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Considerando o disposto na Lei n.º 12.319/2010 e no código de

ética que regula a atuação profissional do tradutor e intérprete da

LIBRAS, julgue os próximos itens.

A competência linguística do tradutor e intérprete deve ser

avaliada anualmente por intermédio de exame de proficiência

em tradução e interpretação em LIBRAS.

Considerando o disposto na Lei n.º 12.319/2010 e no código de

ética que regula a atuação profissional do tradutor e intérprete da

LIBRAS, julgue os próximos itens.

No ambiente educacional, compete ao tradutor e intérprete

realizar interpretação na língua de sinais, sendo atribuição do

professor de português como segunda língua a tradução para a

língua oral.

Ainda com base no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens

subsecutivos, acerca da formação e da atuação do profissional

intérprete de LIBRAS.

As instituições de ensino da educação básica e da educação

superior devem incluir em seus quadros, em todos os níveis e

em todas as etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de

LIBRAS-língua portuguesa, para viabilizar o acesso à

comunicação, à informação e à educação de alunos surdos.

Assinale a alternativa que traz a figura em que se constata o fenômeno da(o) palavra/sinal com concordância locativa.

Com base nos princípios do Código de Ética do Intérprete de Libras, parte integrante do Regimento Interno do Departamento Nacional de Intérpretes (FENEIS), Quadros (2004) apresenta as seguintes sugestões sobre como se portar diante do contexto de interpretação da língua portuguesa escrita no momento de provas e concursos caso um candidato surdo solicite uma resposta de um dos itens do certame. Diante do exposto, julgue as afirmativas abaixo.
I. O intérprete deve lhe informar que apenas fará a tradução do português para a língua de sinais, deixando claras as suas atribuições durante o processo.
II. O intérprete deverá fazer a interpretação das instruções dadas na língua portuguesa apenas escrita quando este for o caso.
III. O intérprete deve lhe informar que fará a interpretação do português escrito para a língua de sinais, deixando claras as suas atribuições durante o processo.
IV. O intérprete dará, sutilmente, suas opiniões de modo que os responsáveis pelo certame não percebam, dessa forma garantirá a acessibilidade da pessoa surda.
V. O intérprete também deverá fazer a interpretação das instruções dadas na língua portuguesa falada e/ou escrita quando estes forem os casos.
Assinale a alternativa que contempla todos os itens nos quais as informações estão CORRETAS.

Ronice Müller de Quadros, em seu livro O Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, apresentou o Regimento Interno do Departamento Nacional de Intérpretes da FENEIS, aprovado por ocasião do II Encontro Nacional de Intérpretes - Rio de Janeiro/RJ/Brasil – 1992 . Sobre este regimento, é CORRETO afirmar

Leia o trecho a seguir para responder à questão: “O Bilinguismo tem como pressuposto básico que o surdo deve ser Bilíngue, ou seja, deve adquirir como língua materna a língua de sinais, que é considerada a língua natural dos surdos e, como segunda língua, a língua oficial de seu país (...) os autores ligados ao Bilinguismo percebem o surdo de forma bastante diferente dos autores oralistas e da Comunicação Total. Para os bilinguistas, o surdo não precisa almejar uma vida semelhante ao ouvinte, podendo assumir sua surdez.”(GOLDFELD, 1997, p. 38) Assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o texto:

Assinale V para verdadeiro ou F para falso nas

afirmativas:

( ) A língua de sinais e a língua portuguesa são

de modalidades diferentes; enquanto a

primeira é visual-gestual, a segunda é oralauditiva.

O que é denominado de palavras nas

orais-auditivas é denominado linguagem visual

nas visuais-gestuais.

( ) A língua de sinais é baseada nas experiências

visuais das comunidades surdas, enquanto a

língua portuguesa constitui-se baseada nas

falas.

( ) A língua de sinais apresenta uma sintaxe

espacial, incluindo os chamados

classificadores; a língua portuguesa usa uma

sintaxe linear utilizando a descrição para

captar o uso de classificadores.

( ) Coisas que são ditas na língua de sinais não

são ditas usando um tipo diferente de

construção gramatical na língua portuguesa.

Assim, há vezes em que uma grande frase é

necessária para traduzir uma pequena em

outra língua.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência

CORRETA de V e F de cima para baixo:

O Decreto 5.626, de 2005, trata da formação do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa que consta nos artigos 17 e 18, dizem que a formação do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa deve efetivar-se por meio de curso superior de Tradução e Interpretação, com habilitação em Libras - Língua Portuguesa e que, nos próximos dez anos, a partir da publicação desse Decreto, a formação de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de:

Você está interpretando para um surdo professor da Universidade durante uma reunião e o pró-reitor começa a dirigir as perguntas a você ao invés de fazê-lo ao professor surdo. Como você resolve esta questão? Assinale a alternativa CORRETA:

Em relação à construção dos espaços mentais nos discursos em Libras, Moreira (2007) e Liddell (2003) consideram que, didaticamente, os espaços mentais podem ser explicados a partir de:

Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue os

próximos itens.

Nenhum conceito da fonologia é aplicável às línguas de sinais,

uma vez que esse nível de análise linguística trata

especificamente dos sons de uma língua.

Estudos realizados no Brasil a partir da década de 90 do

século passado concluíram que o processo de aquisição da língua

de sinais pelas crianças surdas ocorre em período análogo à

aquisição de uma língua oral-auditiva por crianças ouvintes.

Ronice Quadros et al. Ideias para ensinar português para alunos

surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006 (com adaptações).

Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue os

itens subsecutivos.

A partir dos dois anos de idade, a criança surda usuária da

LIBRAS emprega classificadores em seu vocabulário.

No que se refere à surdocegueira, julgue os itens subsequentes.

A criança surdocega apresentará mais dificuldade na aquisição

de língua se tiver sido acometida pela deficiência na fase

pré-linguística.

Considerando o disposto na Lei n.º 12.319/2010 e no código de

ética que regula a atuação profissional do tradutor e intérprete da

LIBRAS, julgue os próximos itens.

A presença de um tradutor e intérprete da LIBRAS em sala de

aula sintetiza o paradigma bilíngue de educação de surdos.

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