Determinada “ferramenta” japonesa de gestão propôs a reorganização do ambiente produtivo por meio da eliminação de desperdícios. Sugeriu também a aplicação de sistemas que resultassem na produção da quantidade demandada, na qualidade perfeita e sem excessos, tudo de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado. Seu foco incluiu a redução, ou mesmo eliminação, de estoques e desperdícios, minorando custos. Esta ferramenta ficou conhecida como:
O Desenvolvimento Organizacional é um
desdobramento prático e operacional da Teoria
Comportamental a caminho da abordagem sistêmica.
Sobre essa teoria, é correto afirmar que ela:
Em relação ao papel da gestão de pessoas e dos modelos adotados, analise os itens a seguir: I - A gestão de pessoas busca avaliar as necessidades e os recursos dos grupos organizacionais. II - A política de gestão de pessoas de uma empresa deve ser imutável e invariável, sendo soluções temporárias e características de situações rotineiras, baseadas no diagnóstico organizacional. III - Cabe a gestão de pessoas avaliar os cargos e desempenho dos colaboradores, remunerandoos equitativamente para motivá-los. IV - Não compete à gestão de pessoas treinar os colaboradores, melhorar as condições de trabalho e assegurar relações sociais satisfatórias. A sequência CORRETA é:
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
Em um ambiente de mudança organizacional, os gerentes são transformados em agentes de mudança, tornando-se responsáveis pelo processo e diminuindo resistências.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
O impacto do fator humano nos resultados organizacionais fez emergir a prática organizacional da gestão estratégica de pessoas
A gestão pela qualidade combina proposições de diversos especialistas. Considerando a notícia no site da CASAN de que a “companhia faz campanha para uso racional da água” e que a gestão pela qualidade também pressupõe a redução e mesmo a eliminação do desperdício, de quem é a responsabilidade pela qualidade em uma organização?
Sobre a evolução do pensamento estratégico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na década de 1970, o planejamento estratégico era formal, complexo e rígido para a formulação de
planos estratégicos; um dos grandes autores Igor Ansoff disseminou o modelo básico SWOT.
( ) Na década de 1980, o autor Michel Porter, em resposta à crise e à pressão dos concorrentes,
fornecedores, entrantes, clientes, produtos substitutos, demonstrou como essas forças competitivas
moldam a estratégia de cada setor.
( ) Na década de 1990, Peter Drucker desenvolveu o mecanismo de gerar estratégias competitivas através
da liderança em custo, diferenciação e ou foco, denominadas estratégias genéricas, além de apresentar o
conceito de cadeias de valor.
( ) No século XXI, Kaplan e Norton desenvolvem sistemas de controle que permitem visualizar um
conjunto de quatro dimensões do desempenho: cliente, inovação, finanças e processos internos,
viabilizando a identificação dos fatores que geram os resultados finais de desempenho, ferramenta
denominada Balanced Scorecard (BSC).
Assinale a sequência correta.
Uma empresa fabricante de produtos de higiene iniciou um processo de desenvolvimento organizacional (DO) como suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a criatividade e atenuar conflitos e hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de equipes
e gestão de mudanças.
As táticas adequadas para o enfrentamento da resistência à mudança nas organizações incluem a educação e a comunicação, a participação na tomada de decisão, a provisão de suporte gerencial, a manipulação e a cooptação.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
O aprender a aprender, uma competência necessária para a sustentação do processo de mudança organizacional, possibilita trocas de experiência e resolução de situações problemas de forma rápida e eficiente.
A maturidade no gerenciamento de projetos é aplicável em se tratando de projetos repetitivos ou reiterados, onde o aprendizado oriundo de projetos anteriores e a implantação de inovações sugerem a melhoria das práticas e a sua padronização. Nesse sentido, um dos conceitos aplicados para identificar o grau de maturidade no gerenciamento de projetos é o benchmarking, que corresponde
Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Co., utilizando o sistema de concentração vertical e horizontal, idealizou a linha de montagem móvel, o que lhe permitiu a produção em série. Quais são os princípios dessa produção?
Tradicionalmente o papel da logística direta é levar algo do produtor aos CD, destes para o mercado e, por fim, para o grande público. O da reversa tem sentido inverso, recolhendo produtos dispersos e devolvendo-os às origens para tratamento, disposição final ou reciclagem. No entanto, hoje já se admite a expansão do conceito reverso em direção à sustentabilidade:
Em todas as organização são necessárias duas forças em equilíbrio para assegurar o desempenho, a continuidade e a permanência no mercado. Assinale a alternativa que apresenta essas forças importantes para a estabilidade e para proporcionar mudanças e inovações.
Henry Ford se ocupou do sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência. Ford introduziu conceitos modernos, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos. Estabeleceu, portanto, três princípios pelos quais deve se orientar a produção: