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A partir das ideias de Piaget e sua teoria sobre os Estágios de Desenvolvimento da Criança, é possível afirmar que na faixa etária abarcada especificamente pela Educação Infantil, os professores atenderão crianças que estão vivenciando a experiência de qual período do desenvolvimento?

segundo Libâneo,Oliveira e Toschi (2005), além da responsabilidade de dirigir uma classe, há outra tarefa para os professores, quando o planejamento é participativo, que consiste em:

A BPM (bateria psicomotora) é um conjunto de situações ou tarefas que buscam analisar dinamicamente o perfil psicomotor da criança (perfil intraindividual). Vitor da Fonseca (2012) apresenta alguns perfis psicomotores obtidos por meio da utilização da BPM. Conforme o autor, crianças que obviamente apresentam sinais disfuncionais evidentes, equivalentes a disfunções psiconeurológicas, cujo potencial de aprendizagem se caracteriza por uma lenta, ou muito lenta, modificabilidade, fazem parte do perfil psicomotor

Perrenoud (2000) elenca dez novas competências para
ensinar, como se lê a seguir

Para o autor, no estudo que faz, a noção de competência
designa

Rodrigo João é aluno do ensino fundamental. Ele não
quer mais frequentar a escola devido às constantes
intimidações, xingamentos e violência física que sofre. A
partir de situações como essa Cleo Fante (2005) define o
fenômeno bullying como “um conjunto de atitudes agressivas,
intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação
evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s),
causando dor, angústia e sofrimento”. Para a autora, o
comportamento agressivo surge como resultado de

Na concepção de Rios (2011), os educadores não têm clareza
da dimensão política de seu trabalho. Ao interpretarem
política como envolvimento partidário, ou mesmo sindical,
alguns até negam que tenham algo a ver com isso. Não podem
se recusar a admitir a presença da moralidade em sua
ação. Essa moralidade aparece de forma extremada – o
moralismo. A ideia de responsabilidade que se encontra articulada
com a de liberdade, conceito que representa o eixo
central da reflexão ética está ligada à noção de compromisso
político e moral. Os professores não têm clareza quanto
a implicação política de seu comprometimento, veem como
parte de uma essência do educador. Para a autora, o sentido
político da prática docente se realiza

Se a escolha da metodologia de ensino e aprendizagem é feita de acordo com o aluno, suas características cognitivas e escolares, com o conteúdo, sua natureza, sua lógica e seu contexto (RANGEL, 2014), no processo de ensino devem ser levados em conta:

Ao utilizar de modo metafórico a forma lúdica (objeto suporte de brincadeira) para estimular a construção do conhecimento, o brinquedo educativo conquistou espaço definitivo na educação infantil. Conforme Kishimoto et alii (2009), a utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros, bem como a

Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), o exercício de práticas de gestão democrática e participativas a serviço da organização escolar que melhor atenda à aprendizagem dos alunos requer conhecimentos, habilidades e procedimentos práticos. O trabalho nas escolas envolve, ao mesmo tempo, processos de mudança nas formas de gestão e mudança nos modos individuais de pensar e agir. Em razão disso, de acordo com os autores, a formação docente

No entendimento de Oliveira (In: Ferreira; Aguiar, 2002),
os anos 90 irão refletir um contexto em que a luta pela democratização
do ensino assume, no âmbito da educação
básica, o caráter da qualidade, da busca de permanência
e da conclusão da escolaridade corno um direito social.
Ao mesmo tempo o Estado procurará imprimir maior racionalidade
à gestão da educação pública, buscando cumprir
seus objetivos, equacionar seus problemas e otimizar
seus recursos, adotando em muitos casos o planejamento
por objetivos e metas. Segundo a autora, é por tais razões
que a luta pela universalização do ensino levou à defesa

Uma criança entre as seis e as oito semanas utiliza o sorriso como um meio para captar a atenção dos seus pais. Esse tipo de comunicação, com o mundo que a cerca, se materializa por meio da(o) _____ (BRAZELTON, 2006). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna

Segundo Zabala (1998), as disciplinas podem ser organizadoras dos conteúdos com diferentes graus de relação, os quais podem ser:

Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), a educação
de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove,
para todos, o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento
de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis
ao atendimento de necessidades individuais e
sociais dos alunos, bem como a inserção no mundo e a
constituição da cidadania também como poder de participação,
tendo em vista a construção de uma sociedade
mais justa e igualitária. Para os autores, no contexto da
sociedade contemporânea, a educação pública tem tríplice
responsabilidade, são elas:

Segundo Mantoan (2006), ensinar sem diferenciar o ensino
para alguns depende, entre outras condições, de
abandonar um ensino transmissivo e adotar uma pedagogia
ativa, dialógica, interativa, integradora, que se contraponha
a toda e qualquer visão unidirecional, de transferência
unitária, individualizada e hierárquica do saber.
De acordo com a autora, a educação não disciplinar reúne
essas condições, entre outras medidas, ao propor

José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira e Mirza Toschi sugerem seis áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos: 1) o planejamento e o projeto pedagógico-curricular; 2) a organização e o desenvolvimento do currículo; 3) a organização e o desenvolvimento do ensino; 4) as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógico-curriculares; 5) o desenvolvimento profissional; 6) a avaliação institucional e da aprendizagem.

Assinale a alternativa que, na visão dos autores, contém a área de atuação para a qual são relevantes os recursos físicos, materiais, didáticos e financeiros, que envolvem, entre outros, o edifício escolar, as instalações, os laboratórios e a biblioteca.

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