvolvimento da criança.

III - Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor encaminha a criança para classe de apoio ou nivelamento para que a mesma retorne quando a dificuldade estiver sanada.

IV - Ao perceber dificuldades de aprendizagem o professor aguarda diagnóstico especializado para a partir desta definição especializadas desencadear atividades que estejam dentro da sua área de atuação.

Assinale a alternativa que contem as respostas INCORRETAS:

O Projeto Político Pedagógico é importante documento da escola. Quanto a este documento é INCORRETO afirmar:

“O real é que levar à prática o necessário é uma tarefa difícil para a escola. Conhecer as dificuldades e compreender em que derivam (ou não) de necessidades legítimas da instituição escolar constituem passos indispensáveis para construir alternativas que permitam superá-las. É por isso que, antes de formular soluções – antes de desdobrar o possível -, é preciso enunciar e analisar as dificuldades."
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário)

A tarefa descrita pela autora é difícil porque:

I. A escolarização das práticas de leitura e de escrita apresenta muitas facilidades e o professor, às vezes, se perde nas sequências.

II. A inevitável distribuição dos conteúdos no tempo pode levar a unificar o objeto de ensino.

III. A necessidade institucional de controlar a aprendizagem leva a pôr em segundo plano somente os aspectos mais acessíveis à avaliação.

Está correto o que se afirma em:

Muito se discute sobre a importância da família na escola. Assim, para uma escola que deseja aproximar a família do espaço educativo é INCORRETO:

O conjunto de regras que norteiam e regulam a estrutura e o funcionamento escolar, além de definir a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar e estabelecer direitos e deveres de todos que convivem no ambiente é denominado:

Considere o seguinte trecho do decreto nº 5.626/2005, que trata do uso e difusão da Libras: “O professor da educação básica bilíngue, aprovado em exame de PROLIBRAS, pode exercer a função de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, cuja função é distinta da função de_____________”. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no texto apresentado.

Com relação ao arquivo escolar, assinale as alternativas com V verdadeiro ou F falso: ( ) O arquivo escolar pode ser organizado como: ativo, passivo ou único. ( ) O responsável direto pelo arquivo é o assistente de educação. ( ) O arquivo morto (passivo) refere-se exclusivamente aos assentamentos dos professores. ( ) O arquivo ativo contém todas as pastas de assentamentos individuais e todos os documentos que se referem a alunos, funcionários e professores em atividade na Unidade Escolar. De acordo com as indicações acima, conclui-se que:

Para um trabalho integrado, é indispensável ao Orientador Educacional:

Existem diversas formas de abordar a questão das relações entre educação e cultura(s) no contexto escolar. Uma delas, modelo próprio de educação multicultural para ser um referente no dia a dia das salas de aula, constitui-se em uma dimensão denominada pedagogia da equidade que está corretamente explicitada em:

Os estudos mais recentes no campo da Educação Especial enfatizam que as definições e uso de classificações, devem ser contextualizadas, não se esgotando na mera especificação ou categorização atribuída a um quadro de deficiência, transtorno, distúrbio, síndrome ou aptidão. Considera-se que as pessoas se modificam continuamente exigindo uma atuação pedagógica voltada para alterar a situação de exclusão, reforçando a ideia de que para a promoção da aprendizagem de todos os alunos, são importantes os ambientes:

A Educação Infantil é o momento de interação da criança com o mundo, com todos os que a cercam e com ela mesma. Com isso, o desenvolvimento da criança deve ser acompanhado desde o nascimento. Conforme Piaget, o período do desenvolvimento da criança que se inicia com a capacidade do pensamento representativo, ou seja, a criança começa a gerar representações da realidade no próprio pensamento, fato que possibilita a aprendizagem da fala (que começa bem mais cedo, mas se desenvolve mais rapidamente aqui) e as brincadeiras de "faz de conta", é denominado:

Uma das situações didáticas fundamentais para a produção de texto ocorre por meio das oficinas, o que requer:

A maneira de organizar as sequências de atividades é um dos traços mais claros que determinam uma prática educativa, com significado social. Nessa direção as sequências formam um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais que têm:

O envolvimento da comunidade escolar na escola é um desafio constante no contexto moderno. Nesta direção é INCORRETO afirmar:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282