Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 46 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

"Trabalhar em equipe pressupõe entender que a cooperação é um valor profissional." (Ribeiro, 2008, p.34). Ao gerir uma equipe no desenvolvimento de projetos, é preciso compreender que cada participante possui suas particularidades, exercendo maior ou menor influência sobre as atividades e decisões. Para realizar a manutenção da equipe e garantir o sucesso do trabalho, o responsável deve exercer a regulação, que consiste em:

“É o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar." (Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil).

A definição se refere à(ao):

“Planejar é uma ação e uma decisão deliberada, por meio de recursos possíveis. Planejar é agir em função de finalidades, objetivos e metas, de um futuro que prevê resultados desejados. Planejar é compartilhar um desejo assumido individualmente com o coletivo. Planejar é fazer opções e acreditar em mudanças”. Sobre o planejamento escolar, é INCORRETO afirmar que:

O Plano de Ação da escola consiste em um instrumento de trabalho dinâmico com o intuito de propiciar ações. Analisando os indicadores da escola, o coordenador pedagógico percebeu uma taxa elevada de abandono. Neste momento, o coordenador pedagógico propôs estratégias de superação do problema através do plano de ação, que tem como objetivo, EXCETO:

Na educação escolar o planejamento pode ser realizado em diferentes níveis de abrangência. O planejamento que envolve tanto a dimensão pedagógica, quanto a comunitária e administrativa da escola, chamado também de Projeto Político-Pedagógico, pode ser denominado:

“O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos de ensino.” (LIBÂNEO, 2012, p. 197). Sobre a estruturação didática da aula, é INCORRETO.

Para o desenvolvimento da escola, é importante que os professores achem seu trabalho significativo. No contexto do “clima escolar", essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

O Plano de Desenvolvimento Escolar, como mecanismo de fortalecimento de sua autonomia, deve ser conduzido pela equipe escolar, a partir de sua realidade, fundamentado em:

Visa dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para a sua superação de modo a atingir objetivos previstos.

A descrição acima se refere a um importante aspecto da prática docente:

Considerando as possibilidades encontradas dentro do planejamento participativo, é importante considerar:

I- Tal planejamento possibilita com que todos que queriam tomar parte do planejamento possam se sentir responsáveis pelo desenvolvimento dos processos educativos;

II- Há a possibilidade do acumulo de funções e do desgaste por parte das equipes educacionais e seus gestores quanto aos problemas propiciados quanto a abertura excessiva para os espaços de discussão de conflitos;

III- Aqueles que fazem parte do planejamento precisam ter em mente que sua participação, para ser efetiva, assim como os objetivos por ela propostos, ampliam a consciência das necessidades reais da escola;

IV- O planejamento participativo não corresponde a uma estruturação anárquica, sendo então necessário detalhamento dos participantes, sua quantidade, o perfil dos mesmos, além de propor planos, atas e controles avaliativos da qualidade das reuniões.

Assinale a alternativa correta:

Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que “Ao analisarmos a história da educação escolar, percebemos diferentes concepções do processo de planejamento, de acordo com cada contexto sócio-político-econômico-cultural. A Profª. Margot Ott (1984) aponta três grandes concepções que vão se manifestando em diferentes momentos da história do planejamento [...]".

As três grandes concepções apontadas pela Profª. Margot Ott são:

Para desenvolvimento da escola é importante que escola defina conjuntamente seus objetivos, metas e estratégias e os planos de ação para alcançá-los. No contexto da “gestão de processos" essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

“De acordo com esses modelos, o reconhecimento de palavras é mediado pela fonologia. Um dos modelos [...] mais conhecidos foi proposto por Philip Gough (1972). Para esse autor, a informação visual é registrada como um ícone, que retém essa informação enquanto ela é processada. Um equipamento de reconhecimento de informação identifica os grafemas, os quais são convertidos em fonemas por um decodificador. A representação fonológica resultante serve de input para um bibliotecário, que compara essa representação com as disponíveis no dicionário mental. [...]" (CAPOVILLA, Fernando C. (org.). Os novos caminhos da alfabetização infantil, p. 25).

Como é denominado o modelo de reconhecimento de palavras definido acima?

No tocante ao planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, entende-se que o professor deve proceder da seguinte forma:

Provas: Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - História Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - Geografia Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - Matemática Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - Português Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor de Educação Física Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - Inglês Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Professor - Ciências Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Nutricionista Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Biomédico Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Enfermeiro Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Assistente Social Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Médico Veterinário Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Psicólogo Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Fisioterapeuta Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Odontólogo Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Enfermeiro Obstetra Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Contador Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Analista de Controle Interno Adm&Tec - 2018 - Prefeitura de Pão de Açúcar - AL - Procurador Municipal
Disciplina:

Direito Administrativo

Pedagogia

- Assuntos: Planejamento participativo em educação

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282