Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue
os itens subsequentes.
Em razão de se fundamentar em crenças arraigadas, atitudes, valores e pressupostos básicos — embora seja observada em artefatos, símbolos, linguagens e normas —, a cultura organizacional não está sujeita à mudança deliberada.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
Evita-se a resistência de gestores mais antigos, que podem sentir seu status quo ameaçado, com a adoção de uma estratégia possível: a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
O foco das universidades corporativas no que se refere à capacitação de pessoas é aprimorar a educação formal visando preparar profissionais especializados para ocuparem cargos ou funções.
A noção de que as organizações são sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores. A coluna da
esquerda apresenta teóricos e a da direita, suas principais contribuições à ciência da administração.
1 - Cyert e Narch
2 - Argyris e Schon
3 - Senge
( ) Há cinco disciplinas que auxiliam o processo de
aprendizagem: domínio pessoal, modelos mentais, visão
compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento
sistêmico.
( ) A busca de soluções dos problemas da empresa leva à
aprendizagem, o próprio processo decisório produz a
aprendizagem.
( ) Novas competências modificam o comportamento e a
capacidade de resolver problemas, depende também do
comportamento participativo dos gerentes.
Marque a sequência correta.
Que estilo de governo surgiu para enfrentar a crise fiscal do Estado na segunda metade do século XX e traz como princípios a racionalidade administrativa, o planejamento, o orçamento, a descentralização e o controle de resultados, sendo imbuído de servir o cidadão?
O conhecimento em Administração é produzido
Hoje, considera-se que os tradicionais fatores produtivos se encontram no limite da exaustão em termos de aumento de eficiência e produtividade, já que a riqueza das nações e organizações passou a depender do conhecimento, na medida em que este encontre:
Ambiente é tudo aquilo que envolve externamente a organização, podendo ser próximo ou afastado. No ambiente próximo, estão os fornecedores, clientes e concorrentes, estando estes últimos em condições de ajudar a organização a se aprimorar, caso sejam encarados como protagonistas de uma técnica de observação e adaptação de melhores práticas, hoje bastante difundida, que é chamada de:
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
Ainda que exista o apoio da alta administração para a realização de processos inovadores, esse não é um fator considerado relevante na literatura para que uma mudança organizacional ocorra.
“Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um
critério específico de homogeneidade, das atividades e
correspondentes recursos – humanos, financeiros,
tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades
organizacionais.”
Na Departamentalização por produtos ou serviços, o
agrupamento é feito de acordo com as atividades inerentes
a cada um dos produtos ou serviços da empresa. Assinale a
alternativa que não apresenta uma das vantagens desse tipo
de departamentalização.
A cada dia, empresas investem mais recursos em tecnologia e em sistemas de informação, a fi m de alcançar seus objetivos organizacionais. Analise os itens a seguir: I - Sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. II - Sistemas de informação não auxiliam os gerentes e funcionários a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. III - Tecnologias e Sistemas de informação contribuem para que as empresas possam criar novos produtos e serviços. IV - Tecnologias e Sistemas de informação são ferramentas que propiciam atingir altos níveis de efi ciência e produtividade nas operações, em especial, quando combinadas como mudanças comportamentais e práticas de negócio. A sequência CORRETA é:
A empresa Lambda atua há muito tempo na indústria de embalagens. A empresa alcançou uma posição sólida no mercado, apoiada em uma bem sucedida estratégia de liderança em custos. Recentemente, o ambiente em que a empresa atua tornou–se mais dinâmico e complexo, com a entrada de concorrentes estrangeiros com produtos diversificados, surgimento de inovações na tecnologia de produção e maior pressão dos stakeholders por uma atuação ambientalmente responsável por parte da Lambda. A liderança decidiu reformular a estratégia da empresa, privilegiando a inovação em produtos e processos e a flexibilidade, ao mesmo tempo em que busca estimular a tomada de decisão compartilhada. Para dar sustentação à nova estratégia, a empresa pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos compostos por funcionários das várias áreas da empresa. Entre as possíveis desvantagens da nova estrutura em relação à anterior estão:
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.
O desafio da diversidade na atualidade faz que os valores organizacionais da gestão estejam fundamentados em uma cultura integrada, na oferta contínua de oportunidades e na liderança orientada ao desenvolvimento humano nas organizações.
Tendo em vista que a mudança, a inovação e a cultura são variáveis
importantes para o desenvolvimento organizacional, julgue os
seguintes itens.
A era da informação é corresponsável por mudanças na gestão de pessoas e apresenta o conceito de competência com base em três pilares fundamentais — conhecimento, habilidade e atitude —, os quais servem de embasamento para a alocação de recursos e a tomada de decisão.
Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.
A subjetividade dos indicadores sociais restringe sua utilização
a sistemas abrangentes de acompanhamento de transformações
sociais, o que torna sua utilização inconsistente com
metodologias de avaliação como o Balanced Scorecard, que
requer indicadores mais objetivos.