Acerca das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil as Práticas Pedagógicas da Educação Infantil devem garantir experiências que:
I. Promovam o conhecimento de si e do mundo.
II. Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens.
III. Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas.
IV. Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais.
V. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.
VI. Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras.
A questão se refere ao disposto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
A educação escolar compõe-se de:
As políticas educacionais atuais para a realidade indígena partem dos fundamentos legais e conceituais presentes na Constituição de 1988, que colocou sobre novas bases os direitos indígenas. No que se refere à Educação Escolar Indígena na LDB 9.394/96, é assegurado às comunidades indígenas um ensino baseado:
Segundo a LDB, os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão as seguintes diretrizes:
1) a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
2) consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
3) promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.
4) orientação para o trabalho.
Está(ão) correta(s), apenas:
No que se refere à arte na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item seguinte.
O ensino da arte deverá ser ministrado com base nos princípios da liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
No que se refere à arte na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item seguinte.
Na década de 90 do século passado, ampliou-se a discussão sobre o ensino da arte no contexto da educação básica, especialmente porque a arte foi incluída como componente extracurricular na formação dos alunos do ensino fundamental.
Com base na Lei n.º 9.394/1996 — Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB —, julgue o item a seguir.
A educação escolar é composta por apenas dois níveis.
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) estabelecem referências para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.
As DCN foram criadas para assegurar uma formação básica comum para a educação básica brasileira e, para isso, orientam os currículos e os seus conteúdos mínimos.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil orientam que essa fase da escolarização deve estar associada a novos padrões de qualidade, que advêm das concepções de desenvolvimento adotadas pelas instituições, considerando as crianças nos seus contextos sociais, ambientais, culturais e efetivando as interações e práticas sociais. Nessa perspectiva, as instituições de Educação Infantil devem apoiar-se, substancialmente, nos seguintes pontos:
A Lei n.º 9394/96 traz o princípio da gestão democrática na Educação, conforme se lê em seu art. 14: “os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;
III. seleção de conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural;
IV. aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Após a leitura, assinale a alternativa em que estão elencados apenas os princípios da gestão democrática.
De acordo com Referencial para Formação de Professores: A formação continuada, é necessidade intrínseca para os profissionais da educação escolar e faz parte de um processo permanente de desenvolvimento profissional que deve ser assegurado a todos. Assinale a alternativa CORRETA sobre a formação continuada:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) a educação abrange:
Os direitos da criança ou direitos da infância são os direitos humanos voltados para as crianças. A condição de criança como sujeito de direitos está atrelada à preocupação com a fase inicial da formação e desenvolvimento humano. Assinale a alternativa INCORRETA. Quem assegura à criança, direitos previstos na LDB, que tem por finalidade protegê-la e proporcionar uma formação consistente?
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica não estabelecem bases comuns para
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica não estabelecem bases comuns para