Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Os fundamentos desse curso devem priorizar conceitos pedagógicos em detrimento dos andragógicos.
Observe o título da reportagem que segue.
Como é possível observar, a relação entre tecnologia e práticas educativas ainda é um desafio. Sobre a utilização das redes sociais na educação é preciso:
Sobre a importância das novas tecnologias para a aprendizagem ,leia as afirmativas a seguir.
I A disseminação e uso de tecnologias digitais, marcadamente dos computadores e da internet, favoreceu o desenvolvimento de uma cultura de uso das mídias e, por conseguinte, de uma configuração social pautada num modelo digital de pensar, criar, produzir, comunicar, aprender-viver.
II A evolução tecnológica tende a alterar com parlamentos, estabelecer processos comunicativos diversificados provocando uma interação que vai desde o contato entre pessoas diferentes como à relação entre conhecimentos e aprendizagens distintas.
III A evolução tecnológica tende a alterar com parlamentos, estabelecer processos comunicativos diversificados, constituindo um risco à escola haja vista a perda de foco e de atenção produzida nos alunos.
Está correto apenas o que se afirma em:
As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Atente para o que se diz a seguir sobre mediação pedagógica:
I. Uma prática verdadeiramente mediadora depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.
II. A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III. A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV. O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
É correto somente o que se afirma em

Foram feitas as seguintes afirmativas, como referentes aos pressupostos dessa metodologia:
I. Mesmo com o advento das novas tecnologias, o professor deve manter o monopólio da informação.
II. A sala de aula passa a ser um espaço de informação e discussão com as novas tecnologias de comunicação.
III. O professor deve estar disponível para compartilhar o poder de decisão em sala de aula.
IV. O ensino abdica do direcionamento do professor em relação a leituras obrigatórias.
V. As relações de ensino e aprendizado na sala de aula procuram adaptar o conhecimento às novas dinâmicas da cultura e das práticas sociais.
Estão corretas
No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue o item seguinte.
A abordagem CTS trata das inter-relações entre explicação científica, planejamento tecnológico e solução de problemas e tomada de decisão sobre temas práticos de importância social.
Nos dias atuais, a quantidade de informação disponível para todos é cada vez maior. Com o uso das novas tecnologias essas informações tendem a:
Perrenoud (2000), define em sua obra que a referência para apreender o movimento da profissão docente se baseia em 10 grandes famílias de competências, são elas, EXCETO:
Sobre a tecnologia assistiva, disposta na Lei nº 13.146/2015, assinale a alternativa INCORRETA.
Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Pelo fato de não estar vinculado a uma instituição de ensino, o curso é caracterizado como educação informal.
Há um formato de educação que vem sendo adotado cuja sua característica principal é ser semipresencial; ou seja, parte presencial e parte online. Propõe um aprendizado mais interativo, autônomo, dinâmico e flexível, propiciando também nova organização de espaço e tempo. Esse formato é chamado de ensino:
A tecnologia está dominando o ambiente escolar e muitos especialistas em educação afirmam que em poucos anos o ensino será personalizado e os professores precisarão estar preparados para essa evolução. Nesse sentido, o papel do professor é de:
No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue o item seguinte.
A despeito de sua novidade relativa, a abordagem CTS parte do pressuposto da neutralidade científica, perspectiva largamente contestada nos dias atuais.
No artigo denominado Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, Cook e Polgar (2008) afirmam que um primeiro conceito a observar é que a tecnologia pode servir a dois grandes objetivos. Quais são esses dois objetivos?
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) apresentam-se como uma alternativa indispensável no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Atualmente, o uso do celular com finalidade pedagógica é uma tendência cada vez mais forte. Para o uso do celular em sala de aula como recurso no ensino de Matemática, considere as seguintes propostas: I. o professor pode propor que os alunos usem o celular durante a aula, sem restrições; II. o professor pode propor que os alunos façam pesquisas, durante a aula, para complementar os conteúdos abordados em sala de aula; III. o professor pode propor um problema-desafio para que os alunos criem conteúdo audiovisual e apresentem os resultados nas aulas seguintes; IV. o professor pode propor que os alunos usem os celulares como desejarem, por algum tempo e, depois, se concentrem nas atividades de sala de aula. As propostas mais adequadas ao uso pedagógico do celular em sala de aula são