Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 103 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vêm trazendo uma nova proposta para as práticas docentes com o 
objetivo de dar suporte aos professores(as) no desenvolvimento de metodologias ativas de ensino e, desta forma, promover aprendizagens significativas. Acerca do que está relacionada à incorporação das TDICs na sala de aula, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Promover a alfabetização e o letramento digital,tornando acessíveis as tecnologias e as informações que circulam nos meios digitais e oportunizando a inclusão digital.


(   ) Incorporar as tecnologias digitais na educação se trata de utilizá-las, exclusivamente, como meio ou suporte para promover a interação digital nas redes sociais.


(   ) Desenvolver competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais presentes em todas as áreas do conhecimento e objetos de aprendizagem variados.


(   ) Implementar o uso de tecnologias no contexto escolar como objeto de conhecimento em si, preparando os alunos para o uso das TDICs nas esferas pessoais e profissionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Cada vez com mais intensidade, a educação virtual influencia a educação presencial. Para Fava (2014), isso significa que:

Para José Manuel Moran, há três campos importantes de atividades virtuais:

Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.

Após criar uma atividade no Google Classroom, o professor pode postar a atividade imediatamente, programar para uma data posterior ou salvar como rascunho. 

Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.

Após criar uma turma no Google Classroom, o professor poderá convidar seus alunos somente por meio de e-mail para fazer parte da turma. 

Considere a situação, utilizando um programa do pacote Microsoft Office, julgue o item 10:

A professora Maria elaborou uma apresentação utilizando o Microsoft PowerPoint para sua turma. Sua apresentação contém imagens, animações e áudios. No entanto a professora não pôde inserir arquivos de vídeo, pois este tipo de arquivo não é suportado, mesmo que o computador utilizado tenha instalado o Windows Media Player.

Para José Manuel Moran, há três campos importantes de atividades virtuais:

Para José Manuel Moran, há três campos importantes de atividades virtuais:

Considere a situação hipotética, utilizando um programa do pacote Microsoft Office, julgue o item 10:

A professora Maria elaborou uma apresentação utilizando o Microsoft PowerPoint para sua turma. Sua apresentação contém imagens, animações e áudios. No entanto a professora não pôde inserir arquivos de vídeo, pois este tipo de arquivo não é suportado, mesmo que o computador utilizado tenha instalado o Windows Media Player.

Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão 
das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.

Após criar uma atividade no Google Classroom, o professor pode postar a atividade imediatamente, programar para uma data posterior ou salvar como rascunho. 

Leia o texto para julgar os itens 7 e 8:

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), gerou uma crise que afetou diversos setores da sociedade, entre eles o setor da Educação. Com a necessidade do isolamento social provocado pela pandemia, escolas foram fechadas, ocasionando a suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino do mundo todo. Muitas instituições de ensino recorreram ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação para minimizar o impacto da suspensão das aulas presenciais. Em Londrina, não foi diferente, sendo iniciado o processo de implantação e utilização do Google Classroom ou Google Sala de Aula acompanhado de outras ferramentas como Google Drive, YouTube, Google Meet, WhatsApp, entre outras tecnologias digitais.

Após criar uma turma no Google Classroom, o professor poderá convidar seus alunos somente por meio de e-mail para fazer parte da turma. 

As chamadas “novas tecnologias” oferecem atualmente uma grande facilidade para que o educador possa enriquecer sua prática pedagógica. Porém, o educador deve conhecer o que cada uma dessas facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações educacionais.

Sobre a utilização de tecnologias na escola, analise os itens a seguir e assinale V para verdadeira e F para falsa.

I - O objetivo da educação para as mídias é a formação do usuário ativo, crítico e criativo de todas as tecnologias de informação e comunicação.
II - As facilidades técnicas oferecidas pelos computadores possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas, permitindo uma ampla diversidade de atividades que professores e alunos podem realizar.
III - Para que o professor, no uso das novas tecnologias, desenvolva um trabalho de qualidade, é necessário que ele tenha somente o conhecimento técnico, não necessitando de envolvimento pedagógico.
IV - A utilização de novas tecnologias na escola é importante exclusivamente por possibilitar que as crianças sejam capacitadas em dominá-las.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Na atualidade, o ensino presencial e a distância utilizam ambientes virtuais de ensino-aprendizagem para auxiliar na mediação docente. As ferramentas de comunicação, disponibilizadas no referido ambiente virtual, podem ser classificadas como síncronas ou assíncronas (Coluna A), e possuem vários exemplos (Coluna B).

Coluna A
I - Síncronas
II - Assíncronas

Coluna B
( ) E-mail.
( ) Fórum.
( ) Chats (sala de bate-papo).
( ) Webconferências.
( ) Blog.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Já há muitas gerações, convivemos com equipamentos diferentes ao longo da vida. Desde o rádio, a televisão, o telefone, o celular e, posteriormente com a chegada da internet, tivemos, cada um, vivências diferentes na descoberta do mundo com a presença dessas tecnologias ao nosso redor. A tecnologia está a serviço do conhecimento acadêmico, social e afetivo e deve pautar, de forma equilibrada, o planejamento da escola (Nova Escola, 2018). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta

I. Utilizar o Google Earth, o EraVirtual (site de visitas virtuais à patrimônios culturais) ou o site de um museu é uma forma de ampliar o repertório e substitui de todos os modos uma ida ao museu ou um estudo do meio. Portanto, o virtual possibilita uma visita ao espaço. Os sites indicados podem ser acessados tanto do celular quanto do computador.

II. Fotografar e filmar é um dos usos mais práticos dos smartfones. Centralizar o armazenamento das fotos, para que vários olhares sobre a mesma experiência seja compartilhado e, posteriormente, discutido em grupo, é uma forma de verificar as várias percepções e pontos de vistas sobre os mesmos lugares. Álbuns virtuais compartilhados podem ser criados gratuitamente no Picasa, Flickr, Photobucket, Smugmug e Yogile.

III. Ferramentas virtuais podem ser utilizadas para a construção de um material ilustrado, um jogo, um aplicativo ou outro produto coletivo como forma de registro da experiência.

Considerando que o uso da Internet na escola é exigência da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional-cultural que surge com a interconexão mundial de computadores em forte expansão no início do século XXI, novo espaço de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de educação, analise as afirmativas a seguir.

  1. A educação do cidadão não pode estar alheia ao novo contexto socioeconômico-tecnológico, cuja característica geral não está mais na centralidade da produção fabril ou da mídia de massa, mas na informação digitalizada como nova infraestrutura básica, como novo modo de produção.
  2. Na cibercultura, a lógica comunicacional não supõe rede hipertextual, multiplicidade, interatividade, imaterialidade, virtualidade, tempo real, multissensorialidade e multidirecionalidade.
  3. O computador e a Internet definem essa nova ambiência informacional e dão o tom da nova lógica comunicacional, que toma o lugar da distribuição em massa, própria da fábrica e da mídia clássica, até então símbolos societários.
  4. A contribuição da educação para a inclusão do aprendiz na cibercultura exige um aprendizado prévio por parte do professor. Uma vez que não basta convidar a um site para se promover inclusão na cibercultura, ele precisará se dar conta de pelo menos quatro exigências da cibercultura oportunamente favoráveis à educação cidadã.

Assinale

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282