Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 708 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Acerca das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil as Práticas Pedagógicas da Educação Infantil devem garantir experiências que:

I. Promovam o conhecimento de si e do mundo.

II. Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens.

III. Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas.

IV. Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais.

V. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.

VI. Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras.

A questão se refere ao disposto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

A educação escolar compõe-se de:

As políticas educacionais atuais para a realidade indígena partem dos fundamentos legais e conceituais presentes na Constituição de 1988, que colocou sobre novas bases os direitos indígenas. No que se refere à Educação Escolar Indígena na LDB 9.394/96, é assegurado às comunidades indígenas um ensino baseado:

Segundo a LDB, os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão as seguintes diretrizes:

1) a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

2) consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.

3) promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.

4) orientação para o trabalho.

Está(ão) correta(s), apenas:

No que se refere à arte na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item seguinte.

O ensino da arte deverá ser ministrado com base nos princípios da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

No que se refere à arte na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item seguinte.

Na década de 90 do século passado, ampliou-se a discussão sobre o ensino da arte no contexto da educação básica, especialmente porque a arte foi incluída como componente extracurricular na formação dos alunos do ensino fundamental.

Com base na Lei n.º 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB —, julgue o item a seguir.

A educação escolar é composta por apenas dois níveis.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) estabelecem referências para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

As DCN foram criadas para assegurar uma formação básica comum para a educação básica brasileira e, para isso, orientam os currículos e os seus conteúdos mínimos.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil orientam que essa fase da escolarização deve estar associada a novos padrões de qualidade, que advêm das concepções de desenvolvimento adotadas pelas instituições, considerando as crianças nos seus contextos sociais, ambientais, culturais e efetivando as interações e práticas sociais. Nessa perspectiva, as instituições de Educação Infantil devem apoiar-se, substancialmente, nos seguintes pontos:

A Lei n.º 9394/96 traz o princípio da gestão democrática na Educação, conforme se lê em seu art. 14: “os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;

III. seleção de conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;

IV. aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Após a leitura, assinale a alternativa em que estão elencados apenas os princípios da gestão democrática.

De acordo com Referencial para Formação de Professores: A formação continuada, é necessidade intrínseca para os profissionais da educação escolar e faz parte de um processo permanente de desenvolvimento profissional que deve ser assegurado a todos. Assinale a alternativa CORRETA sobre a formação continuada:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) a educação abrange:

Os direitos da criança ou direitos da infância são os direitos humanos voltados para as crianças. A condição de criança como sujeito de direitos está atrelada à preocupação com a fase inicial da formação e desenvolvimento humano. Assinale a alternativa INCORRETA. Quem assegura à criança, direitos previstos na LDB, que tem por finalidade protegê-la e proporcionar uma formação consistente?

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:


As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica não estabelecem bases comuns para

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica não estabelecem bases comuns para

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282