Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 103 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A educação do futuro lança muitos desafios, tornando necessário reaprender a religar parte e todo, texto e contexto, local e global, enfrentar e superar os paradoxos e as contradições que a globalização tecnoeconômica exibe nos dias atuais. Conforme Morin (2011), a educação do futuro deverá corresponder ao que está descrito de forma correta na alternativa:

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão transformando a vida em sociedade, a escola não poderá ficar alheia em relação ao imenso repertório de possibilidades que essas tecnologias oferecem. Cada vez mais as inovações tecnológicas exigem professores em constante aperfeiçoamento em relação à inserção dos recursos tecnológicos aplicados ao ensino, buscando inserir em sua prática educativa recursos que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem. Em relação às tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar, leia e complete as lacunas abaixo: Com a inserção dos computadores na escola, toda a comunidade escolar deve estar atenta às mudanças que esta ferramenta pode oportunizar ao aluno, uma nova forma de buscar ____________, gerenciar as informações. Os professores passam a ter um papel fundamental neste processo de aprendizagem, pois devem propor formas de levar o educando a refletir, participar e desenvolver sua criatividade, levando-o a uma nova forma de desenvolver seu__________. Neste método novo de aprendizagem que utiliza o computador como objeto de _____________para uma melhor forma de o aluno aprender, o professor desenvolve um papel importante como__________ no processo de ensino aprendizagem, buscando instigar a curiosidade e criatividade, não sendo apenas um transmissor de conteúdos. O professor deve estar apto a planejar e desenvolver na informática atividades que façam a _____________ com os conteúdos desenvolvidos em sala, desafiando-os para que assim se atinjam os objetivos pedagógicos propostos no plano de ensino da disciplina. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

O uso das tecnologias da comunicação e informação (TICs) na educação propiciam uma abordagem pedagógica com base nos conceitos de sala de aula invertida. Sobre a dinâmica da sala de aula invertida é correto afirmar que:

A nova era da Sociedade da Informação exige maior rapidez e demanda maior quantidade de conteúdos que nos leva a elaborar outros olhares e eleger novos interesses na Educação. Nesse contexto, é correto afirmar que:

A mudança de paradigma na sociedade contemporânea advinda da revolução tecnológica interfere diretamente no cotidiano escolar. “O desenvolvimento e os usos das tecnologias digitais provocam transformações nas maneiras de perceber o mundo e intervêm nas formas de socialização e em diferentes setores da vida social, inclusive na Educação", afirma Becker (2016, p. 150). Nesse sentido, a mídia apresenta-se como componente importante na formação de sujeitos. Por esse motivo, cabe à educação escolar “avançar estimulando a interpretação dos textos midiáticos e a compreensão de que estes não são reflexos da realidade, mas construções que direcionam a criação de vínculos e identidades" (BECKER, 2016, p. 150).

No que se refere à relação entre educação e mídia, é correto afirmar que:

O uso de tecnologias para a educação de crianças portadoras de necessidades especiais:

I- Deixa ao professor menos tempo livre para se dedicar ao ensino e à ajuda a nível individual;

II- Ajuda a estabelecer uma ponte entre a comunidade e a sala de aula.

Sobre os itens acima:

Considerando o que são os recursos didático-pedagógicos e seu uso aplicado pelo professor, leia: I – O uso excessivo de tecnologia como recurso didático só poderá trazer problemas devido ao fato de não se adequar as metodologias de ensino contemporâneas. II – Os recursos didáticos tradicionais podem ser substituídos por recursos mais recentes, eliminando limitações de recursos analógicos, por exemplo, sem comprometer o grau de aprendizagem. III – É possível transformar ferramentas originalmente não didáticas em ferramentas voltadas para o ensino, sendo necessária somente uma abordagem correta e uma estratégia pedagógica funcional. IV – Hoje em dia está cada vez mais comum o uso da tecnologia fora de sala de aula por parte dos alunos e por isso a necessidade de os professores manterem um estilo de educação voltado a recursos mais tradicionais. Assinale a alternativa correta:

Segundo Reis, citado na dissertação intitulada Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, os dispositivos de Tecnologia Assistiva podem agrupar-se em função da sofisticação que incorporam. Assinale a alternativa que não condiz com esses agrupamentos:

O uso das tecnologias no campo do ensino-aprendizagem de crianças com necessidades especiais:

Como ficou conhecido o conceito resultante dessa experiência que desenvolverá uma teoria da aprendizagem?

Que expressão preenche corretamente a lacuna?

De acordo com a dissertação Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, o intérprete de LIBRAS, presença que deveria ser obrigatória nas salas de aula com alunos surdos, é aquele que:

A presença cada vez mais constante das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) tem provocado na educação a necessidade de reformulação e ressignificação do espaço escolar. Com relação às TIC, é CORRETO afirmar:

A utilização de diários eletrônicos entre os profissionais de educação, frente às mudanças no mundo do trabalho, é decorrente da

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282