Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, com critérios e regras comuns. Acerca destas regras, nos níveis fundamental e médio, assinale a alternativa correta.
Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
No que tange à organização da Educação Nacional, a LDB determina que a União, os Estados e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, considerando as competências de cada ente federado.
Coluna 1
1.União.
2.Estado.
3.Município.
Coluna 2
( ) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios.
( ) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
( ) Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios.
( ) Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino.
( ) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
( ) Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.
O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: I. Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando. II. Atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde. III. Vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade. IV. Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um. Quais estão corretas?
Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente serão incluídos, como temas:
Responda (v) verdadeiro ou (f) falso e, em seguida, assinale a alternativa que contém a ordem correta das respostas, de cima para baixo. De acordo com a Lei nº 9.394/96, os sistemas municipais de ensino compreendem:
(__) - As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal;
(__) - As instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada;
(__) - Os órgãos e entidades nacionais de educação.
Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB), julgue o item que se segue.
O conceito de educação constante da LDB abrange a educação patrimonial.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) trouxe inovações para a educação na perspectiva da inclusão.
Abaixo, constam segmentos populacionais historicamente excluídos da escola.
Em face de legislações comprometidas com a educação inclusiva, é CORRETO afirmar que estão excluídos do direito à escola regular:
Nas Diretrizes Curriculares do Município de Blumenau (2012), o ensino de Arte proposto está baseado na arte como forma de comunicação e expressão e em três eixos norteadores. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos corretamente:
Está expresso no artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
1.participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
2.participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
3.participação das crianças a partir dos seis anos de idade na definição das regras de avaliação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Consta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) que:
1.Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.
2.Na brincadeira de faz de conta se produz um tipo de comunicação rica em matizes e que possibilita às crianças indagar sobre o mundo e sobre si mesmas e por à prova seus conhecimentos no uso interativo de objetos e conversações.
3.Por meio das brincadeiras e outras propostas cotidianas que ocorrem nas instituições de Educação Infantil, a criança aprende a assumir papéis diferentes e, ao se colocar no lugar do outro, aprende a coordenar seu comportamento com os de seus parceiros e a desenvolver habilidades variadas, construindo sua identidade.
4.As brincadeiras geram nas crianças exclusivamente as sensações de prazer e bem-estar, pois nelas as crianças sempre realizam seus desejos e atendem às suas expectativas imediatas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( v ) e as falsas ( f ), tendo com referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs).
( ) As experiências vividas no espaço de Educaçã o Infantil devem possibilitar o encontro de explicaçõções pela criança sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto desenvolve formas de sentir, pensar e solucionar problemas.
( ) No espaço da Educação Infantil é preciso considerar que as crianças necessitam envolver-se com diferentes linguagens e valorizar o lúdico, as brincadeiras, as culturas infantis.
( ) No contexto da Educação Infantil se faz necessário transmitir à criança uma cultura considerada pronta.
( ) Na Educação Infantil é preciso oferecer condiçõções para a criança se apropriar de determinadas aprendizagens que lhe promovam o desenvolvimento de formas de agir, sentir e pensar que são marcantes em cada momento histórico.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Segundo as Leis de Diretrizes e Bases da Educação, é função dos professores as respectivas funções, exceto:
De acordo com o artigo 3º, da Lei 9.394/1996, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) estabelecidas pelos dispostos na CNE/CEB nº 07/2010, é INCORRETO afirmar que:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nas instituições públicas de educação superior, o professor ficará obrigado ao