Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 97 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

O uso de tecnologias para a educação de crianças portadoras de necessidades especiais:

I- Deixa ao professor menos tempo livre para se dedicar ao ensino e à ajuda a nível individual;

II- Ajuda a estabelecer uma ponte entre a comunidade e a sala de aula.

Sobre os itens acima:

Considerando o que são os recursos didático-pedagógicos e seu uso aplicado pelo professor, leia: I – O uso excessivo de tecnologia como recurso didático só poderá trazer problemas devido ao fato de não se adequar as metodologias de ensino contemporâneas. II – Os recursos didáticos tradicionais podem ser substituídos por recursos mais recentes, eliminando limitações de recursos analógicos, por exemplo, sem comprometer o grau de aprendizagem. III – É possível transformar ferramentas originalmente não didáticas em ferramentas voltadas para o ensino, sendo necessária somente uma abordagem correta e uma estratégia pedagógica funcional. IV – Hoje em dia está cada vez mais comum o uso da tecnologia fora de sala de aula por parte dos alunos e por isso a necessidade de os professores manterem um estilo de educação voltado a recursos mais tradicionais. Assinale a alternativa correta:

Segundo Reis, citado na dissertação intitulada Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, os dispositivos de Tecnologia Assistiva podem agrupar-se em função da sofisticação que incorporam. Assinale a alternativa que não condiz com esses agrupamentos:

O uso das tecnologias no campo do ensino-aprendizagem de crianças com necessidades especiais:

Como ficou conhecido o conceito resultante dessa experiência que desenvolverá uma teoria da aprendizagem?

Que expressão preenche corretamente a lacuna?

De acordo com a dissertação Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, o intérprete de LIBRAS, presença que deveria ser obrigatória nas salas de aula com alunos surdos, é aquele que:

A presença cada vez mais constante das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) tem provocado na educação a necessidade de reformulação e ressignificação do espaço escolar. Com relação às TIC, é CORRETO afirmar:

A utilização de diários eletrônicos entre os profissionais de educação, frente às mudanças no mundo do trabalho, é decorrente da

Cada vez mais, as novas tecnologias de informação e

comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A

ampliação da perspectiva e da esfera de ação são apenas

algumas das possibilidades geradas pelo desenvolvimento

dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a

determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante

perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma

sociedade em que as tecnologias de informação e

comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma

correspondente e efetiva democratização do acesso e da

inclusão digital.

A. A. Martins e N. M. D. Garcia Ensino de Física e Novas

Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma

Análise da Produção Recente. ABRAPEC – VIII,

ENPEC, 2011 (com adaptações).

Em relação às novas tecnologias de informação e

comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.

A inserção de NTIC na prática docente, como ferramenta de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem, substitui as teorias de aprendizagem tradicionais na formação de uma melhor base para a produção de conhecimentos.

Cada vez mais, as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) fazem parte de nossa vida cotidiana. A ampliação da perspectiva e da esfera de ação são apenas algumas das possibilidades geradas pelo desenvolvimento dessas tecnologias, ainda que essa ampliação esteja restrita a determinados grupos de pessoas. No entanto, é importante perceber que ficará cada vez mais difícil viver em uma sociedade em que as tecnologias de informação e comunicação ocupam um espaço cada vez maior sem uma correspondente e efetiva democratização do acesso e da inclusão digital.

A. A. Martins e N. M. D. Garcia Ensino de Física e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma Análise da Produção Recente. ABRAPEC – VIII, ENPEC, 2011 (com adaptações).

Em relação às novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), julgue os itens que se seguem.

A relação entre ensino e NTIC tem sido investigada a

partir de diferentes perspectivas, por exemplo, com o

uso de softwares de animação e simulação que

possibilitem uma abordagem mais interativa dos

conteúdos de física.

A figura apresenta uma foto de uma aula em que o professor e todos os alunos utilizam um tablet.

Os profissionais de educação em relação às tecnologias da informação e comunicação devem guiar-se pela

Analise as afirmações a seguir sobre as novas tecnologias na Educação Infantil.

I. Contribuem para as práticas educacionais.

II. Envolvem as crianças em novas descobertas.

III. Promovem mudanças na abordagem pedagógica.

IV. Podem tornar o processo de transmissão de conhecimento mais dinâmico e criativo.

V. Utilizam as estruturas cognitivas humana/profissional.

VI. Facilitam os tipos de comunicação e interação entre o professor e a criança.

Estão corretas as afirmativas:

O desenvolvimento das tecnologias de informação e

comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma

verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se

denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao

desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de

aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e

professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.

José Armando Valente. Educação a distância: pontos e

contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).

Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado,

julgue os itens que se seguem, acerca da educação a distância.

As TICs, no contexto do ciberespaço, possibilitam novos

rearranjos neurocognitivos que potencializam as funções

sensoriais, perceptivas, abstratas e representativas.

A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens.

Os portais e-learning auxiliam no treinamento e na catalogação do capital intelectual de uma empresa porque, além de constituírem um ambiente favorável ao ensino, conferem ao usuário a possibilidade de personalização/interação do/com o ambiente de aprendizado, de desenvolvimento do conteúdo, de revisão didática e, até mesmo, de melhoria da interface.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282