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Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue

os itens subsequentes.

Em razão de se fundamentar em crenças arraigadas, atitudes, valores e pressupostos básicos — embora seja observada em artefatos, símbolos, linguagens e normas —, a cultura organizacional não está sujeita à mudança deliberada.

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos

de mudança organizacional.

Evita-se a resistência de gestores mais antigos, que podem sentir seu status quo ameaçado, com a adoção de uma estratégia possível: a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização.

Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.

O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.

A noção de que as organizações são sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores. A coluna da

esquerda apresenta teóricos e a da direita, suas principais contribuições à ciência da administração.

1 - Cyert e Narch

2 - Argyris e Schon

3 - Senge

( ) Há cinco disciplinas que auxiliam o processo de

aprendizagem: domínio pessoal, modelos mentais, visão

compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento

sistêmico.

( ) A busca de soluções dos problemas da empresa leva à

aprendizagem, o próprio processo decisório produz a

aprendizagem.

( ) Novas competências modificam o comportamento e a

capacidade de resolver problemas, depende também do

comportamento participativo dos gerentes.

Marque a sequência correta.

Que estilo de governo surgiu para enfrentar a crise fiscal do Estado na segunda metade do século XX e traz como princípios a racionalidade administrativa, o planejamento, o orçamento, a descentralização e o controle de resultados, sendo imbuído de servir o cidadão?

O conhecimento em Administração é produzido

Hoje, considera-se que os tradicionais fatores produtivos se encontram no limite da exaustão em termos de aumento de eficiência e produtividade, já que a riqueza das nações e organizações passou a depender do conhecimento, na medida em que este encontre:

Ambiente é tudo aquilo que envolve externamente a organização, podendo ser próximo ou afastado. No ambiente próximo, estão os fornecedores, clientes e concorrentes, estando estes últimos em condições de ajudar a organização a se aprimorar, caso sejam encarados como protagonistas de uma técnica de observação e adaptação de melhores práticas, hoje bastante difundida, que é chamada de:

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos

de mudança organizacional.

Ainda que exista o apoio da alta administração para a realização de processos inovadores, esse não é um fator considerado relevante na literatura para que uma mudança organizacional ocorra.

“Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais.”
Na Departamentalização por produtos ou serviços, o agrupamento é feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviços da empresa. Assinale a alternativa que não apresenta uma das vantagens desse tipo de departamentalização.

A cada dia, empresas investem mais recursos em tecnologia e em sistemas de informação, a fi m de alcançar seus objetivos organizacionais. Analise os itens a seguir: I - Sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. II - Sistemas de informação não auxiliam os gerentes e funcionários a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. III - Tecnologias e Sistemas de informação contribuem para que as empresas possam criar novos produtos e serviços. IV - Tecnologias e Sistemas de informação são ferramentas que propiciam atingir altos níveis de efi ciência e produtividade nas operações, em especial, quando combinadas como mudanças comportamentais e práticas de negócio. A sequência CORRETA é:

A empresa Lambda atua há muito tempo na indústria de embalagens. A empresa alcançou uma posição sólida no mercado, apoiada em uma bem sucedida estratégia de liderança em custos. Recentemente, o ambiente em que a empresa atua tornou–se mais dinâmico e complexo, com a entrada de concorrentes estrangeiros com produtos diversificados, surgimento de inovações na tecnologia de produção e maior pressão dos stakeholders por uma atuação ambientalmente responsável por parte da Lambda. A liderança decidiu reformular a estratégia da empresa, privilegiando a inovação em produtos e processos e a flexibilidade, ao mesmo tempo em que busca estimular a tomada de decisão compartilhada. Para dar sustentação à nova estratégia, a empresa pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos compostos por funcionários das várias áreas da empresa. Entre as possíveis desvantagens da nova estrutura em relação à anterior estão:

Tendo em vista que a mudança, a inovação e a cultura são variáveis

importantes para o desenvolvimento organizacional, julgue os

seguintes itens.

A era da informação é corresponsável por mudanças na gestão de pessoas e apresenta o conceito de competência com base em três pilares fundamentais — conhecimento, habilidade e atitude —, os quais servem de embasamento para a alocação de recursos e a tomada de decisão.

Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.

A subjetividade dos indicadores sociais restringe sua utilização

a sistemas abrangentes de acompanhamento de transformações

sociais, o que torna sua utilização inconsistente com

metodologias de avaliação como o Balanced Scorecard, que

requer indicadores mais objetivos.

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