A respeito da gestão organizacional, julgue o item a seguir
Por meio da análise SWOT, é possível analisar o ambiente externo à organização mediante a identificação de oportunidades e ameaças
Ao processo organizacional, julgue:
O planejamento é a etapa do processo organizacional que é responsável pela definição dos objetivos e dos
planos necessários para alcançá‐los.
Uma importante ferramenta para auxiliar as organizações nos trabalhos de análise e melhoria de seus processos de negócio é a matriz GUT. Com relação ao emprego adequado da matriz GUT, é correto afirmar que
Quando se efetua o planejamento, deseja-se determinar onde se pretende chegar, o que deve
ser feito, quando, como e em que sequência. Marque a alternativa CORRETA quanto os tipos de planejamento utilizados na administração
Acerca da dimensão investigativa no serviço social, dos processos de planejamento, da intervenção, de planos, programas, projetos, assessoria, consultoria e supervisão profissional, julgue:
São elementos do controle no planejamento o acompanhamento sistemático, a mensuração e o registro das atividades executadas e do tempo gasto em cada fase.
Assinale a alternativa que corresponde à função administrativa na qual as atividades a serem realizadas são desempenhadas e os resultados a serem obtidos são fixados.
O planejamento abrange alguns níveis na organização que diferem entre si, no que tange à extensão de tempo e conteúdo. A orientação para o curto prazo e o conteúdo detalhado e analítico refere-se ao nível de planejamento
A gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes é um macrodesafio do Poder Judiciário aplicável à justiça estadual no período de 2015 a 2020. O objetivo desse macrodesafio consiste em
Plano de Aula: O planejamento de aula é considerado uma peça chave para o alcance de qualquer objetivo profissional. Ele é responsável por nortear a realização de suas atividades, bem como de suas ações, sendo imprescindível na carreira de um professor.
Ao elaborá-lo, é importante que preze pela clareza e objetividade, que o atualize periodicamente, que tenha conhecimento dos recursos disponíveis da escola, que saiba sobre as principais características de seus alunos, que aposte em metodologias diversificadas e inovadores e que tenha flexibilidade para lidar com imprevistos no ambiente escolar. Avalie os elementos de um plano de aula descritos
abaixo, e correlacione as colunas:
( I ) Tema
( II ) Objetivos
( III) Conteúdos
( IV ) Duração
( V) Recursos
(VI) Metodologia
(VII) Avaliação
(__) Para obter êxito em suas aulas, defina quais materiais serão utilizados. Verifique com antecedência se a escola poderá disponibilizá-los ou se terá que optar por diferentes alternativas.
(__) Para que o tema em questão seja bem trabalhado, é necessário que defina as etapas a serem seguidas na aula. Se refere aos caminhos a serem percorridos pelo professor, em vista de alcançar os objetivos estabelecidos.
(__) Após a finalização da aula, é fundamental que você faça uma recapitulação de tudo que aconteceu. Anote os imprevistos, os comentários das crianças, se o seu investimento foi satisfatório ou se deve propor novas alternativas de ensino. Essa prática fará com que você evolua como profissional e melhore sua didática ao longo do tempo.
(__) Escolha um nome interessante, que estimule o interesse do aluno, e faça relações com o seu conteúdo.
(__) O que você deseja ensinar aos seus alunos ao abordar determinado assunto? Pensando assim, pode ser mais fácil pontuar os objetivos específicos de cada aula.
(__) Para que você não se perca em meio aos conteúdos a serem passados em sala de aula, estipule um período para abordar cada um deles, de modo que consiga fechar o seu raciocínio em tempo hábil. Evite que sejam acumulados conteúdos. Caso a sua programação esteja muito extensa, procure reduzi-la ou dividi-la.
(__) É nesse momento que será definido o conteúdo programático ligado ao tema já estabelecido anteriormente.
Marque a alternativa CORRETA da sequência de cima para baixo.
Vasconcellos (2002) concebe o planejamento como uma
oportunidade de repensar todo o fazer da escola, como
um caminho de formação de educandos e dos educadores;
sendo que o conceito de planejamento que descreve
apresenta como exigência: a participação. O autor afirma
que a proposta metodológica do planejamento participativo
oferece inúmeros benefícios, por exemplo, favorece o
envolvimento dos indivíduos, visto que nasce na própria
participação ativa de cada membro. De acordo com Vasconcellos,
a participação no planejamento é também um
elemento estratégico, visto que
Uma das etapas envolvidas no desenvolvimento e implementação do planejamento estratégico das organizações é a identificação da sua razão de ser, expressando com clareza porque ela existe e o que faz, o que corresponde
O diretor administrativo de uma organização necessita recrutar um novo colaborador para atuação no departamento de cobrança. Considerando a importância dessa função, a valorização interna da equipe e o conhecimento existente dos colaboradores, a gestão decide fazer uma seleção interna, também conhecida como plano interno, de acordo com Araujo e Garcia (2009).
Analisando o conjunto de vantagens relacionadas à seleção interna, verifique as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA relacionada com o plano interno:
O planejamento, para as organizações, é uma ferramenta fundamental para a orientação de seus cursos de ações, que visam à construção de caminhos rumo aos objetivos almejados. (Kotler e Keller, 2006). Chiavenato (2007) explica que o ato de planejar não significa adivinhar, mas é uma forma de antever alguns eventos. Dividido em estratégico, tático e operacional, quando o planejamento é amplo, envolvente e abrange toda a organização é chamado de planejamento estratégico. Quando desenvolvido em cada departamento, no nível intermediário, é chamado de tático. Planejamento operacional é aquele que se refere a cada tarefa em particular. São considerados planos táticos:
A Missão da organização raramente é elaborada de maneira clara e direta pelos seus principais tomadores de decisão. Em linhas gerais, a Missão representa
Numa escola de ensino fundamental, os professores se reúnem para conversar sobre as aulas desenvolvidas e os objetivos trabalhados, bem como para planejar as ações, a partir da análise dos resultados obtidos. Essa prática indica que o planejamento: