O planejamento, para as organizações, é uma ferramenta fundamental para a orientação de seus cursos de ações, que visam à construção de caminhos rumo aos objetivos almejados. (Kotler e Keller, 2006). Chiavenato (2007) explica que o ato de planejar não significa adivinhar, mas é uma forma de antever alguns eventos. Dividido em estratégico, tático e operacional, quando o planejamento é amplo, envolvente e abrange toda a organização é chamado de planejamento estratégico. Quando desenvolvido em cada departamento, no nível intermediário, é chamado de tático. Planejamento operacional é aquele que se refere a cada tarefa em particular. São considerados planos táticos:
A Missão da organização raramente é elaborada de maneira clara e direta pelos seus principais tomadores de decisão. Em linhas gerais, a Missão representa
Numa escola de ensino fundamental, os professores se reúnem para conversar sobre as aulas desenvolvidas e os objetivos trabalhados, bem como para planejar as ações, a partir da análise dos resultados obtidos. Essa prática indica que o planejamento:
Com relação à administração, julgue o item. Na atividade de planejamento, uma vantagem competitiva consiste em uma força ambiental incontrolável, que pode favorecer ou prejudicar sua ação estratégica enquanto perdura.
Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. Para realizar a análise competitiva do planejamento estratégico, o administrador deve comparar a posição atual da empresa em termos de produtos versus mercado com a posição desejada no futuro, também em termos de produtos versus mercado.
A Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal especificam os conteúdos dos instrumentos de planejamento orçamentário, mas há pontos que são tratados de forma complementar na LDO e na LOA.
Um desses pontos refere-se
Quanto ao planejamento pedagógico, assinale a alternativa correta.
Suponha que determinada entidade pública tenha contratado uma consultoria especializada, objetivando a implementação de metodologia Balanced Scorecard (BSC), a fim de obter melhorias em sua atuação. Na fase inicial dos trabalhos, a consultoria envolveu todos os servidores e gestores públicos para estabelecer a missão da entidade, o que significa
Para facilitar o planejamento, o professor deve utilizar como
instrumento o plano de ensino, que serve para sistematizar
suas atividades de modo que contemple seus objetivos quanto
aos componentes curriculares, devendo ter a definição dos
objetivos, procedimentos metodológicos, avaliação e os
recursos necessários. Para tanto, é necessário considerar
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia comumente utilizada pelas organizações para a implementação de seu planejamento estratégico e possui, como uma de suas principais características,
Sobre o planejamento organizacional, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo. Planejamento __________ é a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a organização como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas. Planejamento __________ é a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implementação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da organização. Planejamento __________ é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização, visando a um grau otimizado de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada.
Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. O diagnóstico estratégico, realizado como a primeira fase do planejamento, deve envolver pessoas de todas as unidades responsáveis pela análise dos aspectos inerentes à realidade externa e interna da empresa.
O processo de planejamento de cada aula deve contemplar a forma de realização da avaliação que, na realidade, expressa a visão do professor sobre o que é e para quê serve "aprender". Sob esta perspectiva, se o profissional não iniciar sua aula ensinando algum elemento presente no currículo, mas aplicando uma avaliação diagnóstica, há sinais contundentes de que ele:
Para alcançar seus objetivos e coordenar suas atividades, as empresas podem realizar planejamentos que se diferenciam por aspectos como, por exemplo, o prazo de suas ações e os níveis hierárquicos envolvidos. Os principais níveis de planejamento são comumente agrupados em estratégico, tático e organizacional. O planejamento tático
As empresas, de uma forma ou de outra, direcionam suas
atividades para o rumo que entendem ser o melhor. Este rumo
geralmente é traçado em cima de previsões, sendo estas a
base para o planejamento estratégico das áreas de produção,
vendas e finanças de qualquer empresa. Para que esta
previsão seja a melhor possível, alguns cuidados devem ser
tomados com os dados. A respeito destes cuidados, analise as
afirmativas a seguir:
I. Quanto mais dados históricos forem coletados e analisados,
mais propensão ao erro ocorrerá, qualquer que seja a técnica
utilizada.
II. Os dados devem buscar a caracterização da demanda pelos
produtos da empresa. Isso não necessariamente é igual às
vendas passadas, pois pode ter havido falta de produtos,
acarretando atrasos nas entregas.
III. As variações extraordinárias da demanda, por exemplo, as
decorrentes de promoções especiais, devem ser analisadas e
substituídas por valores médios, compatíveis com a demanda
normal.
Assinale