Marco Silva, em seu texto “Internet na escola e inclusão" (disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em 19 de julho de 2018), defende que os professores, para promoverem inclusão na cibercultura, precisam potencializar a comunicação e a aprendizagem utilizando interfaces da Internet. Cada interface reúne um conjunto de elementos de hardware e software destinados a possibilitar aos internautas trocas, intervenções, agregações, associações e significações como autoria e co-autoria, a exemplo do fórum , que é
A tecnologia informática tem-se tornado presente no quotidiano das escolas e no desenvolvimento do processo ensino–aprendizagem. Diversos estudiosos constataram que a inserção desta tecnologia contribui para a expansão das formas habituais de utilização de recursos materiais no trabalho dos professores em sala de aula. De todos os tópicos presentes no currículo da Matemática Básica, a geometria é o que tem experimentado as maiores e mais profundas transformações da tecnologia informática. O termo Geometria Dinâmica tem sido comumente usado para designar softwares geométricos, utilizando programas interativos que permitem a criação e a manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades.
Atente para o que se afirma a seguir sobre aspectos da tecnologia informática, com especial atenção na geometria dinâmica.
I. A geometria dinâmica deve ser vista como referência para uma nova geometria.
II. O manuseio dos softwares da geometria dinâmica pode ser usado para instigar os alunos a explicar o porquê da verdade de certas conjecturas, de forma intuitiva, tornando desnecessárias as demonstrações formais.
III. A integração de métodos visuais com métodos geométricos formais, comuns nos programas de geometria dinâmica, contribui para a construção e domínio do conhecimento geométrico pelo aluno.
IV. As potencialidades dos softwares de geometria dinâmica são algumas das mais importantes características, contribuindo para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem da geometria, bem como com a valorização do conhecimento matemático e sua construção.
Assinale a opção que corresponde ao número de afirmações, dentre as quatro apresentadas acima, apropriadas e adequadas no contexto do uso de tecnologias informáticas no processo de ensino-aprendizagem, como aqui focalizado.
Refletindo sobre o que são metodologias ativas e o uso de tecnologias da comunicação e informação (TICs) no processo de aprendizagem, assinale assertiva correta.
Na prática educativa, o cuidado se relaciona com a dimensão:
Com relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação(TIC) na educação, assinale a alternativa correta.
Os s oftwares especiais de acessibilidade são componentes lógicos das TICs construídos como Tecnologia Assistiva, ou seja, são os programas especiais de computador que possibilitam ou facilitam a interação da pessoa com deficiência com a máquina como o NVDA por exemplo. Acerca desses softwares, marque a alternativa correta
Algumas tecnologias informacionais, como livros, jornais e revistas, já fazem parte da escola há muito tempo. Mas para a grande maioria das escolas brasileiras os meios eletrônicos de comunicação e informação ainda constituem-se como "novidades", embora socialmente sejam instrumentos bastante conhecidos e utilizados. Com base nessa informação analise as afirmativas abaixo: I- A televisão é um meio de comunicação utilizado pela maioria das pessoas com finalidades diversas: informar-se sobre o que acontece no mundo, distrair-se, aprender sobre determinados assuntos. Oferece uma variedade de informações e em muita quantidade, utilizando basicamente imagens e sons, o que a faz não depender necessariamente da cultura letrada. Desempenha importante papel na sociedade como socializadora de informações, formas lingüísticas, modos de vida, opiniões, valores, crenças, que devem ser desconsiderado pela instituição escolar. II- O uso de uma videogravadora (ou filmadora) torna possível documentar cenas, ambientes, acontecimentos da vida cotidiana, escolar, ou fenômenos ambientais, que posteriormente podem ser utilizados para atividades de observação, reflexão e análise. III- O gravador pode ser muito útil em várias situações de sala de aula: para gravar entrevistas que posteriormente serão transcritas para linguagem escrita; gravar a leitura de textos em outra língua; reproduzir músicas; gravar sons que serão utilizados numa encenação; reproduzir programas de rádio que o professor deseja trabalhar com seus alunos; gravar e reproduzir um projeto de rádio elaborado e produzido pelos alunos etc. IV- A calculadora pode ser utilizada também como instrumento de aprendizagem, ou seja, um recurso para potencializar a aprendizagem de conteúdos matemáticos, na medida em que favorece a busca e percepção de regularidades, o desenvolvimento de estratégias para resolução de situações-problemas, e o papel da revisão na matemática. Assinale as alternativas CORRETAS.
Ao discutir sobre o segundo buraco negro que Edgar Morin denominou de conhecimento pertinente, é INCORRETO afirmar que:
Considerando-se a estrutura organizacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criados conforme a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, pode-se afirmar que:
A demanda cognitiva das atividades de leitura deve aumentar progressivamente desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Esta complexidade se expressa pela articulação, exceto:
As escolas têm percebido a importância das tecnologias para a aprendizagem na atualidade. Pensar no processo de ensino e aprendizagem em pleno século XXI sem o uso constante dos diversos instrumentos tecnológicos é deixar de acompanhar a evolução que está na essência da humanidade. Nesse cenário, pode-se afirmar que: I. A disseminação e uso de tecnologias digitais, marcadamente dos computadores e da internet, favoreceu o desenvolvimento de uma cultura de uso das mídias e, por conseguinte, de uma configuração social pautada num modelo digital de pensar, criar, produzir, comunicar, aprender - viver. II. Cabe à escola procurar meios de promover a integração tecnológica, oferecendo meios para a produção de um conhecimento a nível contemporâneo. III. Se a educação, antes do surgimento tecnológico, visava à agregação de valores aos conhecimentos produzidos e divulgados em sala de aula, com as tecnologias ela perdeu esse caráter agregador e diminuiu o interesse pelos valores e pela ética. Está correto apenas o que se afirma em:
Segundo Edna de Oliveira Verussa, “Em geral, quando se fala em tecnologia, logo se faz associação ao computador. Porém, a tecnologia não se restringe apenas ao uso do computador." A autora afirma ainda que existem vários tipos de tecnologia e as denomina, em seu artigo intitulado Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental. Dessa forma, marque a opção abaixo que não condiz com os tipos de tecnologias explicitadas por Verussa:
O uso do computador no ambiente escolar, tanto em secretaria como em laboratórios de informática é algo que tem se tornado corriqueiro. Dessa forma, torna-se necessário que os profissionais da educação conheçam essa tecnologia e as terminologias usadas. Selecione a opção que completa corretamente a frase a seguir: “No vocabulário da informática sempre encontramos palavras estrangeiras, pois importamos muitas tecnologias de outros países. Por isso, é muito importante…"
Leia as afirmativas a seguir e marque a opçãoINCORRETA:
A imagem a seguir representa uma charge sobre a resistência do docente às novas tecnologias.

São aspectos que motivam a resistência dos docentes às novas tecnologias, EXCETO: