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Em relação ao Ensino Fundamental, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº9394/96), marque a alternativa incorreta.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular e:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem um tratamento inovador à abordagem dos conteúdos. No ensino da Língua Portuguesa, não é correto afirmar que:

De acordo com a Lei De Diretrizes e Bases da Educação em vigor, o tratamento destinado aos alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos é o seguinte:

Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Técnicas Agrícolas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Atendimento Educacional Especializado Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Matemática Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Artes Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Pedagogo 1º ao 5º Ano Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Geografia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Língua Inglesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Língua Portuguesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Educação Física Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Pedagogo do Ensino Infantil Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Filosofia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Ciências Físicas e Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Ensino Religioso
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN)

Considerando o disposto na LDB Nº 9394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a alternativa que não apresenta uma função da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo a LDB art. 25. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a quatro horas.

II – maior de trinta anos de idade.

III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.

IV – amparado pelo Decreto-Lei nº 1.044, de 21 de outubro de 1969.

V – que tenha prole.

Assinale a alternativa CORRETA:

O artigo 13 da Lei n. 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) trata das incumbências dos docentes. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas incumbências previstas no artigo citado:

Considerando o título VI (Dos Profissionais da Educação) da Lei nº 9.394 de 1996, assinale a abaixo a alternativa correta.

Segundo o artigo 23 da Resolução CNE/CEB n° 4 de 2010, o Ensino Fundamental com 9 (nove) anos de duração é de matrícula obrigatória para as crianças a partir dos:

O acesso à educação básica obrigatória é:

Sobre a Lei de Diretrizes e Bases, assinada em 20 de dezembro de 1996, em seu art. 3º enfatiza os princípios norteadores do ensino no Brasil. Analise-os:

I. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III. Respeito à liberdade e apreço à tolerância.

Esta (ão) correto(s) apenas o(s) princípio(s):

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são um documento que apresenta princípios e orientações para os sistemas de ensino na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de propostas pedagógicas. Nesse sentido, podemos afirmar que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

Conforme o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998), a avaliação na Educação Infantil é concebida de acordo com os seguintes itens: I. Um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e a ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo, que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. II. Momentos específicos, buscando diagnosticar as potencialidades do aluno e detectar problemas de aprendizagem e ensino. Pode assumir várias formas, tais como a observação e o registro das atividades dos alunos. III. Um elemento indissociável do processo educativo, que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. Está (estão) correto(s):

Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a concepção de criança se apresenta da seguinte forma: I. A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico. II. A criança possui uma natureza singular, que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo de um jeito muito próprio. É marcada por ele, mas também o marca. III. A criança faz parte de uma organização familiar, biológica ou não, que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. Está (estão) correta(s):

No tocante a flexibilidade do programa de estudos, o currículo deve estar adaptado às necessidades educacionais das crianças. As escolas devem se adaptar a essas necessidades e não o contrário, estando cientes das competências e habilidades para serem desenvolvidas por todas as crianças, estabelecendo direitos iguais. Com relação à aquisição do conhecimento, é INCORRETO afirmar:

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