Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 120 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

“É o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar." (Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil).

A definição se refere à(ao):

Pensar uma construção coletiva do Projeto Político Pedagógico remete à:

A escola deve focar seu trabalho em competências e habilidades para:

Decorre de uma nova visão da Educação Especial, sustentada legalmente, e é uma das condições para o sucesso da inclusão escolar dos alunos com deficiência. Existe para que os alunos possam aprender o que é diferente do currículo do ensino comum e que é necessário para que possam ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência. Trata-se do Atendimento:

[...] espaços da escola onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado para os alunos com necessidades educacionais especiais, por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, subsidiando-os para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar. Tal descrição refere-se à sala de:

Segundo Perlin, as identidades surdas assumem formas multifacetadas em vista das fragmentações a que estão sujeitas. Os estereótipos, “rótulos”, interferem muitas vezes como um impedimento para a aceitação da identidade Surda. A identidade Surda se constrói dentro de uma cultura visual. Essa diferença precisa ser entendida não como uma construção isolada, mas como construção:

Existem leis e regras que definem a organização de todos os segmentos de ensino. A Educação Infantil precisa cumprir a seguinte norma, entre outras:

No espaço escolar pode-se notar a relevância do emprego do tempo: I. nos toques da sirene anunciando ou lembrando os horários de entrada, do recreio e de saída. II. nas atividades da instituição contidas no calendário escolar que determina os períodos festivos e comemorativos, as avaliações, os planejamentos, as reuniões, as férias, as provas, dentre outras. III. especificamente, na sala de aula, essa relevância se dá no controle da duração da aula, na realização fragmentada dos conteúdos pedagógico, entre outros. IV. na ordenação do tempo escolar que é pautado por uma racionalização dos processos educativos, visando à organização do sistema escolar em consonância com a idade das pessoas e melhor aproveitamento do tempo. V. nos ritmos e padrões regidos pelo "tempo dos relógios" expressa nossas práticas e experiências, frutos de uma caracterização pessoal e individual de uma sociedade. Estão corretos apenas:

A coluna I apresenta órgãos fundamentados pelo Projeto Político-Pedagógico da instituição escolar. Possuem intencionalidade e funções distintas. Relacione-os às suas respectivas características apresentadas na coluna II.

Coluna i

1- Conselho de Classe

2- Conselho Escolar

Coluna II

( ) Procura assegurar a participação de todos os professores da série/turma que será analisada.

( ) Propicia o debate da distribuição do poder, considerando as expectativas dos diversos membros da comunidade.

( ) Tem a avaliação como foco para discutir o processo ensino e aprendizagem.

( ) Analisa as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola.

( ) Acompanha o rendimento de cada estudante e turma da escola.

A sequência correta é:

Complete a sentença e diga qual é a sequência correta de palavras:

O exercício de prática de _____________ democrática e participativa a serviço de uma ___________________ da escola que melhor atenda à aprendizagem dos alunos requer determinadas ações bem como conhecimento, habilidades e_________________ práticos. As questões de organização e gestão referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, _______________ organizacional, ações, procedimentos e condições concretas que garantam o bom funcionamento da escola e da sala de aula, tendo em vista a aprendizagem e o _________________ do aluno. Por isso a organização escolar necessária é aquela que oferece os meios mais seguros e eficazes para atender aos objetivos e funções da escola.

Ao possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos culturais e científicos, a educação escolar deve:

Analise as seguintes afirmativas:

I. Projeto Político pedagógico se refere ao plano global da instituição e o Projeto de Ensino-Aprendizagem corresponde ao plano didático.

II. O conceito de Plano de Ensino-Aprendizagem comporta em si uma ideia contrária ao que é concebido no conceito de Projeto Ensino-Aprendizagem porque o termo projeto aponta para uma proposta duradoura e definitiva na concepção de uma educação de qualidade e igualitária.

III. Vasconcellos (2000) justifica o uso do termo Projeto Ensino-Aprendizagem em detrimento do termo Projeto de Ensino porque, no primeiro, os conceitos de ensino e de aprendizagem são essencialmente relacionais e dialéticos. Ou seja, o ensino não existe por si só, mas na relação com a aprendizagem, é uma relação de dependência ontológica.

De acordo com a bibliografia estudada, é CORRETO o que se afirma em:

Para que o pedagogo não se perca em inúmeras atividades sem rumo e fique apenas resolvendo problemas emergenciais, é preciso que ele tenha um eixo articulador da organização do trabalho pedagógico, ou seja, o pedagogo escolar deve tomar como referência:

Essa teoria da aprendizagem tem como característica a aprendizagem genético-cognitiva e genético-dialética, e destaca a importância da ação, do envolvimento e da interação do sujeito com o objeto a ser conhecido e a realidade. Considerando a conduta humana como totalidade, assinale a alternativa correta:

A metodologia sugerida em uma tendência liberal tradicional é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282