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As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (2013) afirma que "a educação é um processo de socialização da cultura da vida, no qual se constroem, se mantêm e se transformam conhecimentos e valores. Socializar a cultura inclui garantir a presença dos sujeitos das aprendizagens na escola. Assim, a qualidade social da educação escolar supõe a sua permanência, não só com a redução da evasão, mas também da repetência e da distorção idade/ano/série".

Em relação ao acesso e permanência escolar, marque as assertivas como VERDADEIRAS V ou FALSAS F:

( ) Para assegurar o acesso ao Ensino Fundamental, como direito público subjetivo, qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, podem acionar o poder público.

( ) Cabe a União recensear a população em idade escolar para o Ensino Fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso, para que seja efetuada a chamada pública correspondente.

( ) No Ensino Fundamental e, nas demais etapas da Educação Básica, a qualidade não tem sido tão estimulada quanto à quantidade. Depositar atenção central sobre a quantidade, visando à universalização do acesso à escola, é uma medida necessária, mas que não assegura a permanência, essencial para compor a qualidade. Em outras palavras, a oportunidade de acesso, por si só, é destituída de condições suficientes para inserção no mundo do conhecimento.

( ) A preparação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros, são medidas políticas que devem ser tomadas como forma de melhorar a permanência dos alunos na escola.

( ) Para se garantir a permanência do aluno, a escola deve adotar uma política de qualidade social que pressupõe diversas medidas, dentre elas o foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

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