Várias perspectivas são consideradas para o estudo e compreensão da liderança. A abordagem do comporta- mento pressume que
A administração de recursos humanos está relacionada a todas as funções do processo administrativo, referindo-se a políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Em uma organização, existem, basicamente, três estilos de liderança: o autocrático, voltado para o líder; o democrático, voltado para o líder e o subordinado; e o liberal, voltado para o subordinado.
Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens
subsecutivos.
Em qualquer situação, o estilo de liderança positiva, participativa e cordial é o mais apropriado.
Exercer a liderança numa organização é
Julgue os itens a seguir, referentes a relações humanas e
interpessoais.
Os líderes informais influenciam o ambiente de trabalho em menor grau do que os líderes formalmente designados.
Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.
A relação de dependência interpessoal entre dois indivíduos é um elemento importante para a compreensão do poder e da liderança nas organizações.
O poder de liderança pode ter origem em duas fontes: o poder de posição e o poder pessoal. O poder de posição pode ser dividido em três subtipos: o poder

Considerando os conceitos de liderança expostos no texto acima,
julgue os itens que se seguem.
O compartilhamento de valores interfere negativamente na cooperação espontânea em apoio ao líder.
Com relação à Gestão de Pessoas, pode-se afirmar como corretas as afirmativas abaixo, EXCETO:
Verifica-se na atualidade a valorização da liderança democrática como elemento capaz de ampliar as possibilidades de crescimento profissional dos diferentes colaboradores da organização. Um dos elementos destacados nesse tipo de ambiência é o do fornecimento de feedback como processo de ajuda para mudança de comportamento. Implica em comunicar a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. Para que esse feedback seja efetivo ele precisa ser conduzido de forma coerente. Assinale a opção que apresenta uma exceção ao que se espera desse instrumento gerencial.
Considere que determinado gerente, percebendo que todas as suas
ideias eram recebidas com irritação por seus subordinados, tenha,
em uma reunião de trabalho com sua equipe, anunciado que
tomaria, a partir de então, decisões de cima para baixo, pois estava
desapontado com a equipe de trabalho. Com base nessa situação,
julgue os itens a seguir.
Os objetivos pessoais e profissionais do gerente, nesse caso, não se alinham nem aos objetivos pessoais de seus subordinados nem aos objetivos organizacionais.
Segundo Likert, assinale a alternativa que apresenta uma característica de um gerente com estilo de liderança autoritário coercitivo.
Liderança e poder são temas mutuamente dependentes, pois o poder para o líder é um meio de facilitar a realização das metas do grupo. Avalie as assertivas abaixo:
I. A liderança não requer compatibilidade entre as metas e sim uma relação de dependência entre o líder e os liderados.
II. A especialização tornou-se uma das mais poderosas fontes de poder à medida que a tecnologia foi crescendo nas organizações.
III. A relação de dependência que mantém o poder é aumentada quando o recurso que é controlado é importante, escasso e insubstituível.
IV. No poder de referência, o grupo concorda com as orientações, pois tratará benefícios positivos.
Robert Blake e Jane Mouton desenvolveram um modelo de estilo de liderança no contexto de um gráfico, em que as várias combinações entre uma preocupação com pessoas e uma preocupação com a produção definem os cinco principais estilos de liderança. O estilo de liderança denominado por eles como 1.9 envolve a
Um dos mais importantes modelos contingenciais da liderança através da Teoria da Correspondência do Líder foi descrito por Fiedler (1967). Trabalhando com grupos cujos líderes poderiam ser facilmente identificados, acreditava que o desempenho destes podia ser medido utilizando-se da seguinte escala: