Após definido o cenário de mudança organizacional, os gerentes devem implementar as transformações desejadas. Em relação aos mecanismos que podem ser usados para o sucesso na implementação da mudança, assinale a alternativa correta.
Gerentes que sentem necessidade de se comportar de maneiras socialmente responsáveis e que se dispõem a usar os recursos organizacionais para promover os interesses de acionistas e de outros interessados se enquadram em qual abordagem para a responsabilidade social?
A mudança que se pretende em uma instituição está ligada à dimensão estratégica dessa instituição. Ou seja, o que as instituições definem como situação desejada no processo de resolver seus problemas deverá estar ligado às estratégias e, para alcançá-las ou adaptá-las, as instituições públicas procedem a vários ciclos de transformação, cuja contextualização no campo da gestão das instituições admite duas perspectivas de análise:
Dos tipos de organizações, a que tem ênfase na busca de conhecimentos para lidar com ambiente dinâmico é a:
A mudança organizacional é um processo complexo que altera a relação entre a organização e o seu meio ambiente e pode ocorrer de forma planejada ou não. Em relação às abordagens, assinale a alternativa em que todas se referem à mudança planejada.
Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.
Os grupos de pessoas que se reúnem regularmente para discutir e resolver problemas que afetam a qualidade de seus trabalho são exemplos de círculos da qualidade.
Um aspecto fundamental para a gestão da inovação é reconhecer que esta não resulta exclusivamente de atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e que ocorre em diferentes graus nas organizações.
As inovações que introduzem novos produtos, processos ou sistemas de equipamentos com grau de novidade para o mercado em que a organização atua, mas sem alterar as relações entre os elementos da tecnologia, são conhecidas como inovações:
A resistência à mudança encontra-se fortalecida em termos de intensidade quando analisada no contexto da Administração Pública. Observa-se que a resistência à mudança está relacionada a uma contabilização de perdas e ganhos potenciais que possam ocorrer de uma inovação introduzida por um processo de mudança. Nessa linha, a resistência à mudança precisa ser compreendida a partir de um sistema de
Acerca de gestão da qualidade, julgue o item que se segue.
O programa de qualidade total baseia-se no empoderamento, que significa proporcionar aos funcionários as habilidades e a autoridade para tomar decisões que eram dadas aos gerentes.
Acerca de gestão da qualidade, julgue o item que se segue.
A implantação do downsizing em uma organização tem o inconveniente de promover um aumento no tempo de ciclo de produção.
A total satisfação dos clientes, desenvolvimento de recursos humanos, constância de propósitos, gerência participativa e aperfeiçoamento contínuo com objetivo de gerar um alto grau de qualidade tanto para o público interno quanto externo são todas características importantes que aparecem em um programa de:
Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos, às convergências e diferenças entre gestão pública e gestão privada e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue o item seguinte.
O paradigma do cliente na gestão pública decorre do fato de que os administradores dos serviços públicos estão mais voltados a atender os interesses do Legislativo e do Executivo que os dos cidadãos.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.
A liderança, um dos critérios de excelência que compõem o modelo de excelência da gestão, aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e ao controle externo sobre a direção dessa organização.
Com relação à administração geral e pública, julgue o item.
O processo de mudança organizacional é contínuo. Entre as forças endógenas, que requerem a revisão comportamental interna, citam‐se as mudanças dos valores da própria sociedade, criando novos desafios e restrições.
Em empresas situadas em economias de industrialização tardia, o desenvolvimento da capacidade inovadora de uma organização depende, entre outros esforços, da absorção e internalização de recursos alavancados externamente, em um movimento conhecido como catching-up. Nesse caso, o desenvolvimento da capacidade inovadora da organização depende dos mecanismos de aprendizagem interna.
Um dos mecanismos básicos para aprendizagem intraorganizacional refere-se à codificação de conhecimentos, que ocorre quando a organização, entre outras iniciativas: