Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 124 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Cotidianamente se discute o papel da família na escola. Leia as seguintes assertivas:

I- O papel da família torna-se fundamental quando exercido em parceria com a escola. Conjuntamente é possível realizar um trabalho efetivo para a aprendizagem e sucesso da criança na escola.

II- Família e escola atuam de forma dissociada, enquanto a responsabilidade da escola incide sobre o ato de ensinar, a família ocupa-se com a educação. Cada um atua e é responsabilizado unicamente pelo que lhe cabe cumprir.

III- Escola e família têm como única responsabilidade o cuidado e desenvolvimento social da criança, ao desenvolvê-la dentro de um espaço de amor, afeto e amizade ela sozinha desencadeia as relações com o conhecimento.

IV- A educação direito de todos é dever do Estado e da família. Portanto há um trabalho coletivo importante e necessário a ser desenvolvido para garantir conhecimento e sucesso do aluno na escola.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a resposta:

Quanto à avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é CORRETO afirmar:

No que se refere ao ensino de Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é INCORRETO apontar:

Segundo Celso Antunes, em seu livro As inteligências múltiplas e seus estímulos, afirma que “os jogos operatórios como o jogo de palavras ou o jogo do telefone, desenvolvidos em sala de aula pelos alunos em grupo, representam importantes instrumentais estimuladores da inteligência linguística, como também o são as leituras ou a reescrita de histórias, reais ou não".

Esses jogos são ideais em faixas etárias acima dos:

Quando se fala sobre diversidade em educação, remete-se:

Por muito tempo perdurou o entendimento de que seria a forma mais apropriada para o atendimento de alunos que apresentavam deficiência ou que não se adequassem à estrutura rígida dos sistemas de ensino, oferecer a educação especial e a educação comum organizadas de forma:

A Língua Brasileira de Sinais é basicamente produzida com as mãos, assim como as demais línguas de sinais. Segundo Quadros e Karnopp, “as mãos, articuladores primários dessa língua, se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas locações nesse espaço”. O que é reconhecido por palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas, nas línguas espaço-visuais, denomina-se:

Diz respeito a um princípio norteador do Projeto Político-Pedagógico a(o):

Considere um programa de treinamento cujo objetivo primordial é “tornar mais favorável a disposição interna dos servidores em relação à instituição”. Nesse programa, não deve faltar:

Observe a figura abaixo.


Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, assinale a alternativa correta:

Um recurso de comunicação a ser utilizado por usuário da CAA pode variar quanto ao formato, ao tamanho, à quantidade de mensagens que contém e quanto ao material utilizado para sua confecção. Projetamos e construímos um recurso considerando-se as habilidades motoras, sensoriais (visuais e auditivas) e cognitivas do usuário, bem como a portabilidade e praticidade de uso. Quanto aos recursos de comunicação a serem utilizado no Atendimento Educacional Especializado, marque a alternativa que completa os itens abaixo, em ordem:

1- (__________________) : São confeccionados com vocabulário variado e devem estar à disposição do usuário e dos parceiros de comunicação.

2- (__________________) : Pode ser utilizado pelo professor. Ele é confeccionado com um tipo de tecido onde o velcro adere. Cartões de símbolos, miniaturas de objetos, personagens de histórias, entre outros. São preparados com velcro e fixados no colete do professor.

3- (__________________) : É um recurso criado para ampliar e qualificar a comunicação do aluno na escola, na família.

4- (__________________) : é muito comum que os alunos e professores façam juntos o planejamento as atividades que serão desenvolvidas durante o período de aula. Nesse caso, também os símbolos de comunicação podem ser utilizados.

5- (__________________) : São recursos de comunicação que emitem voz gravada ou sintetizada. Ao se tocar em um símbolo/botão/tecla ou ao se digitar uma palavra, ouve-se a mensagem a ser comunicada.

Acerca dos aspectos relevantes da Geografia do Estado do Piauí e, de acordo com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a densidade demográfica deste Estado é a de:

Para Zabala (1998), as pautas e orientações sobre a ação educativa que visam melhorá-la, são, EXCETO:

A ideia da passagem de uma educação, baseada na transmissão e memorização de conteúdos de ensino para uma educação centrada em processos de aprendizagem, refere-se à:

O instrumento de gestão que é caracterizado pelo conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, contendo a explicitação da função social e que possui a clara definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos por todos os envolvidos com o processo educativo, está corretamente sinalizado em qual das opções a seguir?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282