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Princípios são leis ou fundamentos gerais de uma determinada racionalidade, dos quais derivam leis ou questões mais específicas. No caso do trabalho como princípio educativo, a afirmação remete à relação entre o trabalho e a educação, no qual se afirma o caráter formativo do trabalho e da educação como ação humanizadora por meio do desenvolvimento de todas as potencialidades do ser humano. Portanto, identifique a alternativa correta que trata do seu campo específico de discussão teórica em que se parte do trabalho como produtor dos meios de vida, tanto nos aspectos materiais como culturais, ou seja, de conhecimento, de criação material e simbólica, e de formas de sociabilidade.

Desde a concepção no útero materno até o momento em que morre, o ser humano vive num processo caracterizado por constantes mudanças. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Sendo um processo holístico e contextualizado que ocorre ao longo de toda vida, tal processo acarreta mudanças progressivas, contínuas e cumulativas provocando, no indivíduo, reorganizações constantes ao nível das suas estruturas físicas, psicológicas e sociais que evoluem num contínuo faseado e integrativo.

( ) O período da infância e as primeiras experiências de vida do ser humano enquanto criança determinam aquilo que o ser humano será enquanto adulto, pois é nesse período que o sujeito aprende sobre si, sobre os outros e sobre o mundo.

( ) Este processo de mudança, que resulta da interação entre as características biológicas de cada indivíduo e os fatores contextuais onde o indivíduo se encontra inserido (sociedade e cultura), é denominado por desenvolvimento humano.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo

Ao estudar a formação conceitual, Vigotski (2001) chegou à conclusão de que o processo de desenvolvimento do pensamento envolve vários momentos, aos quais ele chamou de periodização do desenvolvimento do pensamento.

Tais momentos abarcam o pensamento:

1. Sincrético.

2. Segmentado.

3. Cartesiano.

4. Por complexos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Na acepção de Morin (2007), preparar-se para nosso mundo
incerto é esforçar-se para pensar bem, é exercitar um
pensamento aplicado constantemente na luta contra falsear
e mentir para si mesmo, o que nos leva, uma vez mais,
ao problema da “cabeça bem-feita”. Do ponto de vista da
formação do professor, é fundamental superar a fragmentação
do conhecimento, considerando diversos aspectos
da condição humana. Segundo o autor, a condição humana
está marcada por duas grandes incertezas:

Merleau-Ponty (1994) sugere em sua teoria da expressão dois tipos de fala: aquela que ele denomina fala falada e a fala falante. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A primeira (fala falada) diz respeito a pensamentos já constituídos e já expressos dos quais podemos lembrar-nos silenciosamente e simplesmente evocá-los; são conceitos, formulações que não nos apresentam novidade, não têm sentido por si só.

( ) A segunda, a chamada fala falante, é aquela constituída no mesmo momento do pensamento, não são palavras novas (ou até podem ser), mas novas formulações com os símbolos que fazem parte do universo de comunicação.

( ) A fala falante, ou assim possível chamar de fala expressiva é a manifestação da aprendizagem. Por meio da fala falante se estabelece um novo uso ao que é habitual e esta situação sempre é mediada pelo outro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo

A partir das ideias de Piaget e sua teoria sobre os Estágios de Desenvolvimento da Criança, é possível afirmar que na faixa etária abarcada especificamente pela Educação Infantil, os professores atenderão crianças que estão vivenciando a experiência de qual período do desenvolvimento?

segundo Libâneo,Oliveira e Toschi (2005), além da responsabilidade de dirigir uma classe, há outra tarefa para os professores, quando o planejamento é participativo, que consiste em:

A BPM (bateria psicomotora) é um conjunto de situações ou tarefas que buscam analisar dinamicamente o perfil psicomotor da criança (perfil intraindividual). Vitor da Fonseca (2012) apresenta alguns perfis psicomotores obtidos por meio da utilização da BPM. Conforme o autor, crianças que obviamente apresentam sinais disfuncionais evidentes, equivalentes a disfunções psiconeurológicas, cujo potencial de aprendizagem se caracteriza por uma lenta, ou muito lenta, modificabilidade, fazem parte do perfil psicomotor

Perrenoud (2000) elenca dez novas competências para
ensinar, como se lê a seguir

Para o autor, no estudo que faz, a noção de competência
designa

Rodrigo João é aluno do ensino fundamental. Ele não
quer mais frequentar a escola devido às constantes
intimidações, xingamentos e violência física que sofre. A
partir de situações como essa Cleo Fante (2005) define o
fenômeno bullying como “um conjunto de atitudes agressivas,
intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação
evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s),
causando dor, angústia e sofrimento”. Para a autora, o
comportamento agressivo surge como resultado de

Na concepção de Rios (2011), os educadores não têm clareza
da dimensão política de seu trabalho. Ao interpretarem
política como envolvimento partidário, ou mesmo sindical,
alguns até negam que tenham algo a ver com isso. Não podem
se recusar a admitir a presença da moralidade em sua
ação. Essa moralidade aparece de forma extremada – o
moralismo. A ideia de responsabilidade que se encontra articulada
com a de liberdade, conceito que representa o eixo
central da reflexão ética está ligada à noção de compromisso
político e moral. Os professores não têm clareza quanto
a implicação política de seu comprometimento, veem como
parte de uma essência do educador. Para a autora, o sentido
político da prática docente se realiza

Se a escolha da metodologia de ensino e aprendizagem é feita de acordo com o aluno, suas características cognitivas e escolares, com o conteúdo, sua natureza, sua lógica e seu contexto (RANGEL, 2014), no processo de ensino devem ser levados em conta:

Ao utilizar de modo metafórico a forma lúdica (objeto suporte de brincadeira) para estimular a construção do conhecimento, o brinquedo educativo conquistou espaço definitivo na educação infantil. Conforme Kishimoto et alii (2009), a utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros, bem como a

Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), o exercício de práticas de gestão democrática e participativas a serviço da organização escolar que melhor atenda à aprendizagem dos alunos requer conhecimentos, habilidades e procedimentos práticos. O trabalho nas escolas envolve, ao mesmo tempo, processos de mudança nas formas de gestão e mudança nos modos individuais de pensar e agir. Em razão disso, de acordo com os autores, a formação docente

No entendimento de Oliveira (In: Ferreira; Aguiar, 2002),
os anos 90 irão refletir um contexto em que a luta pela democratização
do ensino assume, no âmbito da educação
básica, o caráter da qualidade, da busca de permanência
e da conclusão da escolaridade corno um direito social.
Ao mesmo tempo o Estado procurará imprimir maior racionalidade
à gestão da educação pública, buscando cumprir
seus objetivos, equacionar seus problemas e otimizar
seus recursos, adotando em muitos casos o planejamento
por objetivos e metas. Segundo a autora, é por tais razões
que a luta pela universalização do ensino levou à defesa

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