Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 97 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.

Os avanços tecnológicos propiciam novas possibilidades para o conhecimento nas organizações e, apesar da importância do contato pessoal e da colaboração para os processos de aprendizado organizacional, os melhores sistemas de informação e ferramentas de comunicação ainda dependem essencialmente dos inputs individuais.

Com o avanço da Internet e das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, o processo de ensino-aprendizagem tem se tornado ativo, dinâmico e personalizado com o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Os principais processos que um AVA possibilita para apoio às Universidades Corporativas são:

A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.

A adoção de políticas, diretrizes e práticas na gestão do conhecimento se inicia com o envolvimento da direção da organização e, a partir desse estágio, são desencadeados os processos que culminam com a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das práticas desejadas, incluindo ferramentas de aprendizagem virtual, como, por exemplo, a plataforma Moodle.

“Atualmente, as tecnologias digitais são as principais responsáveis pelas transformações sociais e culturais e representam uma força determinante, pois se constituem gestoras de um novo tipo de sociedade: a sociedade da informação.” (Rosana Lopes) Portanto, pensar em tecnologias digitais no ambiente escolar, supõe:

As tecnologias de informação e comunicação e seus usos são considerados elementos facilitadores para uma educação bilíngue. A alternativa que justifica essa visão é o(a):

O desenvolvimento das tecnologias de informação e

comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma

verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se

denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao

desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de

aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e

professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.

José Armando Valente. Educação a distância: pontos e

contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).

Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado,

julgue os itens que se seguem, acerca da educação a distância.

A presença das TICs no contexto da educação a distância

online influencia na individualização e autonomia do aluno e

na diminuição do papel do professor na dinâmica

ensino-aprendizagem.

Observe a imagem a seguir.

O cartaz refere-se à

A respeito das atribuições de tutores, professores e alunos no âmbito da educação à distância (EAD), julgue os itens subsequentes.

O perfil do aluno da EAD é previsível, uma vez que as pessoas que buscam essa modalidade de ensino possuem fácil acesso aos meios tecnológicos e estão preparadas para lidar com tecnologias de informação e comunicação (TIC), o que facilita a ação dos profissionais que trabalham com a EAD.

Pensarmos o processo educativo mediado pelas novas tecnologias da informação e da comunicação pressupõe refletirmos sobre sua utilização.
A alternativa que apresenta uma assertiva verdadeira, em relação a essas tecnologias, é:

O desenvolvimento das tecnologias de informação e

comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma

verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se

denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao

desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de

aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e

professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.

José Armando Valente. Educação a distância: pontos e

contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).

Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado,

julgue os itens que se seguem, acerca da educação a distância.

A teleaula, uma metodologia de comunicação em massa,

facilita a interação síncrona entre os participantes bem como

possibilita a comunicação e a interatividade entre docentes,

tutores e aprendizes, por meio de som, imagem, vídeo, dados

ou via chat.

A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.

A gestão do conhecimento por meio da plataforma e-learning de código aberto Moodle aperfeiçoa a política de gestão do conhecimento a partir do uso de diversos recursos que permitem às organizações estender treinamentos, diminuir as limitações geográficas e aumentar o alcance de seu conteúdo, além de integrar e distribuir com mais dinamismo o conhecimento.

A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.

Gestão do conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos e favoráveis para uma organização.

O desenvolvimento das tecnologias de informação e

comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma

verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se

denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao

desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de

aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e

professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.

José Armando Valente. Educação a distância: pontos e

contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).

Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado,

julgue os itens que se seguem, acerca da educação a distância.

A abordagem broadcast é eficiente na educação a distância

online devido ao fato de favorecer a interação entre professor

e aluno e entre os alunos, permitindo o acompanhamento em

tempo real da aprendizagem e a troca de experiências.

Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.

A integração do Moodle com serviços como o Flickr ou o

Picasa recebe a denominação de repositórios externos.

No que concerne a novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens.

A webquest promove o trabalho em grupo, a pesquisa

colaborativa e o compartilhamento de ideias para a resolução

de uma tarefa.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282