A educação do futuro lança muitos desafios, tornando necessário reaprender a religar parte e todo, texto e contexto, local e global, enfrentar e superar os paradoxos e as contradições que a globalização tecnoeconômica exibe nos dias atuais. Conforme Morin (2011), a educação do futuro deverá corresponder ao que está descrito de forma correta na alternativa:
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão transformando a vida em sociedade, a escola não poderá ficar alheia em relação ao imenso repertório de possibilidades que essas tecnologias oferecem. Cada vez mais as inovações tecnológicas exigem professores em constante aperfeiçoamento em relação à inserção dos recursos tecnológicos aplicados ao ensino, buscando inserir em sua prática educativa recursos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Em relação às tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, leia e complete as lacunas abaixo: Com a inserção dos computadores na escola, toda a comunidade escolar deve estar atenta às mudanças que esta ferramenta pode oportunizar ao aluno, uma nova forma de buscar ____________, gerenciar as informações. Os professores passam a ter um papel fundamental neste processo de aprendizagem, pois devem propor formas de levar o educando a refletir, participar e desenvolver sua criatividade, levando-o a uma nova forma de desenvolver seu__________. Neste método novo de aprendizagem que utiliza o computador como objeto de _____________para uma melhor forma de o aluno aprender, o professor desenvolve um papel importante como__________ no processo de ensino aprendizagem, buscando instigar a curiosidade e criatividade, não sendo apenas um transmissor de conteúdos. O professor deve estar apto a planejar e desenvolver na informática atividades que façam a _____________ com os conteúdos desenvolvidos em sala, desafiando-os para que assim se atinjam os objetivos pedagógicos propostos no plano de ensino da disciplina. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
O uso das tecnologias da comunicação e informação (TICs) na educação propiciam uma abordagem pedagógica com base nos conceitos de sala de aula invertida. Sobre a dinâmica da sala de aula invertida é correto afirmar que:
Abramovay, Andrade e Esteves (2007) destacam que o protagonismo juvenil na área educacional tem relação direta com a cidadania, em virtude de
A nova era da Sociedade da Informação exige maior rapidez e demanda maior quantidade de conteúdos que nos leva a elaborar outros olhares e eleger novos interesses na Educação. Nesse contexto, é correto afirmar que:
A mudança de paradigma na sociedade contemporânea advinda da revolução tecnológica interfere diretamente no cotidiano escolar. “O desenvolvimento e os usos das tecnologias digitais provocam transformações nas maneiras de perceber o mundo e intervêm nas formas de socialização e em diferentes setores da vida social, inclusive na Educação", afirma Becker (2016, p. 150). Nesse sentido, a mídia apresenta-se como componente importante na formação de sujeitos. Por esse motivo, cabe à educação escolar “avançar estimulando a interpretação dos textos midiáticos e a compreensão de que estes não são reflexos da realidade, mas construções que direcionam a criação de vínculos e identidades" (BECKER, 2016, p. 150).
No que se refere à relação entre educação e mídia, é correto afirmar que:
O uso de tecnologias para a educação de crianças portadoras de necessidades especiais:
I- Deixa ao professor menos tempo livre para se dedicar ao ensino e à ajuda a nível individual;
II- Ajuda a estabelecer uma ponte entre a comunidade e a sala de aula.
Sobre os itens acima:
Considerando o que são os recursos didático-pedagógicos e seu uso aplicado pelo professor, leia: I – O uso excessivo de tecnologia como recurso didático só poderá trazer problemas devido ao fato de não se adequar as metodologias de ensino contemporâneas. II – Os recursos didáticos tradicionais podem ser substituídos por recursos mais recentes, eliminando limitações de recursos analógicos, por exemplo, sem comprometer o grau de aprendizagem. III – É possível transformar ferramentas originalmente não didáticas em ferramentas voltadas para o ensino, sendo necessária somente uma abordagem correta e uma estratégia pedagógica funcional. IV – Hoje em dia está cada vez mais comum o uso da tecnologia fora de sala de aula por parte dos alunos e por isso a necessidade de os professores manterem um estilo de educação voltado a recursos mais tradicionais. Assinale a alternativa correta:
Segundo Reis, citado na dissertação intitulada Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, os dispositivos de Tecnologia Assistiva podem agrupar-se em função da sofisticação que incorporam. Assinale a alternativa que não condiz com esses agrupamentos:
O uso das tecnologias no campo do ensino-aprendizagem de crianças com necessidades especiais:
Como ficou conhecido o conceito resultante dessa experiência que desenvolverá uma teoria da aprendizagem?
Que expressão preenche corretamente a lacuna?
De acordo com a dissertação Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, o intérprete de LIBRAS, presença que deveria ser obrigatória nas salas de aula com alunos surdos, é aquele que:
A presença cada vez mais constante das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) tem provocado na educação a necessidade de reformulação e ressignificação do espaço escolar. Com relação às TIC, é CORRETO afirmar:
A utilização de diários eletrônicos entre os profissionais de educação, frente às mudanças no mundo do trabalho, é decorrente da