Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O professor deve conhecer as etapas de desenvolvimento da linguagem dramática da criança e como ela está relacionada ao processo cognitivo. Por volta dos sete anos, a criança se encontra na fase do faz de conta, em que a realidade é retratada da maneira que é entendida e vivenciada. Ela ainda não é capaz de refletir sobre temas gerais, distantes do seu cotidiano. O teatro no ensino fundamental proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança sob vários aspectos. No plano individual, o desenvolvimento de suas capacidades expressivas e artísticas. Sobre o Teatro, assinale a alternativa que apresente CORRETAMENTE os benefícios dessa prática. I. Incentivar a participação e desenvolvimento nos jogos de atenção, observação, improvisação, etc, reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática. II. Incentivar a experimentação e articulação entre as expressões corporal, plástica e sonora, além da experimentação na improvisação a partir de estímulos diversos (temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, etc., objetos, máscaras, situações físicas, imagens e sons). III. Incentivar a improvisação a partir do estabelecimento de regras, incentivo à pesquisa, elaboração e utilização de cenário, figurino, maquiagem, adereços, objetos de cena, iluminação e som apenas durante os horários de aula. IV. Elaborar e utilizar máscaras, bonecos e outros modos de apresentação teatral, aprender a selecionar e organizar os objetos a serem usados no teatro e a obrigação da participação de cada um dos envolvidos na atividade. V. Exploração das competências corporais e de criação dramática, além do reconhecimento, utilização da expressão e comunicação na criação teatral.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282