De acordo com Lück (2010), embora possam se identificar certos traços predominantes na cultura de uma escola, é possível também observar a ocorrência de subculturas, formadas por subgrupos, como ocorre entre os professores de diferentes níveis de ensino, segmentos e áreas ou tempo de serviço e nível de formação diferentes, que, por isso mesmo, formam grupos de afinidades e tendem a se isolar dos demais e a formarem acordos tácitos que, pela proximidade, são expressos por meio de comunicações subliminares, de forte poder de influência e de difícil captação para os que não fazem parte do grupo. Entre outras, uma das condições que contribuem para tornar as subculturas altamente diferenciadas e isoladas na escola, segundo a autora, é
Nilma Gomes, em Indagações sobre o currículo: diversidade e currículo, questiona: como a diversidade se faz presente nas escolas, nos currículos e nas políticas educacionais?
Na busca da resposta ao questionamento feito, a autora analisa propostas e documentos oficiais brasileiros e, após análise, conclui e defende que
Identifique o teórico que expressou e criticou de forma contundente o fenômeno da alienação do trabalho e do trabalhador da riqueza social que ele produz, ao analisar as condições de privação e sofrimento dos trabalhadores e de seus filhos nos primórdios da Revolução Industrial considerando que ainda hoje, em todo o mundo, milhões de trabalhadores são submetidos a salários de fome, insuficientes para uma vida digna para eles e suas famílias. Assinale a alternativa correta.
As crianças não são seres sociais por nascimento, mas todas, em um determinado momento de suas vidas, buscam a relação social e a integração em um grupo. Na educação infantil, as relações sociais e a integração a um grupo são resultado de um longo processo educativo. Conforme Gutiérrez (apud Arribas et alii, 2004), com crianças entre 0 e 3 anos, para favorecer as relações interpessoais, a criança deve, entre outras coisas, aprender a
A partir das contribuições de Pacheco, Eggertsdóttir e Marinósson (2007) assinale a alternativa correta sobre a educação inclusiva.
Qualidade é um termo que tem uma multiplicidade de sentidos. Na década de 1980, instalou-se, no Brasil, o Programa de Qualidade Total em diversas instituições, entre elas a escola. Terezinha Rios promove importante discussão sobre o que significa adjetivar de total a qualidade.
Segundo o pensamento da autora,
Na acepção de Oliveira (2002), o desenvolvimento humano
é uma tarefa conjunta e recíproca. Para a criança, ser
colocada em um ambiente que não lhe desperte medo,
mas a incentive a explorá-lo e ter a sua atenção dirigida
a aspectos significativos para si mesma são elementos
que ampliam seu sucesso na aventura de conhecer. Esse
processo é coordenado pela inteligência, que representa
a eficácia de um indivíduo em administrar conhecimentos
disponíveis ou construir outros novos, tendo em vista a
realização de um projeto. Nesse sentido, no entendimento
da autora, a motivação para aprender surge
Nos primeiros três anos de vida a criança desenvolve capacidades cognitivas devido ao interesse que manifesta pelo mundo que a rodeia e a sua necessidade de comunicação. Sobre este contexto, assinale a alternativa incorreta.
Segundo Zabala (1998), para o construtivismo, os esquemas de conhecimento de um aluno dependem:
Segundo Libâneo (1994), há três modalidades de planejamento articuladas entre si: o plano da escola (ou projeto político-pedagógico), o plano de ensino (ou de unidades) e o plano de aulas, sendo que:
Piaget dividiu os primeiros anos de vida da criança em dois grandes estágios: o estágio sensório-motor e o estágio pré-operatório. Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os estágios às suas características.
COLUNA I
1 - Estágio sensório-motor
2 - Estágio pré-operatório
COLUNA II
( ) Construção dos esquemas de ação iniciais.
( ) Construção da noção de permanência do objeto.
( ) Capacidade de interiorizar suas ações.
( ) A palavra representa um objeto ausente.
Assinale a sequência CORRETA.
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
Fundamentando-se no pressuposto de neutralidade científica e
nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a
concepção pedagógica libertadora defende a reordenação do
processo educativo, de maneira que atenda às exigências do
mercado. Para isso, o fazer pedagógico deve ser objetivo e
operacional, e visar à formação de indivíduos críticos.
Segundo os estudos de Vygotsky (in: Fontana & Cruz, 1997), o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal se refere:
Na atualidade, um dos assuntos mais discutidos no mundo da educação são as COMPETÊNCIAS. Para Philippe Perrenoud, sociólogo suíço, especialista em práticas pedagógicas e instituições de ensino, COMPETÊNCIA em educação é