Prevista em lei e nas atribuições do Professor do 1º ao 5º ano, a recuperação paralela é tema de reflexão e análise no cotidiano escolar. Nesta lógica é INCORRETO afirmar:
O decreto nº 5.626/2005 define as características que a pessoa deve apresentar para ser considerada surda. De acordo com esse decreto, em seu art. 2º, paragrafo único, considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de:
É a mais adequada aos contextos de saúde e doença porque é a que se adapta melhor ao contexto e ritmo próprio da prestação dos cuidados de saúde, quer nos centros de saúde quer nos hospitais gerais e especializados. Além disto, em saúde requerem-se intervenções de ajuda limitadas no tempo, diretivas, práticas e eficientes, que promovam a efetiva mudança de comportamentos e a obtenção de ganhos de saúde individuais e de grupo. Trata-se da perspectiva teórica:
O “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não tem chance alguma de mudar as atitudes e as representações dos alunos. Segundo Perrenoud, para que o docente internalize a competência de referência “Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão”, deve-se considerar algumas competências específicas como recurso de uma educação coerente com a cidadania. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Prevenir a violência na escola e fora dela. II. Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais. III. Acolher a formação do colega e participar dela. IV. Utilizar as ferramentas multimídias no ensino. V. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o senso de justiça. Quais estão corretas?
Para desenvolvimento da escola é importante que a escola disponha de um Colegiado ou Conselho Escolar com funções e atribuições bem definidas.
No contexto da “gestão de processos" essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
Sobre a comunicação aumentativa e alternativa (CAA) e os recursos pedagógicos de acessibilidade, é incorreto afirmar.
O dia a dia de uma escola apresenta situações que deveriam acabar com preconceitos ou minimizá-los, rever atitudes e valores que estejam em desacordo com os direitos humanos. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.
Princípios instrucionistas ou conteudistas contribuem para as práticas de cidadania no cotidiano escolar.
O pedagogo Antônio desenvolve suas ações com base nas definições coletivas, postas no PPP que foi elaborado na perspectiva crítica da educação. Desse modo es envolveu a consciência de assumir:
O PPP escolar, construído coletivamente requer que a execução, monitoramento e avaliação ocorram:
A preparação e a realização de atividades e projetos que incluam a exposição oral permitem:
O saber histórico escolar, a partir da influência da historiografia contemporânea, objetiva estabelecer articulações constantes, nos diferentes níveis escolares, entre o local, o nacional e o geral, utilizando, para tanto:
Cotidianamente se discute o papel da família na escola. Leia as seguintes assertivas:
I- O papel da família torna-se fundamental quando exercido em parceria com a escola. Conjuntamente é possível realizar um trabalho efetivo para a aprendizagem e sucesso da criança na escola.
II- Família e escola atuam de forma dissociada, enquanto a responsabilidade da escola incide sobre o ato de ensinar, a família ocupa-se com a educação. Cada um atua e é responsabilizado unicamente pelo que lhe cabe cumprir.
III- Escola e família têm como única responsabilidade o cuidado e desenvolvimento social da criança, ao desenvolvê-la dentro de um espaço de amor, afeto e amizade ela sozinha desencadeia as relações com o conhecimento.
IV- A educação direito de todos é dever do Estado e da família. Portanto há um trabalho coletivo importante e necessário a ser desenvolvido para garantir conhecimento e sucesso do aluno na escola.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a resposta:
Quanto à avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é CORRETO afirmar:
No que se refere ao ensino de Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é INCORRETO apontar:
Segundo Celso Antunes, em seu livro As inteligências múltiplas e seus estímulos, afirma que “os jogos operatórios como o jogo de palavras ou o jogo do telefone, desenvolvidos em sala de aula pelos alunos em grupo, representam importantes instrumentais estimuladores da inteligência linguística, como também o são as leituras ou a reescrita de histórias, reais ou não".
Esses jogos são ideais em faixas etárias acima dos: