Cotidianamente se discute o papel da família na escola. Leia as seguintes assertivas:
I- O papel da família torna-se fundamental quando exercido em parceria com a escola. Conjuntamente é possível realizar um trabalho efetivo para a aprendizagem e sucesso da criança na escola.
II- Família e escola atuam de forma dissociada, enquanto a responsabilidade da escola incide sobre o ato de ensinar, a família ocupa-se com a educação. Cada um atua e é responsabilizado unicamente pelo que lhe cabe cumprir.
III- Escola e família têm como única responsabilidade o cuidado e desenvolvimento social da criança, ao desenvolvê-la dentro de um espaço de amor, afeto e amizade ela sozinha desencadeia as relações com o conhecimento.
IV- A educação direito de todos é dever do Estado e da família. Portanto há um trabalho coletivo importante e necessário a ser desenvolvido para garantir conhecimento e sucesso do aluno na escola.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a resposta:
Quanto à avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é CORRETO afirmar:
No que se refere ao ensino de Arte nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é INCORRETO apontar:
Segundo Celso Antunes, em seu livro As inteligências múltiplas e seus estímulos, afirma que “os jogos operatórios como o jogo de palavras ou o jogo do telefone, desenvolvidos em sala de aula pelos alunos em grupo, representam importantes instrumentais estimuladores da inteligência linguística, como também o são as leituras ou a reescrita de histórias, reais ou não".
Esses jogos são ideais em faixas etárias acima dos:
Quando se fala sobre diversidade em educação, remete-se:
Por muito tempo perdurou o entendimento de que seria a forma mais apropriada para o atendimento de alunos que apresentavam deficiência ou que não se adequassem à estrutura rígida dos sistemas de ensino, oferecer a educação especial e a educação comum organizadas de forma:
A Língua Brasileira de Sinais é basicamente produzida com as mãos, assim como as demais línguas de sinais. Segundo Quadros e Karnopp, “as mãos, articuladores primários dessa língua, se movimentam no espaço em frente ao corpo e articulam sinais em determinadas locações nesse espaço”. O que é reconhecido por palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas, nas línguas espaço-visuais, denomina-se:
Diz respeito a um princípio norteador do Projeto Político-Pedagógico a(o):
Considere um programa de treinamento cujo objetivo primordial é “tornar mais favorável a disposição interna dos servidores em relação à instituição”. Nesse programa, não deve faltar:
Observe a figura abaixo.
Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, assinale a alternativa correta:
Um recurso de comunicação a ser utilizado por usuário da CAA pode variar quanto ao formato, ao tamanho, à quantidade de mensagens que contém e quanto ao material utilizado para sua confecção. Projetamos e construímos um recurso considerando-se as habilidades motoras, sensoriais (visuais e auditivas) e cognitivas do usuário, bem como a portabilidade e praticidade de uso. Quanto aos recursos de comunicação a serem utilizado no Atendimento Educacional Especializado, marque a alternativa que completa os itens abaixo, em ordem:
1- (__________________) : São confeccionados com vocabulário variado e devem estar à disposição do usuário e dos parceiros de comunicação.
2- (__________________) : Pode ser utilizado pelo professor. Ele é confeccionado com um tipo de tecido onde o velcro adere. Cartões de símbolos, miniaturas de objetos, personagens de histórias, entre outros. São preparados com velcro e fixados no colete do professor.
3- (__________________) : É um recurso criado para ampliar e qualificar a comunicação do aluno na escola, na família.
4- (__________________) : é muito comum que os alunos e professores façam juntos o planejamento as atividades que serão desenvolvidas durante o período de aula. Nesse caso, também os símbolos de comunicação podem ser utilizados.
5- (__________________) : São recursos de comunicação que emitem voz gravada ou sintetizada. Ao se tocar em um símbolo/botão/tecla ou ao se digitar uma palavra, ouve-se a mensagem a ser comunicada.
Acerca dos aspectos relevantes da Geografia do Estado do Piauí e, de acordo com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a densidade demográfica deste Estado é a de:
Para Zabala (1998), as pautas e orientações sobre a ação educativa que visam melhorá-la, são, EXCETO:
A ideia da passagem de uma educação, baseada na transmissão e memorização de conteúdos de ensino para uma educação centrada em processos de aprendizagem, refere-se à:
O instrumento de gestão que é caracterizado pelo conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, contendo a explicitação da função social e que possui a clara definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos por todos os envolvidos com o processo educativo, está corretamente sinalizado em qual das opções a seguir?