A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.
Os avanços tecnológicos propiciam novas possibilidades para o conhecimento nas organizações e, apesar da importância do contato pessoal e da colaboração para os processos de aprendizado organizacional, os melhores sistemas de informação e ferramentas de comunicação ainda dependem essencialmente dos inputs individuais.
Com o avanço da Internet e das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, o processo de ensino-aprendizagem tem se tornado ativo, dinâmico e personalizado com o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Os principais processos que um AVA possibilita para apoio às Universidades Corporativas são:
A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.
A adoção de políticas, diretrizes e práticas na gestão do conhecimento se inicia com o envolvimento da direção da organização e, a partir desse estágio, são desencadeados os processos que culminam com a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das práticas desejadas, incluindo ferramentas de aprendizagem virtual, como, por exemplo, a plataforma Moodle.
“Atualmente, as tecnologias digitais são as principais responsáveis pelas transformações sociais e culturais e representam uma força determinante, pois se constituem gestoras de um novo tipo de sociedade: a sociedade da informação.” (Rosana Lopes) Portanto, pensar em tecnologias digitais no ambiente escolar, supõe:
As tecnologias de informação e comunicação e seus usos são considerados elementos facilitadores para uma educação bilíngue. A alternativa que justifica essa visão é o(a):
O desenvolvimento das tecnologias de informação e
comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma
verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se
denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao
desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de
aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e
professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.
José Armando Valente. Educação a distância: pontos e
contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).
Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado,
julgue os itens que se seguem, acerca da educação a distância.
A presença das TICs no contexto da educação a distância
online influencia na individualização e autonomia do aluno e
na diminuição do papel do professor na dinâmica
ensino-aprendizagem.
Observe a imagem a seguir.
O cartaz refere-se à
A respeito das atribuições de tutores, professores e alunos no âmbito da educação à distância (EAD), julgue os itens subsequentes.
O perfil do aluno da EAD é previsível, uma vez que as pessoas que buscam essa modalidade de ensino possuem fácil acesso aos meios tecnológicos e estão preparadas para lidar com tecnologias de informação e comunicação (TIC), o que facilita a ação dos profissionais que trabalham com a EAD.
Pensarmos o processo educativo mediado pelas novas tecnologias da informação e da comunicação pressupõe refletirmos
sobre sua utilização.
A alternativa que apresenta uma assertiva verdadeira, em relação a essas tecnologias, é:
O desenvolvimento das tecnologias de informação e
comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma
verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se
denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao
desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de
aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e
professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.
José Armando Valente. Educação a distância: pontos e
contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).
Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado,
julgue os itens que se seguem, acerca da educação a distância.
A teleaula, uma metodologia de comunicação em massa,
facilita a interação síncrona entre os participantes bem como
possibilita a comunicação e a interatividade entre docentes,
tutores e aprendizes, por meio de som, imagem, vídeo, dados
ou via chat.
A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.
A gestão do conhecimento por meio da plataforma e-learning de código aberto Moodle aperfeiçoa a política de gestão do conhecimento a partir do uso de diversos recursos que permitem às organizações estender treinamentos, diminuir as limitações geográficas e aumentar o alcance de seu conteúdo, além de integrar e distribuir com mais dinamismo o conhecimento.
A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.
Gestão do conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos e favoráveis para uma organização.
O desenvolvimento das tecnologias de informação e
comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma
verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se
denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao
desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de
aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e
professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.
José Armando Valente. Educação a distância: pontos e
contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).
Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado,
julgue os itens que se seguem, acerca da educação a distância.
A abordagem broadcast é eficiente na educação a distância
online devido ao fato de favorecer a interação entre professor
e aluno e entre os alunos, permitindo o acompanhamento em
tempo real da aprendizagem e a troca de experiências.
Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.
A integração do Moodle com serviços como o Flickr ou o
Picasa recebe a denominação de repositórios externos.
No que concerne a novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens.
A webquest promove o trabalho em grupo, a pesquisa
colaborativa e o compartilhamento de ideias para a resolução
de uma tarefa.