Uma criança entre as seis e as oito semanas utiliza o sorriso como um meio para captar a atenção dos seus pais. Esse tipo de comunicação, com o mundo que a cerca, se materializa por meio da(o) _____ (BRAZELTON, 2006). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna
Segundo Zabala (1998), as disciplinas podem ser organizadoras dos conteúdos com diferentes graus de relação, os quais podem ser:
Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), a educação
de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove,
para todos, o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento
de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis
ao atendimento de necessidades individuais e
sociais dos alunos, bem como a inserção no mundo e a
constituição da cidadania também como poder de participação,
tendo em vista a construção de uma sociedade
mais justa e igualitária. Para os autores, no contexto da
sociedade contemporânea, a educação pública tem tríplice
responsabilidade, são elas:
Segundo Mantoan (2006), ensinar sem diferenciar o ensino
para alguns depende, entre outras condições, de
abandonar um ensino transmissivo e adotar uma pedagogia
ativa, dialógica, interativa, integradora, que se contraponha
a toda e qualquer visão unidirecional, de transferência
unitária, individualizada e hierárquica do saber.
De acordo com a autora, a educação não disciplinar reúne
essas condições, entre outras medidas, ao propor
José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira e Mirza Toschi sugerem seis áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos: 1) o planejamento e o projeto pedagógico-curricular; 2) a organização e o desenvolvimento do currículo; 3) a organização e o desenvolvimento do ensino; 4) as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógico-curriculares; 5) o desenvolvimento profissional; 6) a avaliação institucional e da aprendizagem.
Assinale a alternativa que, na visão dos autores, contém a área de atuação para a qual são relevantes os recursos físicos, materiais, didáticos e financeiros, que envolvem, entre outros, o edifício escolar, as instalações, os laboratórios e a biblioteca.
De acordo com Lück (2010), embora possam se identificar certos traços predominantes na cultura de uma escola, é possível também observar a ocorrência de subculturas, formadas por subgrupos, como ocorre entre os professores de diferentes níveis de ensino, segmentos e áreas ou tempo de serviço e nível de formação diferentes, que, por isso mesmo, formam grupos de afinidades e tendem a se isolar dos demais e a formarem acordos tácitos que, pela proximidade, são expressos por meio de comunicações subliminares, de forte poder de influência e de difícil captação para os que não fazem parte do grupo. Entre outras, uma das condições que contribuem para tornar as subculturas altamente diferenciadas e isoladas na escola, segundo a autora, é
Nilma Gomes, em Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo, questiona: como a diversidade se faz presente nas escolas, nos currículos e nas políticas educacionais?
Na busca da resposta ao questionamento feito, a autora analisa propostas e documentos oficiais brasileiros e, após análise, conclui e defende que
Identifique o teórico que expressou e criticou de forma contundente o fenômeno da alienação do trabalho e do trabalhador da riqueza social que ele produz, ao analisar as condições de privação e sofrimento dos trabalhadores e de seus filhos nos primórdios da Revolução Industrial considerando que ainda hoje, em todo o mundo, milhões de trabalhadores são submetidos a salários de fome, insuficientes para uma vida digna para eles e suas famílias. Assinale a alternativa correta.
As crianças não são seres sociais por nascimento, mas todas, em um determinado momento de suas vidas, buscam a relação social e a integração em um grupo. Na educação infantil, as relações sociais e a integração a um grupo são resultado de um longo processo educativo. Conforme Gutiérrez (apud Arribas et alii, 2004), com crianças entre 0 e 3 anos, para favorecer as relações interpessoais, a criança deve, entre outras coisas, aprender a
A partir das contribuições de Pacheco, Eggertsdóttir e Marinósson (2007) assinale a alternativa correta sobre a educação inclusiva.
Qualidade é um termo que tem uma multiplicidade de sentidos. Na década de 1980, instalou-se, no Brasil, o Programa de Qualidade Total em diversas instituições, entre elas a escola. Terezinha Rios promove importante discussão sobre o que significa adjetivar de total a qualidade.
Segundo o pensamento da autora,
Na acepção de Oliveira (2002), o desenvolvimento humano
é uma tarefa conjunta e recíproca. Para a criança, ser
colocada em um ambiente que não lhe desperte medo,
mas a incentive a explorá-lo e ter a sua atenção dirigida
a aspectos significativos para si mesma são elementos
que ampliam seu sucesso na aventura de conhecer. Esse
processo é coordenado pela inteligência, que representa
a eficácia de um indivíduo em administrar conhecimentos
disponíveis ou construir outros novos, tendo em vista a
realização de um projeto. Nesse sentido, no entendimento
da autora, a motivação para aprender surge
Nos primeiros três anos de vida a criança desenvolve capacidades cognitivas devido ao interesse que manifesta pelo mundo que a rodeia e a sua necessidade de comunicação. Sobre este contexto, assinale a alternativa incorreta.
Segundo Zabala (1998), para o construtivismo, os esquemas de conhecimento de um aluno dependem: