Direção é liderar, coordenar, comandar e dirigir pessoas. Assinale a alternativa que apresenta a área de estudos que tem sido usada na administração para analisar o ambiente externo e é utilizada no processo decisório em vários campos do conhecimento.
No que se refere ao processo decisório, julgue o item
Durante o desenvolvimento de alternativas, no processo decisório, a “tempestade de ideias”, do inglês brainstorming, não se constitui como uma ferramenta viável para estimular a criatividade.
No que se refere à função de planejamento, julgue o item
Em cada definição estratégica para o negócio e em cada tomada de decisão, os gestores deverão avaliar se suas decisões estão alinhadas com a missão da empresa.
Com base no texto e considerando as ideias e conceitos fundamentais da administração geral, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, de acordo com a teoria de Henry Mintzberg a respeito dos diferentes papéis dos gestores. João iniciou recentemente seu trabalho de gestor no setor de comunicação de uma universidade federal. Dentre as suas principais responsabilidades estão: a) transmitir, por meio de relatórios, discursos e entrevistas coletivas, informações à comunidade externa à universidade; b) direcionar informações para outros membros da universidade, por meio de correspondências, relatórios, e-mails e outras formas de comunicação; e c) levantar e receber informações de interesse da universidade, seja da mídia ou de pessoas e agentes externos à universidade. I. João é responsável por desempenhar os papéis interpessoais. II. João desempenha os papéis de porta-voz, disseminador e monitor, respectivamente. III. João desempenha predominantemente o papel decisional.
Considere que tenha sido contratada uma consultoria especializada em recursos humanos para aprimoramento da liderança dos gestores da Agência de Fomento do Amapá. Referida consultoria utilizou, como embasamento teórico, a Teoria caminho-meta ou caminho-objetivo, desenvolvida por Robert House com base nos estudos da Universidade de Ohio, o que significa, entre outros aspectos,
Modelo desenvolvido por Peter Drucker na década de 1950, a gestão por resultados tem enfoque em
A respeito de conceitos, métodos, técnicas, modelos de gestão e estruturas organizacionais no planejamento estratégico, julgue o próximo item.
O modelo de gestão centralizada pode ser dispensado pelos órgãos da administração pública, desde que a estrutura tecnológica permita o acompanhamento em tempo real das decisões operacionais.
Uma das formas de liderança mais louvadas na atualidade, principalmente porque tem surgido em empresas de setores novos que englobam negócios totalmente inusitados, formados por projetos, objetos, aplicativos, etc, se contrapõe aos objetivos de liderança no século passado que eram basicamente, e quase que exclusivamente, para a manutenção da estabilidade, do crescimento orgânico, da preservação dos lucros. O tipo de liderança desse novo líder, bastante desejável nesses setores dinâmicos e contemporâneos, é denominado
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, sendo essencial em todas as funções da administração.
Para Chiavenato (2012), a liderança pode ser reconhecida de várias formas, EXCETO, como
Maria, funcionária de um órgão público, foi promovida e assumiu a coordenação do setor em que trabalha. aria enfrenta forte resistência dos colegas, que julgam que sua promoção não foi merecida. O setor é responsável pelo processamento da folha de pagamentos, pelo processamento e registro das movimentações trabalhistas e pela manutenção dos arquivos com informações dos funcionários. Maria não tem autonomia para recompensar, punir ou substituir os membros da equipe.
Na situação descrita, pelo modelo contingencial de liderança de Fiedler, o estilo de liderança mais eficaz seria:
A Matriz GUT, desenvolvida a partir dos estudos de Kepner e Tregoe, especialistas na resolução de questões organizacionais,
O Total Quality Management - TQM é entendida como uma filosofia que é abordada pela administração da qualidade. Essa filosofia acima de tudo, enfatiza o “total" de TQM. É um método que coloca qualidade (e na verdade, melhoramento de maneira geral) no coração de tudo o que é feito por uma operação incluindo todas as suas atividades. Acerca dos assuntos enfatizados pela TQM, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Atendimento das necessidades e expectativas dos consumidores.
II. TQM é substituta das responsabilidades da liderança gerencial normal.
III. Inclusão de todas as partes da organização.
IV. Inclusão de todas as pessoas da organização.
V. Exame de todos os custos relacionados com a qualidade, especialmente custos de falhas.
Com base no texto e considerando a temática do poder nas organizações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. Miguel é funcionário do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação de uma universidade federal, sendo o único que conhece com detalhes o funcionamento do software de gestão acadêmica da universidade. Isso ocorre porque seus colegas de setor são todos funcionários mais novos, que não acompanharam a implementação do software. Miguel está prestes a se aposentar, mas enquanto isso não acontece é o mais requisitado quando algum problema acontece. I. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder referente. II. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como pessoal, tendo como base o poder da especialização. III. Pode-se afirmar que, sempre que um funcionário recorre a Miguel para que ele resolva um problema do software, configura-se uma relação de dependência na qual Miguel é detentor de poder.
Em Administração, centralização “significa que a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando” (Sobral e Peci, 2013, p. 265).
Embora a centralização das decisões possa ser questionada frente à maior complexidade do processo decisório gerada pelo ambiente externo mais turbulento e incerto que as organizações contemporâneas enfrentam, a centralização apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:
O processo decisório organizacional é influenciado pelas características individuais dos decisores, que têm diferentes estilos de decisão.
Administradores que privilegiam decisões técnicas e racionais, com base em dados objetivos e muitas informações, considerando múltiplas alternativas e buscando soluções complexas para os problemas, são decisores de estilo: