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Folha de respostas:

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Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), analise as considerações a seguir sobre a rotina.

I. Ela representa, também, a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças.

II. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.

III. As estruturas didáticas contêm múltiplas estratégias que são organizadas em função das intenções educativas, expressas no projeto educativo, e são facultativas ao planejamento do professor.

IV. As estruturas didáticas podem ser agrupadas em três grandes modalidades de organização do tempo. São elas: observação, registro e avaliação.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

Considere as afirmativas abaixo sobre o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e assinale a alternativa correta.

I. Assegurar ações preventivas contra o abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

II. Assegurar atendimento à pessoa que comete violência sexual.

III. Diminuir o desenvolvimento de campanhas, a fim de prevenir ocorrência de casos.

A Resolução n° 4, de 13 de julho de 2010, artigo 24, prevê que o processo de alfabetização e letramento deve ser assegurado:

As Políticas Públicas na perspectiva da Educação Inclusiva orientam as escolas regulares a se adaptarem para a nova realidade educacional, no que diz respeito à criança em situação de surdez. É necessária a presença de um intérprete-tradutor da Língua Portuguesa-Libras, como determina a abordagem bilíngue para a educação de surdos. Todo o intérprete deverá sempre usar o bom-senso, de um alto caráter moral e de ética em sua atuação profissional. Segundo o Manual, "O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e Língua Portuguesa" produzido pelo MEC, a atuação do intérprete deve ser:

Sobre os investimentos em educação no nosso país, é correto afirmar que:

Em consonância com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para os estudantes surdos, devido à diferença linguística, orienta-se que:

Criado em 1995 o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Contudo,

“Um estudo realizado no Distrito Federal (Siqueira Júnior, 2002) mostra que não é objetivo desses programas transferir dinheiro suficiente para que as escolas se mantenham totalmente, mas para suprir as suas necessidades mais urgentes. Como as verbas ordinárias do governo também não suprem as necessidades básicas, as escolas devem então realizar alguma forma de arrecadação de dinheiro, o que explica a orientação do Poder Público no sentido de que instituam uma entidade jurídica [como, por exemplo, o Conselho Escolar e a Associação de Pais e Mestres] para administrar as verbas. No caso do Distrito Federal, tendo em vista a proibição de cobrança de taxas, cada escola deve estabelecer estratégias que incentivem a contribuição voluntária dos pais e professores, ou que recolham dos alunos taxas de serviços não-obrigatórios realizados pela escola, como venda de uniformes, livros e realização de festas.

(FONSECA, 2003)

O trecho acima indica

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei n.º 13.005/2014, foi instituído pela Constituição Federal de 1988 e estabelece metas e diretrizes para a educação por um período de dez anos. Quanto ao PNE, assinale a alternativa correta.

São diretrizes do Plano Nacional de Educação:

1- criar mecanismos para o acompanhamento individualizado dos(as) alunos(as) do ensino fundamental.

2- universalização do atendimento escolar.

3- superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.

4- melhoria da qualidade da educação.

5- valorização dos(as) profissionais da educação.

Estão corretos apenas os itens:

Analise as opções abaixo e assinale as afirmativas que possibilitam a criação de um ambiente propício à aprendizagem, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (2013): I- O trabalho compartilhado e o compromisso dos professores e dos demais profissionais com a aprendizagem dos alunos. II- O atendimento às necessidades específicas de aprendizagem de cada um mediante formas de abordagem apropriadas. III- A realização de provas frequentes para garantir com eficácia a avaliação da aprendizagem dos estudantes. IV- A definição de métodos de ensino que esclareçam para o professor como abordar cada um dos conteúdos preestabelecidos. V- A contextualização dos conteúdos, assegurando que a aprendizagem seja relevante e socialmente signifi-cativa. Assinale a alternativa correta:

Conforme o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, podem-se desenvolver ações programáticas no espaço escolar abrangendo a Educação Básica, a Educação Superior e a Educação Não-formal.

Assinale a alternativa CORRETA correspondente a uma ação programática específica da Educação Básica.


Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue o item a seguir.

Conforme a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a educação especial é uma modalidade presencial de ensino que se inicia no ensino fundamental e se encerra no ensino médio.

A respeito das normatizações, das modalidades e do funcionamento do sistema educacional brasileiro, julgue o próximo item.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) reúne em um único indicador os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: complementaridade e monitoramento.

O Plano Nacional de Educação (PNE) vigente determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional em um período de

"Universalizar para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados", é o que está previsto:

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