Quando se fala sobre diversidade em educação, remete-se:
Por muito tempo perdurou o entendimento de que seria a forma mais apropriada para o atendimento de alunos que apresentavam deficiência ou que não se adequassem à estrutura rígida dos sistemas de ensino, oferecer a educação especial e a educação comum organizadas de forma:
A Língua Brasileira de Sinais é basicamente produzida com as mãos, assim como as demais línguas de sinais. Segundo Quadros e Karnopp, “as mãos, articuladores primários dessa língua, se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas locações nesse espaço”. O que é reconhecido por palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas, nas línguas espaço-visuais, denomina-se:
Diz respeito a um princípio norteador do Projeto Político-Pedagógico a(o):
Considere um programa de treinamento cujo objetivo primordial é “tornar mais favorável a disposição interna dos servidores em relação à instituição”. Nesse programa, não deve faltar:
Observe a figura abaixo.
Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, assinale a alternativa correta:
Um recurso de comunicação a ser utilizado por usuário da CAA pode variar quanto ao formato, ao tamanho, à quantidade de mensagens que contém e quanto ao material utilizado para sua confecção. Projetamos e construímos um recurso considerando-se as habilidades motoras, sensoriais (visuais e auditivas) e cognitivas do usuário, bem como a portabilidade e praticidade de uso. Quanto aos recursos de comunicação a serem utilizado no Atendimento Educacional Especializado, marque a alternativa que completa os itens abaixo, em ordem:
1- (__________________) : São confeccionados com vocabulário variado e devem estar à disposição do usuário e dos parceiros de comunicação.
2- (__________________) : Pode ser utilizado pelo professor. Ele é confeccionado com um tipo de tecido onde o velcro adere. Cartões de símbolos, miniaturas de objetos, personagens de histórias, entre outros. São preparados com velcro e fixados no colete do professor.
3- (__________________) : É um recurso criado para ampliar e qualificar a comunicação do aluno na escola, na família.
4- (__________________) : é muito comum que os alunos e professores façam juntos o planejamento as atividades que serão desenvolvidas durante o período de aula. Nesse caso, também os símbolos de comunicação podem ser utilizados.
5- (__________________) : São recursos de comunicação que emitem voz gravada ou sintetizada. Ao se tocar em um símbolo/botão/tecla ou ao se digitar uma palavra, ouve-se a mensagem a ser comunicada.
Acerca dos aspectos relevantes da Geografia do Estado do Piauí e, de acordo com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a densidade demográfica deste Estado é a de:
Para Zabala (1998), as pautas e orientações sobre a ação educativa que visam melhorá-la, são, EXCETO:
A ideia da passagem de uma educação, baseada na transmissão e memorização de conteúdos de ensino para uma educação centrada em processos de aprendizagem, refere-se à:
O instrumento de gestão que é caracterizado pelo conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, contendo a explicitação da função social e que possui a clara definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos por todos os envolvidos com o processo educativo, está corretamente sinalizado em qual das opções a seguir?
“Cláudia, professora do 3º ano do ensino fundamental, resolveu trabalhar a partir de projetos esse semestre. Elaborou um projeto sobre os animais invertebrados, planejou o cronograma e todas as atividades a serem realizadas, escolheu materiais e deixou tudo pronto para as crianças trabalharem. Sua coordenadora, contudo, apontou que o trabalho com projetos tem algumas características essenciais que ela parecia desconhecer...” As alternativas abaixo apresentam características fundamentais do trabalho com projetos, que poderiam ser apontadas pela coordenadora de Cláudia, EXCETO:
Quando avaliamos as ações circunscritas num Projeto Político Pedagógico, de uma determinada unidade escolar, que possui como elemento articulador dos processos de aprendizagem – a interdisciplinaridade, podemos afirmar que seus objetivos foram atingidos, quanto:
( ) A autoridade na sala de aula foi conquistada, e não simplesmente outorgada pela direção.
( ) As práticas pedagógicas desenvolvidas numa determinada sala de aula possuem inicio, meio e fim.
( ) Os espaços escolares permanecem os mesmos, pois quem trabalha com a interdisciplinaridade, trabalha com a junção das disciplinas e não com os elementos físicos que compõe a escola.
( ) O projeto inicial interdisciplinar contaminou outros projetos desenvolvidos na escola, e mudou a prática pedagógica de professores que desenvolviam seus conteúdos disciplinares.
A sequência correta é:
O inciso VIII do artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional traz a seguinte redação:
VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.
O gestor escolar, quando se vê diante de um aluno com muitas faltas, deve, primeiramente:
Para levar adiante a organização curricular a partir de Projetos de trabalho, é importante que sejam explicitadas, na escola, as bases teóricas que os fundamentam assim como o sentido da aprendizagem que deve ser: