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A organização é um complexo sistema de decisões em que cada pessoa participa consciente e racionalmente, escolhendo e decidindo entre alternativas disponíveis de curso de ação que deverá seguir. Que etapas existem no processo decisório?

No que se refere ao processo decisório, julgue o item

O processo de tomada de decisão é constituído por cinco etapas, começando pela identificação e pelo diagnóstico e terminando após o monitoramento e o feedback da decisão tomada.

Sobre a tomada de decisão, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A racionalidade na tomada de decisão reside na escolha de estratégias mais apropriadas para se alcançarem os objetivos delineados. II. As decisões programadas são predominantes no nível estratégico das organizações. III. As decisões não programadas envolvem incerteza, respostas não padronizadas e complexidade. IV. A utilização de técnicas computacionais é mais adequada à tomada de decisões não programadas do que à de decisões programadas.

Associe as colunas relacionando os estilos de liderança com seus respectivos conceitos. Estilos de Liderança 1 - Liderança Autocrática 2 - Liderança Democrática 3 - Liderança Liberal Conceitos ( ) O líder acredita que os subordinados não precisam tanto dele, pois possuem um nível elevado de maturidade; ( ) O líder possui responsabilidades como: motivação, delegação de tarefas, organização, mas entende que pode deixar o grupo livre sem acompanhamento constante, o que pode causar à equipe uma baixa produtividade e falta de direcionamento; ( ) O líder mantém uma postura centralizadora, e todas as decisões estratégicas são tomadas por ele. Os colaboradores estão sujeitos a regras muito bem definidas, e quase não têm abertura para questionamentos ou sugestões; ( ) O líder está sempre preocupado com o bem-estar, satisfação e motivação dos colaboradores, prezando pelo desenvolvimento dos profissionais, comunicação aberta e bom relacionamento. A sequência correta, de cima para baixo, é:

Liderança é o processo de influência que o líder tem sobre as outras pessoas, motivando-as e incentivando-as para que possam trabalhar com entusiasmo para o alcance de um objetivo em comum. De acordo com as características de um líder assinale a opção INCORRETA.

Leia as afirmativas a seguir:

I. O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente.

II. A administração por objetivos relaciona as metas organizacionais com o desempenho e o desenvolvimento individual, impedindo o envolvimento de diferentes níveis administrativos.

Marque a alternativa CORRETA:

Sobre conceitos de tomada de decisão e resolução de problemas. Escolha a opção que corretamente se refere à Decisão.

Com base no texto a seguir e considerando as ideias e conceitos fundamentais da administração geral, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Pedro atua no setor de planejamento de uma universidade federal. Recentemente foi chamado pelo dirigente do setor para liderar a equipe responsável pela revisão do planejamento estratégico da instituição. O dirigente escolheu Pedro, pois descobriu que ele tem especialização em gestão estratégica em uma renomada instituição de ensino superior, e isso seria suficiente para motivar e coordenar a equipe, bem como para resolver eventuais conflitos. I. A escolha do dirigente foi acertada, pois considerou as habilidades técnicas, humanas e conceituais de Pedro. II. A escolha do dirigente faria sentido se, além das habilidades demonstradas, ele possuísse também habilidades humanas. III. No texto fica claro que Pedro possui habilidades técnicas para atuar na equipe responsável pela revisão do planejamento estratégico da instituição.

Considere que um gestor público, ao assumir a coordenação de determinada equipe de trabalho, tenha se defrontado com problema que, de acordo com o que apontou a equipe, representa uma situação recorrente na organização, podendo ser solucionado a partir da adoção de condutas constantes de um protocolo de atuação já estabelecido. A decisão do gestor pautada pela aplicação de tal protocolo pode ser considerada, de acordo com classificação doutrinária corrente, como uma decisão do tipo

A respeito dos traços do sistema de ação cultural brasileiro e seus impactos para a administração das organizações brasileiras, assinale a alternativa INCORRETA.


Estudos recentes mostram que, nos modelos de organização mais horizontalizados, a importância da figura do líder formal diminuiu significativamente.

Isso está relacionado ao fato de que

Considerando que liderar envolve múltiplas competências, é correto afirmar que o domínio contextual de liderança

O processo de tomada de decisão auxilia na solução de problemas ou no enfrentamento de situações adversas. É fato recorrente que, nestes processos, se verifique um elevado grau de subjetividade nas decisões individuais. Observa-se que, em razão da complexidade do ambiente, não existem decisões ótimas e absolutas, ou seja, o decisor precisa escolher entre distintos cursos de ação, cada qual! com suas vantagens e desvatagens, segundo seus critérios de eficiência. Esta circunstância representa um conceito em processo decisório, denominado:

É uma característica da Liderança Autocrática:

São desvantagens da estrutura informal em uma organização, exceto:

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