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Partindo das políticas já existentes, das discussões que vinham sendo feitas em torno da elaboração da LDB, das demandas de estados e municípios e tendo em vista suas prioridades, o Ministério da Educação, em 1995, definiu a melhoria da qualidade no atendimento educacional às crianças de O a 6 anos como um dos principais objetivos e, para atingi-lo, apontou quatro linhas de ação: I. Incentivo à elaboração, implementação e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares. II. Promoção da formação e da valorização dos profissionais que atuam nas creches e nas pré-escolas. III. Investimento em novas tecnologias e informatização nas salas de aula. IV. Apoio aos sistemas de ensino municipais para assumirem sua responsabilidade com a Educação Infantil. V. Criação de um sistema de informações sobre a educação da criança de O a 6 anos. As alternativas que apontam as quatro linhas de ação são, apenas:

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para educação infantil, o conceito de criança é definido como:

Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB), julgue o item que se segue.

De acordo com os princípios do ensino dispostos na LDB, a educação patrimonial é uma forma de ensino curricular e transversal.

A LDB diz que o ensino fundamental e médio terá no mínimo:

A Lei de Diretrizes e Bases / LDBEN, n° 9394/96, define a educação infantil como primeira etapa da educação básica que tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade. O reconheci-mento da educação infantil fez com que se pensasse um currículo adequado atendendo a um novo olhar sobre essa etapa da educação. Analise as afirmativas sobre o que o O Currículo na educação infantil deverá conside-rar: I- A problematização de conceitos que emergem dos saberes oriundos das práticas e vivências das crianças. II- Somente os conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental. III- As interações, as brincadeiras, a linguagem. IV- A integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, es-tética e sociocultural das crianças. V- O planejamento elaborado pela direção, professores, especialistas e comunidade, considerando que a edu-cação infantil é essencialmente um espaço recreativo. Assinale a alternativa correta:

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil trazem a definição de criança como sendo “sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura" (BRASIL, 2010). Assim sendo, as práticas pedagógicas na Educação Infantil devem ter como eixos norteadores

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional art 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal. Com base nessa informação assinale a alternativa CORRETA.

Analise as alternativas abaixo e assinale a correta a respeito do que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), sobre as finalidades da educação básica:

Analise as alternativas abaixo e identifique a opção correta sobre o que é determinado pelas Diretrizes Curricu-lares Nacionais (2013), a respeito do que deve ser assegurado às crianças de 6 (seis) anos ao ingressarem no Ensino Fundamental:

Complete a frase abaixo de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).

A educação abrange __________________________________ que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) indicam que as instituições de Educação Infantil precisam assegurar as seguintes condições:

1.Garantir a Educação de modo integral, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo.

2.Combater o racismo e as discriminações de gênero, sócio-econômicas, étnico-raciais e religiosas.

3.Conhecer as culturas plurais que constituem o espaço da creche e da pré-escola, a riqueza das contribuições familiares e da comunidade, suas crenças e manifestações, e fortalecer formas de atendimento articuladas aos saberes e às especificidades étnicas, linguísticas, culturais e religiosas de cada comunidade.

4.Dar atenção cuidadosa e exigente às possíveis formas de violação da dignidade da criança.

5.Assegurar o dever da família com a garantia de uma experiência educativa com qualidade a todas as crianças na Educação Infantil.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Segundo a LDB, a União incumbir-se-á de:

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

A LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, visando à formação básica do cidadão dispõe para o Ensino Fundamental que a escola deverá promover, EXCETO:

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